Vasco pode alcançar seu 3º pior começo de Brasileiro de pontos corridos

Caso não pontue contra o Athletico-PR, o Vasco da Gama vai ficar com apenas três e ficará à frente apenas de 2004 e 2019.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti em jogo contra o Criciúma (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Após lutar até a última rodada para se manter na primeira divisão, em 2023, o Vasco tem um início de Campeonato Brasileiro preocupado na atual temporada. Com apenas três pontos conquistados, o cruz-maltino ocupa a 17ª posição da tabela. Caso não pontue na próxima rodada, contra o Athletico-PR, o clube carioca irá igualar o seu terceiro pior começo na era dos pontos corridos — que começou em 2003.

Para superar o pódio negativo das cinco primeiras rodadas do Brasileiro, o cruz-maltino terá que passar por cima não só da falta de um treinador efetivado, já que está sob comando do interino Rafael Paiva, mas também o péssimo retrospecto jogando na Ligga Arena — antiga Arena da Baixada. No estádio do Athletico-PR, o Vasco só venceu o adversário uma única vez, por 4 a 2 na Sul-Americana de 2007.

O mau início do Brasileiro pode ser um indicativo de qual será a briga do Vasco na final do campeonato. No único aproveitamento das cinco primeiras rodadas que irão igualar, caso não pontue contra o Athletico-PR, o cruz-maltino acabou rebaixado para a segunda divisão — em 2013. As duas únicas campanhas piores foram em 2004 e 2019, quando fez apenas dois pontos sem período.

Pontuação do Vasco no Brasileiro após 5 rodadas

Para a lista, não foram consideradas as honras dos Brasileiros de 2009, 2014, 2016, 2021 e 2022, já que o Vasco estava disputando a segunda divisão. Com o caso da “máfia dos apitos”, em 2005, quando 11 rodadas da competição foram anuladas pelo STDJ por manipulação de resultados, a primeira e a terceira do cruz-maltino foram disputadas duas vezes. Os cartazes computados pelo levantamento foram os de antes da anulação.

O início preocupante do Brasileiro não está relacionado apenas ao aproveitamento. Caso não equilibre as redes na Ligga Arena, o Vasco irá igualar o seu terceiro pior ataque nas cinco primeiras rodadas da era dos pontos corridos. O cruz-maltino marcou quatro vezes em quatro partidas. Desde que colocou gramado sintético em sua casa, em 2016, o Athletico-PR só sofreu dois gols em cinco jogos contra o clube carioca.

A situação delicada nas quatro primeiras rodadas não condiz com o investimento para a atual temporada. Em 2024, a SAF do Vasco gastou R$ 120 milhões em reforços, o maior valor da história do clube em um único só ano. No entanto, a qualidade do elenco vem sendo muito contestada pelos torcedores cruz-maltinos.

O Vasco enfrenta o Athletico-PR neste domingo, às 16h, na Ligga Arena, e em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda sob o comando de Rafael Paiva, enquanto tenta contratar um novo treinador, o cruz-maltino precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento e se afastar das suas piores campanhas de início de competição.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.

Sair da versão mobile