Vasco quase construiu CT em Maricá; conheça a história

O Vasco da Gama recebeu terreno em 2011, fez planos e quase construiu um CT em Maricá, adversário desta noite.

Projeto do CT para a base do Vasco em Maricá (Foto: Divulgação CRVG)

Antes de erguer o Centro de Treinamento Moacyr Barbosa na Cidade de Deus, que hoje recebe todas as atividades do elenco profissional e que em breve deve receber reformas, o Vasco quase construiu um CT em Maricá. Na época, a prefeitura de Maricá cedeu permissão de uso de terreno por 15 anos na cidade, o clube desenhou projeto e fez planos que nunca saíram do papel.

No dia de um inédito Maricá x Vasco pelo Campeonato Carioca, que será o primeiro confronto de que se tem registro entre os clubes, o ge conta como foi essa história.

Em 2011, o prefeito de Maricá Washington Quaquá, vascaíno declarado – que está de volta à prefeitura para mais quatro anos de mandato -, fez a oferta para solucionar um problema antigo: encontrar local para formação de atletas das categorias de base do clube. O presidente do Vasco era Roberto Dinamite, ídolo de Quaquá e então deputado estadual no Rio de Janeiro.

A prefeitura ofereceu ao Vasco uso por 15 anos – com possibilidade de renovação de acordo com “interesse público”, dizia o Diário Oficial – de espaço de 148 mil m² à beira da Lagoa de Maricá, no bairro Parque Nanci. A contrapartida do Vasco era aliar o projeto esportivo à educação, com a instalação de escola para cerca de mil alunos. O clube debruçou-se sobre a possibilidade de erguer uma casa para a base e montou um projeto, anunciado na época como um dos mais modernos da América Latina.

A planta previa a construção de seis campos de futebol, vestiários, sala de musculação, piscina e espaço para o colégio no terreno do centro de treinamento.

Em maio daquele ano, num evento com a presença de Dinamite e muita festa, o projeto de doação da área pública foi oficialmente apresentado. Depois da aprovação da Câmara dos Vereadores, o PL (projeto de lei) foi sancionado pelo prefeito Quaquá no mês seguinte, um sinal verde para o início das obras. No entanto, elas nunca começaram.

Logo depois do evento de lançamento do projeto, o Vasco foi informado que a lagoa avançava para dentro do terreno, o que subiria consideravelmente o valor do empreendimento. A obra esbarraria na Lei Orgânica do Município, que proibia “a alteração do perfil natural do terreno”.

Entre as soluções cogitadas, foi debatida a possibilidade de construir uma barreira na lagoa. O clube chegou a consultar o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), mas não houve sucesso. Um ano depois, sem que o Vasco tivesse dado início às obras, o clube devolveu a cessão do terreno, que foi suspensa, colocando um ponto final no projeto.

Hoje, as categorias de base do Vasco se dividem em treinos no campo anexo de São Januário, no CT do Artsul, em Nova Iguaçu, no CT Almirante Heleno Nunes, em Duque de Caxias, e no campo da Aeronáutica.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Maricá
Comente

Veja também
Hugo Moura analisa atuação do Vasco no clássico e cita pontos positivos

O volante Hugo Moura afirmou que o elenco vem treinando bastante para melhorar o setor defensivo do Vasco da Gama.

Defesa do Vasco não é vazada pela 1ª vez no Brasileiro

Carille elogiou a defesa do Vasco após empate, mas cobrou que os zagueiros melhorem os números defensivos.

Fenerbahçe tem interesse em Lucas Freitas e fará proposta em breve

Representantes do Fenerbahçe estiveram no Maracanã para observar o zagueiro Lucas Freitas, no clássico contra o Flamengo.

Léo Jardim é decisivo mais uma vez no Vasco enquanto discute renovação

Léo Jardim teve uma noite inesquecível diante do Flamengo no Maracanã, enquanto discute sua renovação com o Vasco.

Atuação em clássico pode ser virada de chave para o Vasco na temporada

O Vaco da Gama mostrou comportamento e a postura diferentes diante do Flamengo no clássico realizado no Maracanã.

Carille analisa atuações de João Victor e puxa orelha do zagueiro

O técnico Fábio Carille afirmou que o zagueiro João Victor precisa aprender a ser mais simples nas jogadas.

Repórter afirma que foi ameaçado e xingado por Pedrinho no Maracanã

Repórter Pablo Raphael Rua afirmou que registrou uma boletim de ocorrência contra presidente Pedrinho e Marcelo Sant’anna.

Vasco faz jogo competitivo contra o Flamengo e dá tranquilidade a Carille

O Vasco da Gama fez um bom jogo contra o Flamengo e poderia ter feito o primeiro gol do clássico no Maracanã.

Carille dispara ao falar sobre reforços e elogia administração de Pedrinho

Fábio Carille afirmou que aceitou a proposta do Vasco sabendo que não faria loucuras para montar um time excelente.

Romário mostra otimismo ao falar do Vasco e faz convite a Léo Jardim

O ídolo Romário confia no trabalho realizado no Vasco da Gama e diz que o time vascaíno tem crescido bastante.

Sair da versão mobile