Vasco: possibilidades de rebaixamento

Vasco está fora da degola, mas possibilidade de rebaixamento no Carioca ainda é real.

As vitórias sobre o Americano (3 a 0) e América (9 a 0), nas duas últimas rodadas da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, davam a impressão que o Vasco iria engrenar na competição. Porém, a derrota para o Macaé por 3 a 1, na última sexta-feira, no Moacyrzão, na estreia na Taça Rio, segundo turno, fez o Cruzmaltino relembrar de um assunto chato em São Januário: o rebaixamento.

LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO NO RIO

16º Cabofriense – 4
15º Volta Redonda – 5
14º Americano – 6
13º América – 7
12º Vasco – 7
11º Madureira – 8
10º Duque de Caxias – 8
Bangu – 9
*Vasco e Duque de Caxias superam América e Madureira, respectivamente, pelo saldo de gols
** Classificação até a oitava rodada do Carioca: sete pela Taça Guanabara e uma pela Taça Rio

Os dois últimos da competição, após 15 rodadas, independentemente do grupo e excluindo as semifinais e finais de turno, são rebaixados. A única chance de se livrar da queda é, mesmo ficando nas duas últimas posições, conquistar a Taça Guanabara ou Taça Rio. A primeira opção não é mais possível, pois o Flamengo faturou o primeiro turno.

Mesmo fora da “turma da degola” neste momento, o Vasco, em caso de tropeço para o Duque de Caxias, na quarta-feira, às 21h50, em São Januário, e numa combinação de resultados, pode figurar entre os dois últimos. De qualquer maneira, o risco de queda é real em São Januário.

Antigamente, o regulamento do Estadual não permitia que Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense fossem rebaixados. Entretanto, com o surgimento do Estatuto do Torcedor, este aditivo foi extinto. A partir daí, independentemente dos times, os dois últimos da competição vão para a Série B do Rio de Janeiro.

A primeira vez que o tema rebaixamento surgiu em São Januário foi em janeiro, quando o Vasco perdeu quatro partidas seguidas (Resende, Nova Iguaçu, Boavista e Flamengo) e empatou uma (Volta Redonda).

REGULAMENTO DO CAMPEONATO CARIOCA SOBRE REBAIXAMENTO*

Com exceção das finalistas do campeonato, duas associações serão rebaixadas para a Série B de Profissionais de 2012, observadas as seguintes situações:
I- No caso de somente duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos ganhos, ambas serão submetidas ao descenso.
II- No caso de mais de duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos, essas associações formarão o grupo X, jogando entre si em sistema de turno e returno.
III- No caso somente uma associação terminar em última colocação e somente uma terminar na penúltima colocação, ambas serão submetidas ao descenso.
IV- No caso de somente uma associação terminar o campeonato na última colocação e duas associações terminarem em penúltimo lugar, será submetida ao descenso a colocada em último lugar, devendo as duas outras jogar entre si duas partidas extras, em campo neutro, em sistema de ida e volta, submetendo-se ao descenso a que obtiver menor número de pontos ganhos ao final da segunda partida. Persistindo o empate em pontos ganhos a disputa dar-se-á pela cobrança de tiros livres da marca do penalty, de acordo com as regras da IFAB.
V- No caso de uma única associação terminar em último lugar e mais de duas terminarem com o mesmo número de pontos ganhos na penúltima colocação, será submetida ao descenso a associação classificada em último lugar, devendo as demais formar o grupo X para jogar entre si em sistema de turno e returno.
*Informações são do site oficial da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

Fonte: uol

Já fez sua aposta de hoje?Melhores Apostas Online
Comente

Veja também
Ramón Díaz teria pedido para não estrear pelo Corinthians contra o Vasco

Ramón Díaz encaminha acordo com o Corinthians, mas não quer ficar à beira do gramado no confronto diante do Vasco da Gama.

Vascaíno comemora cura de câncer com filho em São Januário

Após quase um ano de tratamento, vascaíno se recupera de um câncer e comemora a conquista no jogo do Vasco da Gama.

Pedro Martins se manifesta sobre saída do Vasco

Com pouco tempo no Vasco da Gama, Pedro Martins deixou o cargo de diretor recentemente e nesta segunda (8) se despediu do Clube oficialmente.

Marca italiana pode substituir a Kappa no Vasco

O Vasco da Gama não deve seguir com a Kappa e já iniciou conversas com uma marca italiana, que ainda não tem presença no Brasil.

Paulo Henrique recupera titularidade no Vasco e vira o 3º maior ladrão de bola no Brasileiro

Paulo Henrique coleciona boas atuações nos últimos jogos e é um dos destaques do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile