Vasco realiza estudo do solo para definir nova capacidade de São Januário

Vasco da Gama realiza estudo importante para definir nova capacidade de São Januário e dá mais um passo em relação a reforma.

Projeto Nosso São Januário - reforma do estádio do Vasco
Projeto Nosso São Januário - reforma do estádio do Vasco (Foto: Reprodução)

O Vasco realizou, na quinta-feira (21), o primeiro estudo de terreno visando à reforma de São Januário. A sondagem do solo, feita no gramado, é importante para definir o tipo de fundação que será necessária para a nova estrutura, o que impacta diretamente nos custos da obra e, consequentemente, na definição da capacidade de público do novo estádio.

O próximo estudo programado será com um drone para mapear toda a região onde fica a sede vascaína e seu entorno. Os dois procedimentos servirão como base para finalizar o estudo financeiro que já está em produção para a construção da nova estrutura de São Januário.

“É o pontapé inicial. Esse estudo que chamamos de sondagem de fundação do solo serve para a gente entender o que está abaixo do gramado de São Januário, qual é o tipo de solo. Dependendo do tipo de fundação, pode ter ou não uma variação de custo, e a capacidade varia de acordo com esse custo. Está tudo caminhando e seguimos confiantes que esse estádio vai ficar de pé”, explicou o 2º vice-presidente do Vasco, Renato Brito.

Capacidade de São Januário pode aumentar

O projeto inicial da reforma de São Januário previa arquibancadas para até 47 mil pessoas. Contudo, a diretoria vascaína avalia a possibilidade de aumentar essa capacidade para 57 mil.

Com esse objetivo, o arquiteto responsável pelo projeto, Sérgio Moreira Dias, vem fazendo estudos para avaliar se é viável uma nova configuração do setor popular do futuro estádio.

Essa mudança importante na estrutura dependerá do valor dos custos de ampliação. Por isso, o estudo do solo ajudará a entender quais serão os gastos necessários com a fundação e qual impacto no orçamento da reforma, avaliado em R$ 500 milhões.

Vasco teve avanço em processo para a reforma

Também neste mês de agosto, o Vasco anunciou a criação da Sociedade de Propósito Específico (SPE). A partir dela, o clube poderá receber o dinheiro da venda do potencial construtivo de São Januário.

A diretoria está no processo de criar a conta garantia da SPE, para movimentar o dinheiro para pagar o custo da reforma. Além disso, precisa da autorização da Prefeitura do Rio para finalizar a transferência do potencial construtivo.

Fonte: O Dia

Mais sobre:São Januário
1 comentário
  • Responder

    E que venham mais passos importantes em prol desta tão merecida e necessária reforma!! SV

Comente

Veja também
Avançou! Nino diz ‘sim’ ao Vasco e espera liberação do Zenit

O Vasco da Gama acertou com Nino, que já comunicou ao Zenit seu desejo de jogar no Brasil. Negociação pode ser concluída a breve.

Robert Renan quebra o silêncio sobre negociação com o Vasco

Aos 21 anos, o zagueiro Robert Renan teve interesse de outros clubes, mas preferiu vestir a camisa do Vasco da Gama.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Corinthians

O técnico Fernando Diniz terá os retornos de Jair e Paulo Henrique para o jogo contra o Corinthians, neste domingo.

MP vê ilegalidades e pede ajustes em plano de recuperação judicial do Vasco

O Ministério Público apontou graves ilegalidades em plano de recuperação judicial do Vasco e pede correção antes de Assembleia.

Robert Renan chega ao Rio para exames e acerto com o Vasco

Já no Rio de Janeiro, o zagueiro Robert Renan realizará exames médicos neste sábado para assinar com o Vasco da Gama.

Admar Lopes segue na Europa para acelerar contratações de reforços

Com aumento do caixa nos últimos dias, Vasco da Gama intensifica busca por reforços e Admar Lopes conduz negociações direto da Europa.

Do último desejo do pai ao Vasco: conheça a história de Paulo Henrique no futebol

Destaque do Vasco da Gama e titular absoluto, Paulo Henrique de história de altos e baixos antes de entrar no radar da Seleção Brasileira.

Vasco encaminha empréstimo de Matheus França

Vasco da Gama chega em um acordo com o Crystal Palace e contrata Matheus França por empréstimo até junho 2026.

Dois jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com o trabalho de Fernando Diniz

Sem espaço com Fernando Diniz nos últimos jogos do Vasco da Gama, Alex Teixeira e Maurício Lemos estariam insatisfeitos com o técnico.

Vasco faz reformulação no elenco e mais 2 zagueiros podem sair do Clube

Em processo de reformulação do elenco, o Vasco da Gama coloca zagueiros na lista de transferências e busca novos nomes no mercado.