Vasco perde para o Bahia e chega à 5ª derrota consecutiva no Brasileiro
O Vasco da Gama perdeu para o Bahia pelo placar de 1x0 neste domingo, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O drama do Vasco na reta final da temporada ganhou um novo capítulo. O Cruz-Maltino foi derrotado pelo Bahia por 1 a 0, neste domingo (23), na Arena Fonte Nova, pela 35ª rodada do Brasileirão, sofreu a quinta derrota consecutiva no campeonato e aumentou a pressão para os últimos jogos. Erick Pulga fez o único gol da partida, enquanto David e Santiago Mingo foram expulsos.
Com a vitória, o Bahia chegou aos 56 pontos, ultrapassou o Fluminense e recuperou a sexta colocação. O Vasco, por outro lado, sofreu a quinta derrota consecutiva e ocupa a 13ª colocação com 42 pontos. O Cruz-Maltino volta a campo na próxima sexta-feira (28), às 19h30 (de Brasília), contra o Internacional, em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileirão.
O jogo
Embalado com o apoio de mais de 43 mil torcedores presentes na Fonte Nova, o Bahia dominou as ações desde o início do jogo. Liderados por Everton Ribeiro, o Esquadrão de Aço finalizou oito vezes e só não abriu o placar porque Léo Jardim salvou o Vasco, como em uma finalização no canto de Ademir.
Por outro lado, o Vasco sentiu dificuldades na construção das jogadas. Sem Philippe Coutinho, suspenso, o técnico Fernando Diniz apostou as fichas em Matheus França. Porém, o meia, que foi um dos reforços da última janela de transferências, teve uma atuação discreta e não conseguiu dar ritmo para o time.
Na tentativa de mudar o panorama da partida, o técnico Fernando Diniz abriu mão de Matheus França e apostou em mais um atacante. Porém, a entrada de David deixou o time mais exposto. Para piorar, o atacante foi expulso, aos 22 minutos, após entrar de sola no tornozelo do zagueiro Kanu.
Melhor no jogo, o Bahia aumentou a pressão sobre o Vasco após ficar com um a mais em campo. Apenas cinco minutos após a expulsão de David, o Esquadrão de Aço abriu o placar. Erick Pulga aproveitou o cruzamento de Ademir e completou na segunda trave para estufar as redes de Léo Jardim.
Na reta final, o jogo ganhou um novo panorama. O zagueiro Santiago Mingo, que já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso. Em igualdade numérica, o Vasco cresceu. Paulo Henrique teve duas chances, as mais perigosas do time no jogo, mas não evitou a derrota.
Bahia 1 x 0 Vasco
Brasileirão – 35ª rodada
- Data: 23/11/2025
- Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
- Bahia: Ronaldo; Santiago Arias, Kanu, Santiago Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Gabriel Xavier), Jean Lucas (Michel Araújo) e Everton Ribeiro (Tiago); Ademir, Willian José (Cauly) e Erick Pulga (Caio Alexandre). Técnico: Rogério Ceni
- Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan (Vegetti) e Lucas Piton; Hugo Moura (Mateus Carvalho), Barros (Tchê Tchê) e Matheus França (David); Nuno Moreira (Lucas Freitas), Rayan e Andrés Gómez. Técnico: Fernando Diniz
- Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Leone Carvalho Rocha (GO)
- VAR: Daiane Muniz (SP)
- Gols: Erick Pulga, aos 27′ do 2ºT (1-0)
- Cartões amarelos: Santiago Mingo (BAH); Barros, Rayan, Tchê Tchê (VAS)
- Cartões vermelhos: Santiago Mingo (BAH); David (VAS)
Fonte: O Dia