Vasco não usará camisa contra racismo no jogo desta quarta

A camisa não consta em inscrição obrigatória feita na Conmebol e, por isso, não poderá atender à solicitação dos vascaínos.

O Vasco lançou em março de 2011 as chamadas “camisas negras” em campanha contra o racismo e um dos modelos na apresentação foi o zagueiro Dedé. Um ano depois, o próprio jogador foi chamado de ‘macaco’ durante a partida contra o Libertad-PAR na semana passada pela Copa Libertadores e se mostrou indignado. A torcida, então, apoiou seu ídolo e pediu que o time utilizasse a peça no duelo diante da equipe paraguaia nesta quarta-feira. Porém, o uniforme não consta em inscrição obrigatória feita na Conmebol e, por isso, não poderá atender à solicitação dos vascaínos.

O pedido da torcida se tornou um dos mais comentados no Twitter, na última quinta-feira. Apesar da situação desagradável, o Vasco espera usar o caso a seu favor. A equipe do técnico Cristóvão Borges quer contar com o apoio dos torcedores e o próprio comandante revelou que esse será um estímulo para todos.

“Não dá para esconder, nós ficamos muito chateados com esse episódio do racismo. E com todas as confusões do jogo lá no Paraguai. Por mais que peça calma aos jogadores, eu sei que eles estão loucos para dar uma resposta”, disse o treinador.

A camisa é uma homenagem ao time de 1924, que foi o primeiro a ter negros no seu elenco e era chamado de ‘Camisas Negras’, por isso a mesma recebeu este nome. O uniforme é todo preto e traz os seguintes dizeres: Respeito, Igualdade, Democracia e Inclusão. Que estão estampados na altura do peito e na gola. 

Apesar de todo o apelo extracampo, o treinador lembra que o jogo é decisivo para o Gigante da Colina e que a equipe tem o reforço da torcida. “Além de ser um jogo que pode definir a nossa situação, eu vou usar todos os problemas que tivemos no Paraguai como motivação. Sei que a torcida comprou essa ‘briga’ e também vai nos ajudar”.

O Vasco realiza nesta terça-feira o último treino antes da partida contra o Libertad-PAR, que será disputada nesta quarta, às 22h, no estádio de São Januário. O Gigante da Colina é o segundo colocado do grupo 5 da Copa Libertadores, com quatro pontos, três a menos do que o adversário desta semana.

uol

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Paulinho em treino do Vasco
Paulinho volta aos treinos no Vasco e fica perto de ser relacionado

Meia do Vasco da Gama, Paulinho finalizou o trabalho de fisioterapia para retornar os trabalhos com bola junto com o elenco.

Pedrinho e Josh Wander
A-CAP e 777 sofrem derrota na Justiça americana; veja como o Vasco pode ser afetado

Juiz de Nova York concedeu liminar a favor de fundo inglês contra grupo dos Estados Unidos para limitar os réus de se desfazerem dos ativos.

Tiago Leifert com a camisa do Vasco com o nome da filha Lua, presente de Vegetti
Tiago Leifert ganha de Vegetti camisa do Vasco com nome da filha

Uniforme do Vasco da Gama recebido pelo apresentador Tiago Leifert faz parte da campanha “De Olho nos Olhinhos”.

Cinco atletas assinam contrato com o Vasco
Vasco assina contrato com 5 atletas do Sub-17 e Sub-20

O Vasco da Gama assinou nesta segunda-feira contrato Fernando, Henrique e Walace do Sub-20, e Elielson e Luan Roberto do Sub-17.

André Ricardo, atacante do Sub-20 do Vasco
Vasco renova com atacante de 19 anos; multa milionária chama atenção

Destaque da base, o atacante André Ricardo, de 19 anos, teve seu contrato renovado pelo Vasco da Gama até dezembro de 2026.