Vasco mantém triste sina como visitante na Sul-Americana
O Vasco da Gama tem apenas uma vitória em jogos como visitante pela Sul-Americana e mantém sina contra o Melgar.

O Vasco chegou a abrir 3 a 1 sobre o Melgar, no Peru, mas o retorno a uma competição continental após quatro anos teve o mesmo fim de outros jogos como visitante na Copa Sul-Americana. O empate em 3 a 3 sacramentou mais um tropeço longe do Rio, onde não venceu adversários estrangeiros.
Em sua oitava participação no torneio, o Cruz-Maltino amarga a nada invejável estatística de 15 jogos como visitante, com apenas uma vitória, que foi contra uma equipe brasileira, o Athletico-PR, em 2007. O dado foi levantado pelo perfil DataFut, no X, e confirmado pela reportagem de O Dia, que detalhou o retrospecto.
No mais, são quatro empates e incríveis 10 derrotas e um aproveitamento de 15,5%. Já contra os estrangeiros, o número é ainda pior, com sete derrotas e quatro empates em 11 partidas. São apenas 12,1% de desempenho.
Nem mesmo em 2011, com o melhor elenco que teve nos últimos anos, isso foi diferente, ao perder os quatro jogos que fez longe do Rio.
Contra o Melgar, o Vasco deu mostras de que mudaria essa triste sina, mas sofreu com a altitude da cidade de Arequipa, a 2.335 metros acima do nível do mar, e sucumbiu no segundo tempo. O capitão Veggeti admitiu que o time sentiu a falta de ar, mas mesmo assim reclamou do resultado.
– Precisamos entender que temos que ganhar em todos os campos pelo peso da camisa. Sabíamos também que aqui teríamos dificuldades com a altitude. Muitas vezes nos sentimos muito sufocados. Fizemos um bom jogo, mas temos que estar mais focados. Acho que não podemos tomar esses gols no final dos jogos – avaliou.
Jogos do Vasco como visitante na Copa Sul-Americana
2025
- Melgar 3×3 Vasco – no Peru
2020
- Caracas 0x0 Vasco – na Venezuela
- Oriente Petrolero 0x0 Vasco – na Bolívia
- Defensa Y Justicia 1×1 Vasco – na Argentina
2018
- LDU 3×1 Vasco – no Equador
2011
- Palmeiras 3×1 Vasco – no Brasil
- Aurora 3×1 Vasco – na Bolívia
- Universitario 2×0 Vasco – no Peru
- Universidad de Chile 2×0 Vasco – no Chile
2008
- Palmeiras 3×0 Vasco – no Brasil
2007
- Athletico-PR 2×4 Vasco – no Brasil
- America 2×0 Vasco – no México
- Lanús 2×0 Vasco – na Argentina
2006
- Corinthians 3×1 Vasco – no Brasil
2003
- São Paulo 2×1 Vasco – no Brasil
Fonte: O Dia
PEDRINHO VC NÃO MANDA NO VASCO? O QUE TÁ FALTANDO PARA DEMITIR CARILLE? CONTRATA LOGO O SAMPAOLI OU LUÍZ CASTRO ANTES QUE SEJA TARDE DE MAIS.
POR FAVOR, OBEDEÇA A TORCIDA VASCAÍNA.
PEDRINHO VC NÃO MANDA NO VASCO? O QUE TÁ FALTANDO PARA DEMITIR CARILLE? CONTRATA LOGO O SAMPAOLI OU LUÍZ CASTRO ANTES QUE SEJA TARDE DE MAIS.
POR FAVOR, OBEDEÇA A TORCIDA VASCAÍNA.