Vasco planeja embaixadas para torcedores fora do Rio e a 1ª será em Manaus
O Vasco da Gama planeja criar embaixadas para os torcedores de fora do Rio e Manaus será a primeira a receber o projeto.
Com 70% de sua torcida fora do Rio de Janeiro, o Vasco planeja aproximar este público do clube. A diretoria finaliza os detalhes para lançar um projeto que consiste em chancelar embaixadas – chamadas também de capitanias – em diversas cidades do Brasil. A primeira já foi escolhida: Manaus.
– Vamos credenciar bares e restaurantes para que sejam um ponto de encontro de vascaínos. É importante que se organizem. Dentro do clube, a gente vai criar uma estruutra que possa atendê-los de forma plena, com eventos, sorteio de ingressos. Criar um relacionamento para eles se sentirem perto do Vasco – explicou Horácio Junior, assessor da presidência e responsável pelo projeto.
Outras cidades também foram identificadas com alto número de vascaínos: Brusque (Santa Catarina), Paranaguá (Paraná) e Patos (Paraíba). A ideia é de que os torcedores se congreguem, mas para poder credenciar uma capitania será preciso ser sócio – seja estatutário ou sócio-torcedor. Quanto mais sócios a embaixada tiver, mais benefícios terá.
– O responsável pela capitania vai coordenar isso. Ele vai receber mais benefícios à medida que tiver mais sócios. E os benefícios serão para os sócios. É uma forma de estimular a captação de novos sócios – completou Horácio.
Desta forma, quem conseguir 20 sócios terá uma Casa do Vasco. Com 100, será um Consulado. Com mais de 200, ganhará o título de Capitania.
A expectativa é de que a primeira capitania seja lançada em setembro. O projeto tem envolvimento também do marketing e do departamento jurídico do clube. Ainda é necessário definir as questões jurídicas para que tudo seja lançado.
Globo Esporte