Vasco perde para o Flamengo por 1 x 0 no Maracanã pelo Carioca

O Vasco da Gama perdeu para o Flamengo nesta quarta-feira, pelo placar de 1x0, pela terceira rodada do Carioca 2026.

Jogadores do Vasco contra o Flamengo
Jogadores do Vasco contra o Flamengo (Foto: Delmiro dos Santos Junior/Mochila Press)

O Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0 nesta quarta-feira (21), no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Carioca, e conquistou um resultado importante para se manter vivo na competição. O gol da vitória rubro-negra foi marcado por Carrascal, após o Vasco ficar com um jogador a menos ainda no começo do segundo tempo, com a expulsão do volante Cauan Barros. Com a superioridade numérica, a equipe comandada por Filipe Luís teve amplo domínio da partida e só não construiu um placar mais elástico graças à grande atuação do goleiro Léo Jardim.

Como foi o jogo entre Flamengo e Vasco?

O clássico começou em ritmo intenso. Logo aos três minutos, o Vasco assustou: Piton lançou Andrés Gómez pela esquerda, o colombiano ganhou em velocidade e finalizou na trave. Na sequência do lance, o assistente marcou impedimento. A resposta do Flamengo veio rapidamente. Após cobrança de escanteio, a bola desviou em Léo Pereira e obrigou Léo Jardim a fazer uma grande defesa no canto esquerdo.

Com mais posse de bola, o Flamengo passou a pressionar e criar as melhores oportunidades, mas pecava na finalização. Aos 14 minutos, Paulo Henrique errou um passe no ataque, o Rubro-Negro puxou contra-ataque rápido, Royal cruzou pela direita e Cebolinha cabeceou no canto, novamente parando em Léo Jardim, que vivia noite inspirada.

O Vasco também voltou a levar perigo. Andrés Gómez encontrou Paulo Henrique em profundidade, que logo passou para GB. Mas, cara a cara com Rossi, ele finalizou para fora. Pouco depois, o Flamengo respondeu mais uma vez: Royal cruzou, Bruno Henrique cabeceou com quique no chão e Léo Jardim operou outro verdadeiro milagre.

Após a parada técnica, o ritmo da partida caiu, e o primeiro tempo terminou em 0 a 0 no placar, apesar da superioridade rubro-negra.

Na volta do intervalo, o jogo seguiu mais cadenciado, com o Flamengo controlando a posse. Aos sete minutos, o lance que mudou a partida: Cauan Barros acertou uma solada na panturrilha de Carrascal durante uma arrancada do meia rubro-negro. O árbitro Bruno Arleu de Araújo interpretou o lance como agressão e expulsou o volante vascaíno, decisão muito contestada pelos jogadores do Vasco.

Com um homem a mais, o Flamengo passou a dominar completamente a partida. Para recompor o meio-campo, Fernando Diniz sacou GB e colocou Hugo Moura, fazendo o Vasco baixar suas linhas e se defender de forma mais compacta. Ainda assim, as chances seguiram aparecendo. Aos 11 minutos, Cebolinha deixou Hugo Moura e Thiago Mendes para trás e finalizou pela rede do lado de fora.

A pressão rubro-negra finalmente surtiu efeito aos 23 minutos, quando Carrascal aproveitou o espaço e marcou o gol da vitória. O Vasco sentiu o impacto e passou a sofrer ainda mais. Na sequência, Samuel Lino girou sobre a marcação, invadiu a área e parou em mais uma grande defesa de Léo Jardim.

O goleiro vascaíno seguiu sendo o principal destaque da equipe. Aos 33 minutos, Pedro brigou contra três defensores, ganhou a disputa e rolou para Plata finalizar no cantinho, mas Léo Jardim apareceu novamente para evitar um placar mais amplo.

Sequência de Flamengo e Vasco

O Flamengo, que iniciou a rodada na última colocação do Grupo B do Campeonato Carioca, saltou para a terceira posição antes do clássico. A equipe rubro-negra volta a campo no próximo domingo (25), quando disputa mais um clássico, desta vez contra o Fluminense. Já o Vasco, que integra o Grupo A, também ocupa a terceira colocação e retorna aos gramados no domingo para enfrentar o Boavista.

Ficha técnica

Flamengo x Vasco – Campeonato Carioca – 3ª rodada

  • Data e horário: quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, às 21h30 (de Brasília)
  • Local: Maracanã (RJ)
  • Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
  • Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Hugo Filemon Soares Pinto
  • VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
  • Gols: Carrascal (Flamengo)
  • Cartões amarelos: Emerson Royal (FLA), Pulgar (FLA)
  • Cartões vermelhos: Barros (VAS)

Escalação do Flamengo

Rossi; Emerson Royal, Léo Pereira, Vitão e Daniel Sales (Alex Sandro); Pulgar (Léo Ortiz), Evertton Araújo (Samuel Lino) e Carrascal (Luis Araújo); Cebolinha, Plata e Brunho Henrique (Pedro) (Técnico: Filipe Luís)

Escalação do Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta (Saldivia), Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Thiago Mendes (JP) e Coutinho (David); Nuno Moreira (Tchê Tchê), Andrés Gómez e GB (Hugo Moura) (Técnico: Fernando Diniz)

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Diniz lamenta saída de Rayan e admite dificuldade de reposição

Após clássico contra o Flamengo, Fernando Diniz lamenta saída de Rayan do Vasco da Gama, cita alternativas e dificuldade na reposição.

Confira a agenda de jogos do Vasco em janeiro

Vasco da Gama já inicia a nova temporada em janeiro com partidas pelo Campeonato Carioca e Campeonato Brasileiro.

Diniz detona arbitragem por expulsão de Barros em derrota do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz se queixou bastante dos critérios adotados pelo juiz no clássico contra o Flamengo, pelo Carioca.

Léo Jardim é eleito o craque do jogo contra o Flamengo

Léo Jardim se destaca no clássico entre Flamengo x Vasco da Gama e é eleito o craque do jogo no Maracanã; veja números.

Diniz analisa derrota do Vasco contra o Flamengo; veja a entrevista coletiva

Fernando Diniz analisou o desempenho do Vasco, reconheceu a superioridade do Flamengo no clássico e criticou a expulsão de Barros.

Léo Jardim lamenta expulsão de Barros e minimiza derrota para o Flamengo

Léo Jardim foi o grande destaque do clássico entre Vasco da Gama e Flamengo, disputado no Maracanã e válido pela terceira rodada do Carioca.

Diego Souza desabafa após expulsão de Barros e ataca arbitragem

O ex-atacante Diego Souza discordou da expulsão de Cauan Barros no clássico contra o Flamengo, no Maracanã.

Expulsão de Cauan Barros contra o Flamengo gera polêmica; veja lance

Cauan Barros, volante do Vasco da Gama, pisou na panturrilha de Carrascal quando o meia arrancava pelo meio para receber o passe.

Lance inacreditável revolta torcida do Vasco em derrota para o Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentaram na noite desta quarta-feira (21), no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Carioca.

Diniz vira alvo da torcida do Vasco após derrota para o Flamengo

Após baixo desempenho na derrota do Vasco da Gama para o Flamengo, torcida perde paciência com Fernando Diniz.