Vasco pode alcançar seu 3º pior começo de Brasileiro de pontos corridos
Caso não pontue contra o Athletico-PR, o Vasco da Gama vai ficar com apenas três e ficará à frente apenas de 2004 e 2019.
Após lutar até a última rodada para se manter na primeira divisão, em 2023, o Vasco tem um início de Campeonato Brasileiro preocupado na atual temporada. Com apenas três pontos conquistados, o cruz-maltino ocupa a 17ª posição da tabela. Caso não pontue na próxima rodada, contra o Athletico-PR, o clube carioca irá igualar o seu terceiro pior começo na era dos pontos corridos — que começou em 2003.
Para superar o pódio negativo das cinco primeiras rodadas do Brasileiro, o cruz-maltino terá que passar por cima não só da falta de um treinador efetivado, já que está sob comando do interino Rafael Paiva, mas também o péssimo retrospecto jogando na Ligga Arena — antiga Arena da Baixada. No estádio do Athletico-PR, o Vasco só venceu o adversário uma única vez, por 4 a 2 na Sul-Americana de 2007.
O mau início do Brasileiro pode ser um indicativo de qual será a briga do Vasco na final do campeonato. No único aproveitamento das cinco primeiras rodadas que irão igualar, caso não pontue contra o Athletico-PR, o cruz-maltino acabou rebaixado para a segunda divisão — em 2013. As duas únicas campanhas piores foram em 2004 e 2019, quando fez apenas dois pontos sem período.
Para a lista, não foram consideradas as honras dos Brasileiros de 2009, 2014, 2016, 2021 e 2022, já que o Vasco estava disputando a segunda divisão. Com o caso da “máfia dos apitos”, em 2005, quando 11 rodadas da competição foram anuladas pelo STDJ por manipulação de resultados, a primeira e a terceira do cruz-maltino foram disputadas duas vezes. Os cartazes computados pelo levantamento foram os de antes da anulação.
O início preocupante do Brasileiro não está relacionado apenas ao aproveitamento. Caso não equilibre as redes na Ligga Arena, o Vasco irá igualar o seu terceiro pior ataque nas cinco primeiras rodadas da era dos pontos corridos. O cruz-maltino marcou quatro vezes em quatro partidas. Desde que colocou gramado sintético em sua casa, em 2016, o Athletico-PR só sofreu dois gols em cinco jogos contra o clube carioca.
A situação delicada nas quatro primeiras rodadas não condiz com o investimento para a atual temporada. Em 2024, a SAF do Vasco gastou R$ 120 milhões em reforços, o maior valor da história do clube em um único só ano. No entanto, a qualidade do elenco vem sendo muito contestada pelos torcedores cruz-maltinos.
O Vasco enfrenta o Athletico-PR neste domingo, às 16h, na Ligga Arena, e em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda sob o comando de Rafael Paiva, enquanto tenta contratar um novo treinador, o cruz-maltino precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento e se afastar das suas piores campanhas de início de competição.
Fonte: O Globo