Vasco não mandava jogo no Maracanã pelo Brasileirão desde 2019; relembre

O Vasco da Gama não saiu do empate com a Chapecoense na última vez que mandou um jogo no Maracanã pelo Brasileirão.

Vasco empatou com a Chapecoense em 2019
Vasco empatou com a Chapecoense em 2019 (Foto: André Durão/GE)

O Vasco enfrenta o Palmeiras neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. É a primeira vez que o clube manda um jogo válido pela Série A no estádio desde dezembro de 2019, quando empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, pela última rodada. Os gols foram marcados por Yago Pikachu para o time carioca, e Vinícius para a equipe de Chapecó.

Com o empate, o Vasco encerrou o Brasileirão na 12ª posição e disputou a Sul-Americana no ano seguinte. A Chapecoense foi a penúltima colocada e acabou rebaixada para a Série B de 2020.

As escalações daquele jogo

  • Vasco: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Leandro Castán, Oswaldo Henríquez, Henrique; Fredy Guarín, Raul, Fellipe Bastos; Marrony, Rossi e Ribamar. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
  • Chapecoense: João Ricardo; Eduardo, Douglas, Mauricio Ramos, Caique Sá; Tharlis, Márcio Araújo, Elicarlos; Arthur Gomes, Roberto e Camillo. Técnico: Marquinhos Santos.

Retorno com expectativa de casa cheia

Após muita indecisão sobre onde aconteceria a partida contra o Palmeiras, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acatou o pedido do Vasco para utilizar o Maracanã no próximo final de semana. Mais de 50 mil ingressos já foram emitidos pelo clube.

Em 2019, 67.395 torcedores estiveram presentes no jogo contra a Chapecoense, gerando uma renda de R$ 2.713.506,00. Desta vez, a expectativa é de novo bom público, e a torcida prepara uma tremenda festa. Afinal, o confronto marca o retorno do Vasco à elite após dois anos na Série B.

Para se ter uma ideia da importância do próximo jogo, coincidentemente contra outro alviverde, a última vez do Vasco no Maraca pela Série A como mandante foi antes da pandemia de Covid-19. Em 2020, o clube até voltou ao estádio, mas para enfrentar o Fluminense, que mandou o jogo com portões fechados por conta de crise de saúde mundial.

Desde então, o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil, da Libertadores (duas vezes), do Brasileiro, da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil, além de ter conquistado três campeonatos estaduais. O Vasco, por sua vez, viveu anos tensos, passou por uma grande reformulação e sonha com dias melhores após a venda do futebol para a 777 Partners – esta será a primeira partida em casa pela Série A na era SAF, que investiu em 2023 mais de R$ 100 milhões no elenco.

A vitória sobre o Atlético-MG logo na estreia, fora de casa, é outra injeção de ânimo para o time e para o torcedor que vai ao Maracanã no próximo domingo.

Muita coisa mudou, mas o Pec ficou

Da equipe que jogou em 2019, apenas Gabriel Pec ainda está no elenco atual. Naquele ano, o atacante estreou como profissional, atuou em oito partidas e deu uma assistência. Ele, inclusive, entrou no segundo tempo do empate contra a Chapecoense.

Em 2023 a história é diferente. Pec participou de 14 dos 16 da equipe na temporada, todos como titular, e começou o Brasileirão brilhando. É o artilheiro do Vasco no ano, ao lado de Pedro Raul, com sete gols, e deu quatro assistências – o que faz dele o jogador que mais contribuiu para gols na temporada.

No próximo domingo, às 16h, no Maracanã, Vasco e o Brasileirão se reencontram mais uma vez. A equipe de Maurício Barbieri terá o primeiro dever de casa pela competição e já irá encarar o atual campeão Palmeiras, pela segunda rodada.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Rossi completa 3 meses sem jogar pelo Vasco

Sem espaço com Rafael Paiva e após recusar propostas na última janela, Rossi completa 3 meses sem entrar em campo pelo Vasco da Gama.

Vasco não estaria preocupado com falência da 777 Partners; veja motivo

A 777 Partners declarou falência, a A-CAP busca compradores para os clubes, mas o Vasco da Gama não demonstra preocupação.

Vegetti elege zagueiro mais difícil de enfrentar no Brasil

Destaque do Vasco da Gama na atual temporada, com 19 gols anotados, Vegetti elege qual o zagueiro mais difícil de enfrentar no Brasil.

Em alta no Vasco, Puma recupera prestígio na seleção do Uruguai

Com boas atuações nas últimas partidas, Puma recupera seu espaço no Vasco da Gama e é convocado mais uma vez para a seleção do Uruguai.

Edmundo reprova Tite no Vasco e sugere reciclagem para o treinador

Ex-atacante e atual comentarista, Edmundo foi firme ao falar sobre a possibilidade de Tite treinar o Vasco da Gama.

Sair da versão mobile