Vasco mostra dificuldade de criar chances de gol e liga alerta no Brasileiro

Vasco da Gama ficou sem saber o que fazer com a bola em boa parte do empate em 1x1 com o Coritiba, pela quinta rodada do Brasileiro.

Alex Teixeira durante o jogo contra o Coritiba
Alex Teixeira durante o jogo contra o Coritiba (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O empate com o Coritiba precisa ligar o sinal de alerta no Vasco. Não pelo resultado em si, já que o jogo foi disputado no Couto Pereira, o que aumenta a dificuldade do confronto, mas sim pela atuação da equipe, que mais uma vez não deu orgulho ao seu torcedor.

O Vasco demonstrou extrema dificuldade em criar chances de gol, triste rotina que acompanha o time durante toda a temporada, principalmente diante de adversários que jogam fechados. Sem criatividade e com um esquema tático manjado, o Cruz-Maltino abusou das ligações diretas, muito pouco para uma equipe que está tendo tempo de sobra para se preparar para as partidas.

Eliminado da Copa do Brasil e do Campeonato Carioca em março, o Vasco teve quase um mês de treinamentos para o início do Campeonato Brasileiro. A vitória no Mineirão sobre o Atlético-MG encheu os torcedores de esperança e esse sentimento foi reforçado após o empate com o Palmeiras, quando o time teve uma atuação convincente e intensa.

Só que as qualidades apresentadas nas duas primeiras rodadas não foram vistas na derrota para o Bahia e nos empates com o Fluminense e Coritiba. A queda brusca de rendimento impressiona bastante, tendo em vista que tirando o jogo contra o Coxa, o Vasco teve tempo para descansar, recuperar e principalmente treinar, enquanto os adversários tricolores jogaram no meio de semana e mesmo assim foram superiores em campo.

A explicação para isso possa estar na previsibilidade do Vasco. Maurício Barbieri monta a estratégia baseada no adversário, porém o esquema tático é basicamente o mesmo. Linha defensiva com quatro jogadores, três volantes e três atacantes. A única variação apresentada, não na formação, mas sim na escalação, foi contra o Bahia, quando Marlon Gomes entrou no lugar de Rodrigo.

Fora isso o time sempre foi o mesmo. Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Andrey Santos e Jair; Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul. Só que no domingo, Andrey Santos não estará em campo contra o Santos. O volante se apresenta nesta sexta-feira à Seleção Brasileira Sub-20 para o Mundial da categoria.

O desfalque de Andrey Santos pode ser benéfico ao Vasco, já que forçará Barbieri a mudar o time. O treinador pode até manter o esquema optando por Barros, Galarza ou até mesmo Carabajal. No entanto, se optar por Figueiredo, o time ficará mais ofensivo, sem perder a recomposição defensiva, opção que parece ser a mais indicada.

Com o atacante em campo no segundo tempo contra o Coritiba, o time apresentou uma melhora, passando a atacar também pela esquerda, diminuindo a previsibilidade do primeiro tempo. Com Figueiredo, Alex Teixeira poderia jogar mais próximo de Pedro Raul, preenchendo o espaço no meio-campo que é ocupado por um camisa 10, jogador que está em falta no elenco vascaíno.

É necessário apresentar um fato novo, se reinventar, já que são quatro jogos sem vencer, três deles jogando mal. Com apenas 6 pontos, o Vasco está na 14ª posição, mais próximo da zona de rebaixamento do que da zona de classificação para a Libertadores, situação que causa enorme desconforto a qualquer vascaíno.

Fonte: Lance!

2 comentários
  • Responder

    Vasco com dificuldade de criar?!… Nossa, isso já não é de ontem; dispensaram o vovô sem alternativa alguma, daí criaram esse fiasco. Aquele primeiro tempo foi bizarro, o que foi aquilo???
    Porque a insistência com Pedro Raul? A bola bate nele. Se as substituições acontecessem antes, o que deveria ser no intervalo, talvez desse pra virar. Esse Barbieri é um descansado, acomodado, o Vasco vai de mal a pior.

  • Responder

    Já que o Carabajal não poderá jogar por causa de contrato, eu entraria com o Orellano jogando pelo meio com liberdade, ao invés de substituir o Pec. Deixaria o Jair e o Rodrigo nas posições deles pra dar mais proteção. Fazendo o básico o time engrena, não dá é pra ficar testando posições e ficar sem saber o que fazer em campo.

Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile