Vasco encara o Náutico de olho na liderança do Brasileirão

O objetivo de todos no Gignte da Colina é pontuar bastante neste começo de campeonato, repetindo a estratégia do campeão Corinthians em 2011.

O Vasco quer aproveitar o fator campo para se manter na ponta do Brasileirão esta noite. Com seis pontos, o time lidera a competição, ao lado de Botafogo e Atlético-MG. Fora da Copa Libertadores, o objetivo de todos no clube é pontuar bastante neste começo de campeonato, repetindo a estratégia do campeão Corinthians em 2011. Para isso, jogadores e comissão técnica querem aproveitar o Caldeirão de São Januário para impressionar e derrotar o Náutico, às 20h30 desta quarta-feira, pela terceira rodada.

O Vasco vem de vitórias sobre Grêmio (2 a 1) e Portuguesa-SP (1 a 0). Mesmo respeitando o adversário pernambucano, o time, jogando em casa, planeja chegar ao terceiro triunfo seguido. No domingo, em Pituaçu, o compromisso será diante do Bahia. Vencendo estas duas partidas, a equipe chegará a 12 pontos, e os jogadores deixarão a impressão de que a eliminação no torneio sul-americano já é, definitivamente, coisa do passado.

Para este jogo, o time terá como novidade a entrada de Felipe na lateral esquerda, no lugar de Thiago Feltri, vítima de um estiramento muscular na coxa esquerda. O técnico Cristóvão Borges testou inicialmente o jovem Dieyson, de apenas 18 anos, mas preferiu apostar na experiência do camisa 6.

Juninho Pernambucano foi poupado no começo da semana, mas está confirmado. Havia a expectativa de Carlos Alberto substituí-lo. Mas o meia ficará mesmo como opção no banco de reservas. Mais uma vez, o time não terá Rômulo, que serve à seleção brasileira. Em seu lugar, Fellipe Bastos será mantido, ao lado de Nilton, Juninho e Diego Souza. No mais, a equipe será a mesma que vem atuando nas últimas partidas.

Com Nilton à frente da zaga, Cristóvão acredita ter encontrado a fórmula para que o setor defensivo passe a ser uma das principais armas vascaína. Antes, criticada, a defesa atualmente não tem oferecido tantas oportunidades ao adversário, além de receber elogios. Sobretudo o zagueiro Rodolfo, que custou a ter aceitação da torcida.

“O Náutico é um time formado por jogadores com experiência, jogadores com passagem por de equipes grandes. Não será fácil ganhar deles. Se você pensar assim, pode acabar sendo surpreendido. É assim também que devemos pensar sobre a partida do domingo com o Bahia”, advertiu Cristóvão.

Na teoria, o Vasco terá um adversário tecnicamente inferior, mas que no confronto direto costuma dificultar as coisas e deixar o campo com um empate. As estatísticas contra o Náutico – próximo compromisso nesta quarta-feira, em São Januário mostram que o time pernambucano pode não vencer, mas costuma engrossar o caldo diante dos cariocas.

Entre Brasileirão, Copa do Brasil, Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, foram disputadas 23 partidas. Pouco mais de 50% só de empates: 12 – mais oito vitórias cruzmaltinas e três derrotas

FICHA TÉCNICA – VASCO x NÁUTICO
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de junho de 2012, quarta-feira
Horário: 20h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Wilson Luis Semene (SP)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Ernerson Augusto de Carvalho (SP)
VASCO: Fernando Prass; Fágner, Renato Silva, Rodolfo e Felipe; Nilton, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges
NÁUTICO: Gideão; Auremir, Ronaldo Alves, Marlon e Lúcio; Elicarlos, Derley, Glaydson e Cléverson; Ramon e Araújo
Técnico: Alexandre Gallo

ig

Comente

Veja também
Werley relembra passagem pelo Vasco e revela mágoa com saída

Aposentado do futebol, o ex-zagueiro Werley defendeu as cores do Vasco da Gama entre os anos de 2018 e 2020.

Edmundo discorda do esquema tático do Vasco, mas confia no trabalho de Rafael Paiva

Ex-atacante do Vasco da Gama, Edmundo sugeriu uma nova formação para a equipe de Rafael Paiva, mas não deixou de elogiar o treinador.

Atlético-MG monta operação especial para ter Paulinho contra o Vasco

Jogador revelado no Vasco da Gama, mas que hoje defende o Atlético-MG, Paulinho tem sofrido com lesões na temporada.

Leila Pereira afirma que Crefisa não patrocinará outro clube; empresa foi especulada no Vasco

Presidente do Palmeiras e da Crefisa, Leila Pereira foi enfática ao dizer que a companhia não irá investir em nenhuma equipe.

Com pênalti de cavadinha, Diego Minete garante vitória do Vasco no Carioca Sub-15; assista

Equipe do Sub-15 do Vasco da Gama empatou por 1×1 no clássico contra o Botafogo e levou a melhor na disputa de pênaltis.

Sair da versão mobile