Vasco mostra competitividade e tem saldo positivo contra favoritos ao título brasileiro

O Vasco da Gama demonstrou muita intensidade no 1º tempo contra o Palmeiras, mas precisa melhorar o rendimento na etapa final.

Jogadores do Vasco no Maracanã
Jogadores do Vasco no Maracanã (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Nem o vascaíno mais otimista acreditava que o Vasco enfrentaria Atlético-MG e Palmeiras sem perder sequer um jogo. Ambos são apontados como favoritos ao título brasileiro, enquanto o Cruz-Maltino é tratado como uma incógnita. Pois bem, o time saiu invicto dos confrontos e com quatro pontos, podendo até ter sido mais, se não fosse o empate com o Alviverde após estar vencendo por 2 a 0.

O Vasco tem demonstrado muita intensidade no primeiro tempo, jogando de forma inteligente e eficaz. Foi assim na vitória sobre o Atlético-MG, no Mineirão, e também no empate com o Palmeiras, no Maracanã. O Cruz-Maltino soube competir e aproveitou os espaços quando surgiu. Os gols de Pedro Raul e Gabriel Pec foram construídos, de pé em pé, indicando que o trabalho vem sendo bem assimilado pelos jogadores.

Maurício Barbieri sempre bate na tecla de que o Vasco será competitivo e vem demonstrando isso, porém é necessário imprimir essa característica também no segundo tempo. Nos jogos do Campeonato Carioca, contra Fluminense e Flamengo, o Cruz-Maltino conseguiu se impor, mas caiu de rendimento no segundo tempo, situação que se repetiu contra Atlético-MG e Palmeiras.

Isso pode ser explicado pela qualidade do elenco, que até possui talento, mas é recheado de jogadores jovens. O Vasco tem o grupo com a menor média de idade da Série A. No entanto, os mesmos jovens podem e vão amadurecer, aumentando a competitividade desse time ainda em formação. Gabriel Pec é prova disso. Rodrigo foi mal contra o Palmeiras, mas já teve atuações sólidas nos clássicos. A oscilação faz parte.

Apesar de tudo, o saldo é positivo, principalmente considerando o nível dos adversários citados no texto. Fluminense, Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras são apontados como os melhores times do Brasil e possuem elencos com jogadores qualificados e experientes. Só que o Campeonato Brasileiro do Vasco não é contra esses times e a lista de favoritos não possuem tantos outros.

Portanto, o torcedor vascaíno pode sim acreditar que, ao menos, não passará sustos como em anos anteriores. O elenco melhorou, os salários estão em dia e a promessa é por contratações importantes na próxima janela de transferências, que abre em julho. Até lá, o Vasco conta com a confiança de que pode sonhar alto e deixar de lado o complexo de vira-lata.

A prova será na próxima segunda-feira, quando Vasco encara o Bahia, em São Januário. É um confronto direto, já que se trata de um time que “disputa” o mesmo campeonato do Cruz-Maltino. O resultado, mas principalmente o desempenho, podem dar maior direção de onde o time de Barbieri pode chegar. Hoje a manutenção na Série A é uma realidade, não a ideal para um clube da grandeza do Vasco, mas sim para um torcedor que sofreu bastante nos últimos anos.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Entenda o papel de Edu Gaspar na negociação entre Vasco e Evangelos Marinakis

Ex-jogador e executivo do Arsenal, Edu Gaspar tem sido o responsável por intermediar as conversas entre Vasco da Gama e Marinakis.

Marinakis pretende fazer intercâmbio com atletas e profissionais do Vasco na Europa

Bilionário grego que quer investir na SAF so Vasco da Gama, Evangelos Marinakis já tem planos para os atletas Cruzmaltino.

Riquelme confirma retorno ao Vasco após passagem pelo Sport

Cria das categorias de base do Vasco da Gama, Riquelme participou da campanha de acesso do Sport à Série A do Campeonato Brasileiro.

Renato Gaúcho impõe condições para acertar com o Vasco

Renato Gaúcho não abre mão de levar sua comissão técnica para o Vasco da Gama, especialmente dois auxiliares.

Jornalista revela insatisfação de Vegetti sobre tratativas por reajuste salarial no Vasco

O atacante Vegetti recebe R$ 578 mil mensais e tem sondagens para ganhar mais do que o dobro no Vasco da Gama.

Sair da versão mobile