Vasco pode se inspirar em feito de 1922 para decisão contra o Ituano pelo acesso

O Vasco da Gama precisa somente de um empate no jogo contra o Ituano para conseguir o acesso à Série A de 2023.

Reunião no CT Moacyr Barbosa nesta quinta-feira
Reunião no CT Moacyr Barbosa nesta quinta-feira (Foto: Daniel Ramalho/ Vasco)

100 anos separam dois acessos do Vasco. Em 1922, o Cruz-Maltino subiu da Série B para a Série A do Campeonato Carioca. Agora, em 2022, o time pode se inspirar neste feito pioneiro para garantir o retorno à elite do futebol brasileiro e recolocar o Gigante no seu devido lugar de destaque no cenário nacional.

Para entender melhor o contexto, o L! entrou em contato com o historiador do Vasco, Walmer Peres. O Coordenador do Centro de Memória do clube explicou que naquela época, a Primeira Divisão da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres era dividida em Séries A e B.

Na ocasião, o América venceu a Série A e o Cruz-Maltino a Série B. Porém, para ter o direito a subir para Primeira Divisão do Carioca, teria que enfrentar o São Cristóvão, o último colocado da elite do futebol do Rio de Janeiro.

O Gigante da Colina empatou em 0 a 0 com o São Cristóvão e a Liga optou por não organizar outro confronto de desempate. Sendo assim, o time da Colina História subiu e o adversário foi rebaixado naquele ano.

O acesso da equipe de São Januário também passa pelos pés das crias da base, que deram o gás nesta reta final. É verdade que as competições e os contextos são diferentes. Contudo, se o placar for o mesmo de 100 anos atrás, o Vasco estará na Série A do Brasileirão em 2023.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Ituano
Comente

Veja também
GB e Lyncon, jogadores do Vasco
Lyncon e GB são convocados para a Seleção Brasileira Sub-20

Lyncon e GB foram convocados por Ramon Menezes para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira Sub-20.

Rafael Paiva comanda treino do Vasco
Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Palmeiras

O técnico Rafael Paiva testou mudanças ao longo da semana e pode escalar o Vasco com novidades para enfrentar o Palmeiras.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Vasco prepara plano de recuperação judicial

O Vasco da Gama pode seguir o caminho de outras SAFs e prepara plano de recuperação judicial para pagamento de dívidas.

Marcelo Sant’Ana confirma jogo da semifinal da Copa do Brasil em São Januário

Após uma indecisão sobre qual estádio o Vasco da Gama mandará o duelo da Copa do Brasil, Marcelo Sant’Ana confirma São Januário como palco.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco decide semifinal da Copa do Brasil em casa

Após sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Vasco da Gama decide a semifinal da Copa do Brasil em casa, contra o Atlético-MG.