Vasco precisa de milagre histórico para ficar na Série A; relembre grandes goleadas

O Vasco da Gama precisa vencer o Goiás e tirar uma diferença de 12 gols de saldo para permanecer na Série A do Brasileiro.

Germán Cano em atuação contra o Palmeiras
Germán Cano em atuação contra o Palmeiras (Foto: André Durão)

Virtualmente rebaixado, o Vasco necessita de um milagre histórico e praticamente impossível para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino precisa vencer o Goiás hoje (25), às 21h30, em São Januário, torcer para o Fortaleza perder para o Fluminense e tirar uma diferença de nada menos do que 12 gols de saldo para o clube cearense.

Mas afinal de contas: quais foram as maiores goleadas vascaínas em sua história? Já houve algo próximo de números tão elásticos quanto os que a dura realidade atual apresentam?

Bom, em termos de Campeonato Brasileiro, o maior placar aplicado pelo Vasco foi em 1984, quando goleou o Tuna Luso (PA) por 9 a 0. Foi a segunda maior goleada da história da competição, ficando somente atrás do 10 a 1 do Corinthians sobre o Tiradentes (PI), no ano anterior.

Considerando as demais competições, o placar mais elástico que o Vasco aplicou desde sua fundação foi em 1947, no Campeonato Carioca, quando aplicou um sonoro 14 a 1 sobre o Canto do Rio, naquele que se tornou o maior resultado na era do profissionalismo do torneio.

O Estadual, aliás, foi a competição que concentrou o maior número de goleadas históricas do Vasco. Tiveram ainda 12 a 0 (sobre o Andaraí, em 1937), dois 11 a 0 (sobre S.C. Brasil e São Cristóvão, em 1927 e 1949, respectivamente), 10 a 0 (sobre o S.C Brasil, em 1935), e dois 9 a 0 (sobre Bonsucesso e América, em 1945 e 2011, respectivamente).

Além do 9 a 0 sobre o Tuna Luso, em 1984, a outra competição de nível nacional que o Vasco construiu uma grande goleada foi na Copa do Brasil de 1998, quando aplicou um 8 a 0 sobre o Picos (PI).

Vasco já goleou o Barcelona (ESP) por 7 a 2

Um fato bastante curioso e impactante na história das goleadas do Vasco foi a que aplicou sobre o poderoso Barcelona (ESP) por 7 a 2, na Espanha, em um amistoso em 1957, cerca de um mês antes da inauguração do Camp Nou, atual estádio do clube catalão.

Na ocasião, Laerte fez três gols, Vavá, dois, e Válter e Wilson Moreira complementaram para o Cruz-Maltino, enquanto Villaverde e Martínez descontaram para os espanhóis, que contavam também com o brasileiro Evaristo de Macedo no ataque.

Para se ter uma ideia do tamanho do feito, esta foi a nona maior goleada sofrida pelo Barcelona em toda sua história. No período daquele amistoso, o Barça ostentava o rótulo de atual campeão da Copa do Rei.

À espera do STJD, Vasco já planeja a Série B

Ciente da utópica chance de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Vasco tem feito reuniões ao longo da semana já planejando a disputa da Série B.

Por conta da brusca queda de receita que terá em função do rebaixamento — que deve ser de cerca de R$ 80 milhões – os dirigentes já se decidiram, inclusive, em fazer uma grande reformulação no elenco, e jogadores com salários altos e que não renderam não ficarão.

O último fio de esperança de uma permanência na elite do futebol está concentrado no campo jurídico, onde o clube aguarda uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em relação ao seu pedido de impugnação da derrota para o Internacional, no último dia 14, por 2 a 0, quando o primeiro gol colorado estava em posição duvidosa — o VAR teve uma falha técnica, não conseguindo verificar uma suposta situação de impedimento.

Na última terça-feira (23), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou a intimação do STJD e enviou áudios e vídeos da partida para o órgão, que também recebeu uma manifestação do Internacional.

Memes brincam com improvável 12 a 0

Nas redes sociais, vascaínos e torcedores de outros clubes têm feito memes e brincadeiras com uma improvável vitória por 12 a 0 do Vasco sobre o Goiás.

Vale lembrar, porém, que não necessariamente o Cruz-Maltino precisa vencer por um placar tão elástico. Considerando que o Fortaleza tem que perder para o Fluminense, uma derrota mínima dos cearenses por 1 a 0 forçaria o Vasco a ganhar por 11 a 0. E, quanto maior foi o revés do time nordestino, menos gols o time de São Januário precisará fazer.

Técnico da equipe cruz-maltina, Vanderlei Luxemburgo, porém, foi sincero com seu torcedor após a última rodada, quando empatou em 0 a 0 com o Corinthians e ficou virtualmente rebaixado:

“Não posso enganar o torcedor e falar que vamos fazer 12 gols. E ganhar de 12 gols só se a gente jogasse contra equipe da várzea. E não vamos jogar contra equipe da várzea. Temos que ser realistas com o torcedor. Mas posso falar que o jogo do Vasco contra o Inter está sub judice porque teve uma atuação do árbitro muito grave. Tanto é que o STJD deu parecer favorável a mostrar tudo desde antes do jogo. Esse jogo sub judice é importante. É importante para a moralização deste Campeonato Brasileiro”, disse Luxa, que fará a sua despedida no Vasco no duelo diante dos goianos.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Pedro Caixinha, técnico do Red Bull Bragantino
Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho em jogo contra o São Paulo
Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura em jogo contra o Cuiabá
Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.