Vasco pode ficar sem jogar em São Januário caso avance na Sul-Americana

O regulamento da Conmebol pode fazer com que o Vasco não possa usar São Januário, caso avance na Sul-Americana.

Vista de cima de São Januário
Vista aérea de São Januário (Foto: Jairo Rodriguez/Vasco)

O Vasco conheceu os adversários da fase de grupos da Copa Sul-Americana na última segunda-feira (17), e o fator casa será fundamental na campanha da equipe. Apesar de São Januário estar disponível para os três primeiros jogos do Cruz-Maltino como mandante, o regulamento da Conmebol pode fazer com que o clube não possa usar o estádio caso avance na competição.

As regras da entidade estabelecem diferentes capacidades mínimas para cada fase da competição. Atualmente, o número máximo de pessoas suportado por São Januário – conforme determinação do Corpo de Bombeiros – é de 21.419, mais que suficiente para cumprir os 10 mil estabelecidos pela Conmebol na fase de grupos.

Regulamento no mata-mata

Caso se classifique para o mata-mata da Sul-Americana, o Vasco pode ter de buscar alternativas a São Januário. Para os playoffs, oitavas de final e quartas de final, o estádio tem capacidade pouco superior aos 20 mil exigidos pela competição. Desta forma, a utilização da casa cruz-maltina nessas fases não deve ser problema.

Por outro lado, no cenário de classificação do Gigante às semifinais do torneio, a Colina Histórica provavelmente não será utilizada. Isso porque a capacidade mínima exigida pela entidade da América do Sul nessa fase é de 30 mil pessoas, além do que São Januário suporta atualmente. Assim, o Nilton Santos e o Maracanã podem surgir como opções para o Vasco nesse cenário.

Por último, a decisão da Sul-Americana é disputada em partida única, com sede pré-definida. Neste ano, a decisão do torneio acontecerá no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no dia 22 de novembro.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Torcedor do Flamengo, Thiago Galhardo revela ter mais carinho pelo Vasco

Torcedor declarado do Flamengo e ex-jogador do Vasco da Gama, Thiago Galhardo revela ter maior carinho pelo Cruzmaltino.

Capasso e Souza estão fora do Vasco

Fora dos planos da comissão técnica, Souza e Capasso rescindem de forma amigável e não atuam mais pelo Vasco da Gama.

Diniz tem bom retrospecto contra Vojvoda, do Fortaleza

Em reestreia pelo Vasco da Gama em São Januário, Fernando Diniz tem pela frente o Fortaleza de Vojvoda e tem bom retrospecto.

Fernando Diniz comenta reencontro com Tchê Tchê após atrito

Após atrito no São Paulo, Fernando Diniz comenta sobre reencontro com Tchê Tchê, elogia jogador e coloca ponto no assunto.

Vasco é o 4º clube com as maiores dívidas no Brasil; veja ranking

Conforme valores registrados até dezembro de 2024, o Vasco da Gama é o quarto Clube mais endividado do Brasil.

Vasco planeja inaugurar 3 novos ambientes do CT nos próximos meses

Com orçamento de R$ 30 milhões para reformas no CT Moacyr Barbosa, Vasco da Gama deve entregar primeiros ambientes em julho.

Vasco tem a 13ª maior média de público em 2025; veja ranking

O Vasco da Gama tem sete jogos como mandante em 2025 e é a 13ª maior média de público nesta temporada; veja ranking.

Fortaleza nunca venceu o Vasco em São Januário; veja histórico

Adversário do Vasco da Gama na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fortaleza não tem vitórias atuando em São Januário; veja.

Vasco anuncia Kyrios Sport como nova fornecedora de material esportivo

Parceria entre a Kyrios Sport e o Vasco da Gama foi divulgada nesta quinta-feira (15) nas redes sociais do Clube.

Vasco monitora Rodrigo Caetno após afastamento de Ednaldo da CBF

Vasco da Gama crê que a saída do presidente da CBF pode facilitar a contratação de Rodrigo Caetano como diretor técnico.

Sair da versão mobile