Vasco recebe lideranças indígenas em São Januário

Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô visitou o Complexo de São Januário e conversou com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

(Foto: Carla Maria/Dpto História e Responsabilidade Social do CRVG)

Nesta quarta-feira (9), o Vasco da Gama recebeu o Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô, em São Januário. Nesta visita, conheceram o estádio, a história do Clube, fizeram o Tour da Colina e conversaram com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

O Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô foi fundado em 2014 na aldeia indígena Fulni-ô, em Águas Belas-PE. O grupo é composto por membros da comunidade Fulni-ô e tem como objetivo preservar, promover e revitalizar a cultura indígena através de diversas expressões artísticas, incluindo música, dança e artesanato.

Sociólogo da FUNAI (RJ), lotado no Museu Nacional dos Povos Indígenas, e professor de História da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro, Alex Noronha foi o responsável por acompanhar o grupo na visita ao Clube. Os líderes Fulni-ô fizeram uma visita ao Colégio Estadual Olavo Bilac, em São Cristóvão, onde conversaram com os alunos e pediram ao próprio Alex para conhecerem São Januário, por conta da “bela história de resistência cultural” do Cruzmaltino, contou o Sociólogo.

“O diálogo com os estudantes do Colégio Vasco da Gama foi sensacional. É um clube protagonista no debate e na interlocução dos direitos, principalmente das classes mais desfavorecidas. Então, isso foi permanentemente colocado em pauta. Nós fizemos um tour pelo estádio e aí foi mágico. Todos nós ficamos emocionados, não só com a visita, mas com a recepção e com o fruto de um debate que pode proporcionar a inclusão, o combate ao racismo, combate a todas as formas de opressão. Os fulnimores vão levar essa lembrança maravilhosa para Pernambuco e o Vasco com certeza vai permanecer no coração deles por muitos e muitos anos”, contou Alex.

Indígena Fulni-ô, artesão e palestrante do grupo, Agenor Ferreira, também conhecido pelo seu nome indígena “Tiwa Fulni-ô”, explicou sobre o que almejam com as visitas aos colégios e essa troca cultural. “O nosso objetivo com as visitas às escolas do Rio de Janeiro é conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente e desconstruir estereótipos sobre os povos indígenas, criados ao longo dos anos”, contou Agenor.

No mês de comemoração aos povos indígenas brasileiros, o Museu Nacional dos Povos Indígenas, ligado à Funai, realizará uma série de atividades para marcar o protagonismo indígena.

Veja a programação: https://www.gov.br/museudoindio/pt-br/assuntos/noticias/2025/museu-funai-promove-atividades-culturais-no-abril-indigena

Fonte: Site Vasco Associativo

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.

Maurício Lemos não emplaca sequência no Vasco e sofre com lesões

Zagueiro uruguaio contratado com status de titular, Maurício Lemos disputou poucos jogos com a camisa do Cruzmaltino.

Brasileiro de futsal 2025: veja tabela da 1ª rodada e grupo do Vasco

Vasco da Gama é um dos principais times que iniciam a disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, no dia 2 de maio.

Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.