Vasco possui a menor média de passes no ataque entre os 20 clubes do Brasileiro
O Vasco da Gama tem encontrado dificuldade para ocupar o setor de ataque nos jogos, o que explica um pouco a situação no Brasileirão.
A goleada do Flamengo por 4 a 1 sobre o Vasco na última segunda-feira trouxe o contraste dos momentos vividos pelos rivais no Campeonato Brasileiro. Mas, para além do placar elástico, as fases dos dois clubes também podem ser explicadas pelos números.
Sem vencer há oito jogos e pressionado na zona de rebaixamento, o Cruz-Maltino é o time com a menor média de troca de passes no terço ofensivo do campo no Campeonato Brasileiro. O Fla, por outro lado, tem a maior média do ranking e vive sua melhor sequência invicta do ano, somando todas as competições, com cinco vitórias e três empates. Confira a lista abaixo:
O time de Maurício Barbieri troca, em média, apenas 66 passes por jogo no terço do campo mais próximo ao gol adversário. A proposta de um jogo objetivo atuando no contra-ataque, porém, não vem sendo efetiva. Com média de 46,4% de posse de bola por jogo, o Vasco é apenas o 15º time que mais finaliza no Brasileiro, com 107 arremates.
Números que ajudam a explicar a falta de gols e, por consequência, a posição incômoda da equipe na tabela neste início de Brasileiro. São apenas nove gols marcados até aqui – média 1,0 por partida – e apenas um deles anotado a partir de contra-ataque.
Números positivos do Flamengo no Brasileiro
Com o 2º melhor ataque da competição, o Flamengo acumula uma média de 147 passes no terço ofensivo do campo, o que representa 28,3% do total do time comandado por Jorge Sampaoli no Brasileirão. A média por partida é mais de duas vezes maior do que a do Vasco.
A equipe rubro-negra também é a 2ª com a maior média de posse de bola, com 58,7%, e o 4º time com mais finalizações certas no Brasileirão, com 54. Somente Palmeiras (61), Fortaleza (57) e Bragantino (56) acertaram mais vezes o gol adversário.
Fonte: Globo Esporte