Vasco perdeu para o Universitario por 2 a 0

O Vasco foi ao Peru e perdeu o primeiro jogo das quartas de final da Sul-americana para o Universitario.

O Vasco visitou o Universitario no Peru pelas quartas de final da Copa Sul-Americana e, assim como na fase anterior, volta para o Brasil em desvantagem para o jogo em São Januário. Com um gol em cada tempo, o time carioca perdeu por 2 a 0 e agora precisa vencer por três gols para chegar à semifinal do torneio continental – o jogo de volta é na próxima quarta-feira (09/11) às 21h50.

Antes do jogo, o elenco entrou com uma faixa de apoio ao técnico Ricardo Gomes: “Força, Ricardo Gomes. Estamos com você”. Além disso, os vascaínos jogaram com uma faixa preta sobre o distintivo em homenagem ao falecimento de Pai Santana, ex-massagista do clube.

Agora, o atual campeão da Copa do Brasil soma três derrotas fora de casa na atual Sul-Americana, já que perdeu como visitante para Palmeiras e Aurora, ambos por 3 a 1. Ainda assim, as boas atuações em casa garantiram as classificações vascaínas.

No início do jogo, as melhores chances já eram dos donos da casa, que internamente vivem fase difícil, inclusive com cinco meses de salários atrasados. Depois de boa intervenção de Fernando Prass, foi a vez de Nílton salvar o primeiro gol do Universitario em cima da linha. Aos 37 minutos, depois de pênalti cometido por Diego Rosa sobre Torres, Rudíaz bateu forte, no alto, para vencer o goleiro brasileiro e abrir o placar.

No fim do primeiro tempo, ainda houve tempo para o momento mais polêmico da partida. O vascaíno Nilton reclamou de pênalti após sofrer uma solada dentro da área rival. Inconformado com o lance, Bernardo fez falta feia por trás num defensor peruano, levou o amarelo e assumiu a intenção de entrar nas pernas do jogador. “Os caras estão batendo, então dei uma chegada ali para acalmar um pouco”, falou no intervalo.

Na segunda etapa, o Vasco até que criou mais. Primeiro em falta de Bernardo, que raspou a trave, e depois com Alexsandro, que recebeu bola em profundidade e bateu na rede pelo lado de fora. Mas aos 14 minutos, Pablo Vitti lançou Fano nas costas da zaga e o peruano tocou no canto, na saída de Prass, para fazer o segundo.

O jogo

O Universitario começou a partida no ataque, apoiado por uma torcida entusiasmada. Sempre atacando pelo lado esquerdo, o time mandante pressionava em busca do primeiro gol, enquanto o Vasco tentava impor um ritmo mais lento para tentar diminuir o entusiasmo do adversário.

Aos sete minutos, Flores recebeu nas costas da zaga vascaina e cruzou para Ruidiaz completar mas o o goleiro Fernando Prass fez boa defesa, evitando o primeiro gol da equipe da casa. A pressão continuou e aos dez minutos, Vitti recebeu na entrada da área e chutou. A bola bateu na zaga e volta para Vitti, que tentou outra vez mas a bola saiu à direita do gol defendido por Fernando Prass.

A equipe de São Januário só deu o primeiro sinal de vida aos 16 minutos. Depois de cruzamento de Julinho, a bola bateu em um jogador peruano e sobrou para Diego Souza, livre, na entrada da área, mas o meia isolou a bola. Aos 20 minutos, em rápida troca de passes, Bernardo lançou Diego Souza que tocou para Allan penetrar na área e chutar para fora.

O jogo ficou mais equilibrado e aos 21 minutos, Ruidíaz cruzou da direita e Fano, de cabeça, desviou de Fernando Prass mas Nilton salvou na linha do gol. Aos 30 minutos, o time carioca saiu jogando errado e o Universitário armou jogada perigosa que terminou com um chute de Fano bem defendida pelo goleiro vascaíno.

A equipe de São Januário encontrava dificuldades para entrar na área com a bola dominada e apelava para chutes de média distância como aconteceu aos 31 minutos em chute de Felipe Bastos que foi bem defendido pelo goleiro Llontop.

