Vasco pós-Libertadores luta contra desmanche e pensa em renovações

Fora da principal competição do ano, o Vasco pode perder alguns de seus principais jogadores sem ter caixa para repor com peças do mesmo nível.

Embora tenha passado longe de ser vergonhosa, a eliminação na Libertadores deve dar início a mudanças no elenco do Vasco. A partir de agora, a diretoria vai intensificar a formação do elenco que disputará o Campeonato Brasileiro e, ao mesmo tempo, formar ou manter a base da próxima temporada. Fora da principal competição do ano, o clube pode perder alguns de seus principais jogadores sem ter caixa para repor com peças do mesmo nível.

A principal dúvida é Dedé, que vem recebendo propostas de grandes clubes da Europa. O Vasco diz que manterá o zagueiro pelo menos até o fim do ano, mas a fragilidade econômica do clube somada aos números tentadores que certamente surgirão podem impedir que o plano seja cumprido. Caso parecido com o do volante Romulo, que também desperta interesse europeu, mas tem vínculo até o fim de 2015.

Protagonista negativo da eliminação da Libertadores, Diego Souza é especulado como alvo do Grêmio, e o retorno ao clube não está descartado. A situação pode ter sido facilitada pelo gol perdido na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, na última quarta-feira, mas o meia tem contrato até março de 2015. O volante Allan foi negociado com o Udinese e nos próximos dias viajará para a Itália, onde realiza exames médicos.

Para evitar um desmanche completo, a diretoria busca a renovação de alguns contratos que estão perto do vencimento. O Vasco já enviou proposta oficial por Fellipe Bastos e Eder Luis, que estão emprestados pelo Benfica, de Portugal, até 30 de junho. O clube também conversa com os representantes de Fagner, já que o vínculo do lateral se encerra em 31 de dezembro. Juninho Pernambucano tem contrato até 4 de julho.

No entanto, Roberto Dinamite mostra-se tranquilo e confiante na manutenção da base atual. O presidente garantiu que a diretoria vem agindo para não deixar o elenco se dissipar.

– O caso do Allan é uma situação definida. Ele possivelmente está saindo para a Itália. Não é de hoje que o Vasco faz o planejamento. Estamos trabalhando para manter a base renovando os contratos que nos interessam, como são os casos do Eder Luis e do Fagner – explicou.

Em meio à rotina dos salários atrasados e da dificuldade na obtenção de patrocínios, o Vasco garante ser capaz de reforçar o elenco. O técnico Cristóvão Borges preferiu minimizar possíveis saídas deflagradas pela eliminação da Libertadores, destacando a intenção do Vasco de buscar nomes para compor o elenco. Os principais alvos são as duas laterais e um centroavante.

– Espero que não haja desmanche, mas sempre é uma possibilidade. Pelas boas campanhas que o Vasco vem fazendo, por ter jogadores de Seleção que estão valorizados, há o interesse de outros clubes. Vamos trabalhar para que isso não aconteça e, pelo contrário, para que possamos ficar mais fortes. Queremos nos encorpar e disputar as competições no mínimo em condição de igualdade aos principais times do país – disse o treinador.

globo esporte

Comente

Veja também
Gabriel Pec celebra gol pelo Vasco
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Troféu da Copa do Brasil
Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.

Léo Jacó comemora gol do título carioca sub-20 pelo Vasco
Carrasco de rivais, Léo Jacó cumpre profecia em título do Vasco sobre o Flamengo

Herói do título do Vasco da Gama contra o Flamengo, pelo Carioca Sub-20, o atacante Léo Jacó marcou o gol que garantiu a conquista.