Vasco perde mais uma e situação exige alerta

Com domínio total da partida, o Santos venceu por 2 a 0, com um gol contra de Renato Silva e mais um de Borges.

Vasco e Santos se encararam na tarde deste domingo, na Vila Belmiro. Enquanto o time cruz-maltino entrou em campo pensando em recuperar a liderança, o alvinegro praiano fazia seu ensaio para o Mundial. E o técnico Muricy Ramalho, que retornou à beira do gramado após um problema na coluna, parece ter gostado do que viu.

Com domínio total da partida, o Santos venceu por 2 a 0, com um gol contra de Renato Silva e mais um de Borges.

Com o resultado, o Vasco permaneceu na segunda colocação, mas, agora, com os rivais ainda mais perto. E perdeu a chance de voltar ao topo, já que o Corinthians perdeu para o América-MG. O Santos, chegou aos 48 pontos no Brasileiro e colou no Figueirense.

Agora, o cruz-maltino terá o clássico contra o Botafogo, no próximo domingo, enquanto o Santos encara o Ceará fora de casa.

GOL RELÂMPAGO

O primeiro duelo entre Neymar e Dedé foi travado logo aos três minutos. O camisa 11 santista partiu para cima do zagueiro e recebeu a falta. Na cobrança, Neymar mandou a bola para a área e Renato Silva desviou contra o próprio patrimônio: gol do Santos.

Após abrir o placar, equipe de Muricy Ramalho partiu para cima na tentativa de ampliar a vantagem e começou a tomar conta do jogo. Mas, aos poucos, o Vasco foi se acertando em campo e conseguindo ter mais a posse de bola. Depois de alguns minutos de pressão, aos 12 minutos, a bola foi cruzada pela direita e Elton apareceu para cabecear, mas o goleiro Rafael tirou praticamente em cima da linha.

Os cruz-maltinos passaram a achar espaços, principalmente na lateral-direita, e começaram a explorar aquele lado do campo. Por onde saíram as principais chances de gol. Aos 23 minutos, em bola levantada na área, Diego Souza subiu e balançou a rede. A torcida chegou a comemorar, mas o árbitro anulou o gol alegando que o camisa 10 fez falta em Danilo.

Ao mesmo tempo que conseguia achar espaços para atacar, a equipe de São Januário dava espaços ao Santos. E nesse quesito, o time da casa era mais perigoso e obrigava ao goleiro Fernando Prass a trabalhar. Porém, em um desses ataques, só restou a Fernando Prass torcer, quando Neymar cruzou e Bruno Rodrigo apareceu nas costas da defesa para cabecear, mas mandou para fora.

Já nos minutos finais, o Vasco tentou alguns chutes de longe e cruzamentos para a área, mas tudo já na base do desespero, na tentativa de terminar o primeiro tempo ao menos com o empate. Em vão.

MAIS UM DE BORGES

Mal o segundo tempo havia começado e os vascaínos reclamaram mais uma vez da arbitragem. Com apenas um minuto, Fagner recebeu passe de Juninho e cruzou para a área, mas Durval, com o auxílio do braço, cortou a trajetória da bola. A equipe de Cristovão Borges dava indícios de que poderia reagir, mas não foi bem isso que aconteceu.

O Santos, como se costuma dizer no linguajar do futebol, “começou a gostar do jogo” e Neymar passou a fazer a festa. Enquanto o time cruz-maltino batalhava para chegar ao gol adversário, a equipe alvinegra armava seus contra-ataques e aparecia na frente de Fernando Prass com poucos toques.

Em um desses contra-ataques, Neymar foi lançado em profundidade e foi para dentro da área, chutou o ar, driblou Prass e rolou para Borges, mas Fagner apareceu para evitar o gol. Poucos minutos depois, aos 12, Neymar ensaiou um balão duplo em Dedé e Renato Silva, não completou, mas achou Danilo sozinho, que bateu para a defesa do goleiro vascaíno.

O domínio santista era tal, que o primeiro chute do Vasco foi aos 23 minutos, em uma falta cobrada por Juninho. Aos 25, um lance, no mínimo, curioso. Bernardo teve a sua camisa rasgada e foi tirado de campo pelo árbitro. Mas não havia outra camisa para o jogador, que foi obrigado a retornar à partida com um esparadrapo no uniforme.

E com as jogadas fluindo, não demorou para o segundo gol do Santos. Aos 28 minutos, Fellipe Bastos foi desarmado e, em rápido contra-ataque, Neymar achou Borges, que chutou de fora da área e acertou o ângulo esquerdo de Fernando Prass. O camisa 9 chegou ao 23º gol no Campeonato Brasileiro.

Os comandados de Cristovão Borges ainda tentaram mandar para longe a apatia nos minutos finais, mas o máximo que conseguiram foi um chute de Diego Souza da entrada da área, defendido por Rafael.

Próximo do fim do jogo, a torcida vascaína comemorou. Mas por um gol bem longe da Vila Belmiro. O volante Amaral, ex-Vasco, fazia o segundo gol do América-MG contra o Corinthians e garantia a vitória do Coelho.

A derrota fez com que o Vasco ficasse na segunda colocação e desperdiçar a oportunidade de reassumir a liderança. Já o resultado, para o Santos, serviu para aquecer ainda mais para o Mundial, que acontece em dezembro.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 0 VASCO

Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data-Hora: 6/11/2011 – 17h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva(GO) e Cristhians Passos Sorence (GO)

Cartões amarelos: Diego Souza (VAS)
Cartões vermelhos: Nçao houve
Gols: Renato Silva (contra) 3’/1ºT (1-0); Borges 28’/2T (2-0)

SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Adriano, Arouca, Henrique e Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec – 34’/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva, Julinho (Diego Rosa – 25’/2ºT); Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Diego Souza; Eder Luís (Leandro – 15’/2ºT) e Elton (Bernardo – 15’/2ºT) . Técnico: Cristovão Borges

Fonte: lancenet

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.