Vasco publica vídeo em homenagem à Resposta Histórica; assista
O perfil oficial do Vasco da Gama no Twitter divulgou um belo vídeo onde celebra os 97 anos da Resposta Histórica.
O perfil oficial do Vasco no Twitter postou um vídeo na madrugada desta quinta-feira (15), em homenagem aos 97 anos da Resposta Histórica, decisão do Gigante da Colina de não afastar atletas negros e operários do time para disputa do Campeonato Carioca de 1924, após pedido da Associação de Clubes da época.
O vídeo divulgado pelo Gigante da Colina traz um resumo do fatídico episódio onde uma carta contra a discriminação foi redigida pelo Clube, e ganhou a alcunha de Resposta Histórica. A filmagem é embalada por um samba que ilustra como a luta contra o racismo faz parte da história do Time da Cruz de Malta e é motivo de orgulho para a torcida vascaína.
Na época o Vasco, que havia sido campeão carioca de 1923, foi condicionado a participar da nova associação de futebol (AMEA), fundada por clubes como Botafogo, Flamengo, Fluminense, somente se excluísse de seu elenco 12 jogadores. O argumento era o de se ter maior controle sobre “a moral no esporte” e de se defender um futebol que fosse puramente amador.
Datada em 7 de abril de 1924, a carta conhecida como Resposta Histórica, elaborada pelo ex-presidente do Vasco, José Augusto Prestes, é tida como um marco histórico que mudou as diretrizes do futebol brasileiro e deixou claro o posicionamento do Gigante da Colina: “Desfiliem o Vasco, mas nossos atletas ficam“
Veja o vídeo postado pelo Vasco
#DiaDeVasco pic.twitter.com/tXEGsZkvCF
— Vasco da Gama (@VascodaGama) April 15, 2021