Vasco mostra força mental, mas sai frustrado de Salvador

Vasco da Gama dá clara demonstração de reação no Campeonato Brasileiro ao fazer boa partida contra o Bahia, na Fonte Nova.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Bahia
Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Bahia (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Em seu segundo jogo na nova passagem como técnico interino, Rafael Paiva comandou um Vasco que mostrou que a goleada sobre o São Paulo, por 4 a 1, no último final de semana, não foi fogo de palha. Tentando a façanha de ser o primeiro time a tirar pontos do Bahia na Fonte Nova neste Brasileiro, o time fez jogo equilibrado, mas acabou sofrendo uma dolorosa derrota no fim, com um a menos: 2 a 1.

Estupiñán apareceu entre a defesa após cruzamento de Biel para vencer Léo Jardim. Até então, o cruz-maltino segurava uma valioso 1 a 1, construído em gols de Thaciano e Paulo Henrique ainda antes do intervalo.

O segundo tempo vinha sendo marcado, assim como os primeiros 45 minutos, por mais contundência de um forte, técnico e organizado Bahia, contra um Vasco que levava perigo quando encaixava bons contra-ataques. Esta parece ser a identidade que o cruz-maltino vem criando sob o comando de Paiva: um time que se adapta às circunstâncias, mas perigosíssimo no jogo de transição, principalmente quando a bola cai nos pés de Adson ou dos laterais.

A evolução e o bom jogo que o Vasco vinha sustentando acabaram prejudicadas por um lance polêmico aos 14 minutos do segundo tempo. David foi expulso em disputa de bola com os braços abertos contra Gilberto. O árbitro João Vitor Gobi entendeu que houve força no lance e aplicou o segundo cartão amarelo, para protestos em campo.

A expulsão acabou condicionando a partida, que passou a ter domínio total dos donos da casa. O time de Rogério Ceni ainda apostou nas investidas de Biel, Ademir e Estupiñan, que deram muita velocidade e ainda mais volume de jogo. Paiva tentou equilibrar pelas alas, acionando Puma Rodríguez e Leandrinho para uma segunda linha no corredor, apenas com Vegetti à frente. O cruz-maltino se defendeu enquanto pôde até levar o gol que decretou a derrota.

Antes disso, o roteiro do jogo guardava semelhanças com o do duelo com o São Paulo. O Bahia contou com competência e um pouco de sorte para balançar a rede cruz-maltina, em chute desviado de Thaciano. Apesar do placar adverso, a equipe novamente teve psicológico para reagir. O lateral-direito Paulo Henrique concluiu para as redes uma jogada nascida em contra-ataque, que contou com uma bela trama entre Adson e Piton antes de terminar no lateral. Os três foram os jogadores mais perigosos no ataque, para além de um onipresente Vegetti.

Com o resultado, o Vasco segue próximo da zona de rebaixamento. Porém, chegará ao clássico contra o Botafogo, no sábado, em São Januário, de cabeça muito mais erguida do que há algumas semanas. Nesta nova identidade, é um time capaz de competir, reagir e levar muito perigo, por mais forte que seja o adversário.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Salvador
Comente

Veja também
Pablo Vegetti celebra gol na vitória sobre o Coritiba
Relacionados do Vasco contra o Botafogo

Confira a lista dos jogadores relacionados do Vasco da Gama para o jogo deste sábado, contra o Botafogo, pelo Brasileiro.

MT relembra saída conturbada do Vasco ao comentar nova fase e título em Portugal

Revelação da base do Vasco da Gama, MT está em Portugal e garante que gastaria de ter saído de outra forma de São Januário.

Outro registro das melhorias no gramado de São Januário
Vasco x Fortaleza terá apresentação de banda militar em homenagem aos 80 anos da FEB

A homenagem será feita antes da partida entre Vasco e Fortaleza em São Januário, feita pelo Comando Militar do Leste.

Rafael Paiva, técnico interino do Vasco
Resultado do clássico pode ser decisivo para Vasco efetivar Rafael Paiva

Sem boas opções no mercado, o presidente Pedrinho tem considerado a possibilidade de manter Rafael Paiva no comando do Vasco da Gama.

Payet em ação pelo Vasco contra o Internacional
Volta do Inter ao Beira-Rio será contra o Vasco

A partida entre Vasco da Gama e Internacional será em sete de julho, válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 20h30min.