Vasco está pronto para suportar a pressão no Pacaembu

Hoje, a partir das 21h50m, no Pacaembu, Vasco e Corinthians medem forças para ver quem continua na disputa da Libertadores.

De 2008 até hoje, vascaínos e corintianos sofreram com o rebaixamento de seus times, viram a volta por cima logo na temporada seguinte, levantaram troféus nacionais e voltaram a brigar por títulos com frequência. Hoje, a partir das 21h50m, no Pacaembu, Vasco e Corinthians medem forças para ver quem continua na disputa da Libertadores.

A luta por uma vaga nas semifinais promete ser equilibrada. Mas, pelo regulamento, o Vasco entra com a vantagem. O time de São Januário nem precisa partir para cima para levar o adversário ao chão. Qualquer empate com gols mantém os cariocas na competição. Além da vitória, é claro. Se o 0 a 0 for mantido, os pênaltis vão decidir.

Pressão no estádio lotado

O Corinthians, badalado pelo seu forte sistema defensivo, não poderá ficar apenas aguardando os golpes. Terá de ser mais agressivo, pois só a vitória garante vaga sem precisar da sorte nas penalidades.

— Esse jogo não tem nada de tranquilo. E a preparação não pode pensar em nada a não ser jogar para ganhar. Não dá pra pensar em só defender. Não podemos ficar desesperados e nem administrando o jogo. Temos que defender bem e atacar — revelou Cristóvão Borges sobre a estratégia a ser usada apesar da vantagem.

Para quem chegou à lona, Vasco e Corinthians mostram que já estão de pé. Mais fortes ainda. Nos últimos quatro anos, os dois times ascenderam novamente no âmbito nacional. Com a Segunda Divisão garantida, o país também foi conquistado na elite. Os paulistas ficaram com a Copa do Brasil em 2009; os cariocas, no ano passado.

Da última fez que se enfrentaram, havia intermediários e o time paulista levou a melhor. Por dois pontos, ficou com o Brasileiro de 2011. Hoje vai em defesa do título no confronto direto. Mas o cinturão que realmente almeja só virá com a conquista da Libertadores.

A obsessão corintiana pela taça, que o Vasco ostenta na sua sala de troféus em São Januário desde 1998, pode vir a ser o trunfo da equipe de Cristóvão Borges.

A torcida, que vai lotar o Pacaembu, tem a missão de empurrar o time. Mas, caso o Corinthians não consiga finalizar o Vasco logo no início, a pressão inicialmente sobre o adversário pode se virar para os donos da casa.

— Acho que, por estarem em casa, eles vão procurar nos atacar. O estádio vai estar lotado. Vai ser muita pressão. Mesmo com isso não esperamos eles desesperados — afirmou Cristóvão, que, por ter jogado lá nos anos 80, sabe que isso pode ter influência. — Existe uma obsessão pela Libertadores. Eles são muito cobrados por isso.

o globo online

Comente

Veja também
Gabriel Pec celebra gol pelo Vasco
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Troféu da Copa do Brasil
Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.

Léo Jacó comemora gol do título carioca sub-20 pelo Vasco
Carrasco de rivais, Léo Jacó cumpre profecia em título do Vasco sobre o Flamengo

Herói do título do Vasco da Gama contra o Flamengo, pelo Carioca Sub-20, o atacante Léo Jacó marcou o gol que garantiu a conquista.