Aos 36 minutos, Torres invadiu a área pela direita e foi derrubado por Diego Rosa. O árbitro marcou pênalti provocando muitos protestos dos jogadores da equipe carioca. Ruidíaz cobrou a penalidade com um chute forte sem dar qualquer chance de defesa para Fernando Prass. A equipe peruana quase ampliou aos 43 minutos. Flores recebeu bom passe de Ruidíaz, entrou pela esquerda e tocou na saída de Fernando Prass. Nilton, novamente bem colocado, evitou o segundo gol peruano.

No final do primeiro tempo, Bernardo entrou de forma violenta em um jogador peruano, provocando confusão entre jogadores das duas equipes.

O Vasco voltou para o segundo tempo sem modificações mas o Universitario continuou mais agressivo, tentando aproveitar os espaços deixados pela defesa cruzmaltina. Aos seis minutos, Bernardo foi derrubado na entrada da área. Ele mesmo cobrou com um chute forte que levou grande perigo ao gol defendido por Llontop. O Vasco adiantou sua marcação para tentar chegar com mais facilidade à área peruana. E teve a chance de empatar com Alecsandro que recebeu bom passe de Fagner e chutou na rede pelo lado de fora.

Aos 14 minutos, Torres lançou Fano entre os zagueiros da equipe brasileira e o atacante peruano tocou com categoria no canto direito de Fernando Prass para marcar o segundo gol do Universitário.
O técnico Cristovão Borges trocou o volante Diego Rosa pelo experiente atacante Leandro para tentar a reação. O clima do jogo ficou tenso, com os dois times fazendo muitas faltas duras e dando trabalho ao árbitro.

Aos 25 minutos, após bola levantada na área, Alecsandro se enrolou com um zagueiro peruano e caiu reclamando a marcação de um pênalti, mas o árbitro considerou o lance como normal. O Universitário abandonou suas ambições ofensivas e passou a se preoupar apenas em defender a vantagem, enquanto o Vasco tentava a marcação de, pelo menos, um gol.

Aos 43 minutos, Ruidíaz fez ótima jogada individual, entrou na área e concluiu para boa defesa de Fernando Prass.

FICHA TÉCNICA
UNIVERSITARIO-PER 2 X 0 VASCO

Local: Estádio Nacional, em Lima (Peru)
Data: 2 de novembro de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (Equador)
Assistentes: Christian Lescano (Equador) e Carlos Herrera (Equador)
Cartões amarelos: Rabanal e Vitti (Universitário); Bernardo, Leandro, Nilton e Felipe Bastos (Vasco)

GOLS:
UNIVERSITÁRIO:
Ruidíaz, aos 37 minutos do primeiro tempo; e Fano, aos 14 minutos do segundo tempo.

UNIVERSITARIO: Llontop; Mendoza, Galván, Galliquio e Rabanal; Gonzales, Rainer Torres (Ampuero), Vitti (Miguel Torres) e Flores; Ruidíaz e Fano (Andy Polo)
Técnico: José Del Solar

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Douglas, Nilton e Julinho (Márcio Careca); Felipe Bastos, Allan, Diego Rosa (Leandro) e Bernardo; Diego Souza (Patrick) e Alecsandro.
Técnico: Cristóvão Borges

Fonte: espn

Comente

Veja também
Payet comemorando gol contra o Juventude
Payet quebra jejum e volta a marcar pelo Vasco após 7 meses

Último gol do francês Dimitri Payet com a camisa do Vasco da Gama foi Campeonato Carioca, contra a Portuguesa-RJ.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco só conseguiu vencer 15% dos jogos em que saiu atrás do placar em 2024

Dos 26 jogos em que o Vasco da Gama começou perdendo nesta temporada, apenas quatro terminaram com vitória.

Lance da expulsão de Souza contra o juventude
Souza se manifesta após expulsão e pede desculpas á torcida

O volante Souza foi expulso após três minutos em campo na partida contra o Juventude e foi vaiado pela torcida do Vasco.

Vegetti em jogo contra o Grêmio
Vasco não vence há 6 jogos e vive maior jejum de vitórias em 2024

Com empate diante do Juventude, o Vasco da Gama chegou há 6 jogos sem vitórias e vive sua maior sequência nesta temporada.

Jogadores do Vasco em São Januário
Ausência de vitórias reacende alerta contra o rebaixamento no Vasco

O Vasco da Gama não vence no Brasileiro há 4 jogos e faz com que o alerta contra o rebaixamento seja reacendidos no Clube.