Vasco perde para o São Paulo por 3 x 0 pelo Campeonato Brasileiro

O Vasco da Gama sofre defensivamente e foi derrotado pelo São Paulo nesta quarta-feira, em jogo válido pela 30ª rodada do Brasileiro.

Coutinho em jogo contra o São Paulo
Coutinho em jogo contra o São Paulo (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Com as atenções dividias em meio à expectativa para a semifinal da Copa do Brasil, no fim de semana, o Vasco voltou a campo após a Data Fifa nesta quarta-feira (16) e foi presa fácil para o São Paulo no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), pela 30ª rodada do Brasileirão. Mesmo com titulares, o time comandado por Rafael Paiva acumulou erros defensivos e perdeu pelo placar de 3 a 0, interrompendo a boa sequência na busca pelas primeiras posições. Luciano e Lucas Moura (dois) marcaram para o Tricolor Paulista, que mandou o jogo no interior devido à troca no gramado do Morumbis.

O resultado deixa o Cruz-Maltino estacionado com 37 pontos na tabela de classificação. O jogo de volta pela semifinal da Copa do Brasil contra o Atlético-MG será disputado no sábado (19), em São Januário. Na ida, vitória por 2 a 1 do Galo.

O jogo

Um início que parecia promissor. Com Payet e Coutinho juntos no time titular, Rafael Paiva viu seus comandados trocarem passes nas primeiras movimentações do duelo com o Tricolor Paulista, ocuparem o campo de ataque e darem bons indícios em Campinas. Isso, no entanto, não demorou e foi por água abaixo.

Em toques rápidos, o São Paulo avançou e abriu o placar no Brinco de Ouro aos nove minutos. Luciano tabelou com Calleri, passou facilmente pela marcação do zagueiro Maicon e arriscou da entrada da área com a perna esquerda. A bola teve um leve desvio e foi na direção de Léo Jardim, que falhou feio e levou entre as pernas.

As ideias do Vasco eram bem claras: articulação com os meias, muita movimentação e busca por Vegetti. Na principal, o atacante se deslocou e abriu espaço para Coutinho entrar na área após lindo passe de Paulo Henrique. Na principal chance do Cruz-Maltino no primeiro tempo, o camisa 11 saiu cara a cara com Rafael e tocou para fora.

Novo golpe

Sem trocas, o Vasco voltou para a segunda parte do confronto já sofrendo com nova confusão na zaga. Após escanteio para o time carioca, Sabino afastou e o quique da bola enganou João Victor, que passou direto. Lucas ficou com a bola e cruzou o gramado conduzindo. Maicon, mal no jogo, foi novamente batido com facilidade e o camisa sete invadiu a área para bater cruzado no canto direito e ampliar.

O Gigante da Colina teve chance para diminuir o marcador novamente com Coutinho, mas o meia pecou novamente e errou finalização sem marcação de frente para a meta defendida por Rafael. Com a bola no pé, nem tantos problemas.

Atrás, um cochilo seguido do outro e o São Paulo, com facilidade, ampliou aos 21 novamente com Lucas Moura. O meia-atacante subiu sozinho no meio da defesa vascaína após cobrança de escanteio de Wellington Rato e cabeceou no ângulo superior direito de Léo Jardim.

Distante de conquistar pontos fora de casa e já pensando no duelo com o Atlético-MG pela Copa do Brasil, Paiva tirou as principais peças do time: Payet, Vegetti, Coutinho, Lucas Piton e Paulo Henrique deixaram o gramado. Nomes como Jean David e Galdames receberam oportunidade no meio para descansar os titulares. O São Paulo, por sua vez, só controlou o resultado e confirmou os três pontos ao apito final do árbitro Davi de Oliveira Lacerda.

Ficha técnica

São Paulo 3 x 0 Vasco

Local: Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Data e hora: 16/10 (quarta-feira), às 21h45 (de Brasília)
Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Victor Hugo Imazu

Gols: Luciano 9’/1ºT; Lucas Moura 1’/2ºT e 21’/2ºT (SAO)

Cartões amarelos: Wellington (SAO)

São Paulo: Rafael, Igor Vinícius, Ruan, Sabino (Santi Longo) e Wellington; Luiz Gustavo, Marcos Antônio (Galoppo), Lucas Moura (Ferreira) e Luciano (Rodrigo Nestor); Erick (Wellington Rato) e Calleri. Técnico: Luis Zubeldia.

Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Maicon e Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura, Mateus Carvalho e Philippe Coutinho (Jean David); Emerson Rodríguez, Payet (Rayan) e Vegetti (Galdames). Técnico: Rafael Paiva.

Fonte: O Dia

2 comentários
  • Responder

    A culpa é do Léo!
    O “torcedor raiz” tá aqui pra falar mal do Léo.
    Vão se fuder… Todo mundo vai na onda de comentarista e influencer babaca e não nota que o Piton não atua na defesa, JV pensa que lateral direito e que, entre ajudar na porrada ou jogar futebol, o Cocão prefere ajudar na porrada.

    Dupla de zaga ridícula essa de hoje.
    O treinador escolheu as piores estratégias possíveis e extrapalou no que podia errar. Isso é nada inspirador pra próxima partida.
    Em resumo… À espera de um milagre!

  • Responder

    3×0 foi pouco ainda mais com um burro de técnico. Já vi jogador ruim nesses meus 62 anos, mas igual a esse Piton, não tem.

Comente

Veja também
Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Santos

No confronto entre Vasco da Gama x Santos, pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Gigante da Colina ficou com um lucro de mais de R$ 500 mil na partida; veja valores.

Marquinhos revela seu grande sonho pelo Vasco antes de encerrar carreira

Aos 40 anos, Marquinhos, ala-pivô do Vasco da Gama, anunciou que vai se aposentar após final da temporada do NBB.

Renato Maurício Prado é contra clássico em São Januário e detona Pedrinho

O jornalista é contra a decisão de Pedrinho de mandar jogo do Vasco da Gama contra o Flamengo para São Januário.

Veja onde estão jogadores da última estreia do Vasco na Sul-Americana

O Vasco da Gama fez sua estreia na Sul-Americana de 2020 contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, em São Januário.

Vasco ganha ‘reforços’ e vê contratados crescendo antes da Sul-Americana

O Vasco conta com retornos de jogadores e trio de reforços engatando no time antes da estreia na Sul-Americana.

Vasco disputará a Sul-Americana pela 8ª vez; relembre a última participação

O Vasco da Gama chegou nas oitavas de final da Sul-Americana, onde acabou sendo eliminado pelo Defensa y Justicia.

Decisivo! veja todas as vezes que Vegetti decidiu para o Vasco com a cabeça

Aos 36 anos, Vegetti brilhou diante do Santos e chegou a sua 12ª vitória com a camisa do Vasco da Gama fazendo gol de cabeça.

Alegria e muita comemoração marcam bastidores de Vasco 2 x 1 Santos; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Santos em São Januário pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco inscreve 50 jogadores na Sul-Americana; veja lista

Vários atletas da base do Vasco da Gama foram inscritos na Copa Sul-Americana, e ficarão à disposição de Fábio Carille.

Tchê Tchê revela expectativa para a estreia do Vasco na Sul-Americana

Tchê Tchê afirmou que será um duelo difícil, mas que o time do Vasco da Gama está preparado para enfrentar o Melgar.