Vasco lidera ranking de pênaltis desperdiçados entre os times da Série A

Nesta temporada, o Vasco da Gama já acumula 5 erros e lidera o ranking de pênaltis desperdiçados entre os times a Série A.

Pedro Raul lamenta pênalti perdido contra o ABC
Pedro Raul lamenta pênalti perdido contra o ABC (Foto: André Durão)

A relação dos times da Série A com a marca da cal neste início de temporada vem sendo recheada de contrastes. Para algumas equipes, os pênaltis têm sido um verdadeiro pesadelo, enquanto para outras representam um verdadeiro sinônimo de gols. Um levantamento feito pelo Espião Estatístico traz os clubes com mais pênaltis a favor e contra, e quem são os times que desperdiçaram o maior número de cobranças em 2023.

O Vasco é o grande exemplo de uma relação abalada com a marca da cal até aqui em 2023. Contabilizando cobranças no tempo regulamentar e disputas de pênaltis, a equipe de Maurício Barbieri já acumula cinco erros e lidera o ranking de pênaltis desperdiçados.

Inclusive, o time carioca acabou eliminado na segunda fase da Copa do Brasil nos pênaltis para o ABC, com cobranças de Pedro Raul e de Orellano para fora. Goiás e Bragantino, ambos com quatro pênaltis perdidos, fecham o top-3. Veja o ranking de cobranças erradas abaixo:

Nº de pênaltis desperdiçados por times da Série A

Pênaltis desperdiçados por times da Série A
Pênaltis desperdiçados por times da Série A (Foto: ge)

Com tantos erros na marca do pênalti, o Vasco também tem o representante com mais cobranças desperdiçadas entre os todos os jogadores de times da Série A: Pedro Raul, que perdeu todos os três pênaltis que cobrou até aqui com a camisa do Gigante da Colina. Além do centroavante vascaíno, apenas Luis Suárez, do Grêmio, e Artur, do Bragantino, com dois erros, perderam mais de uma cobrança até aqui.

O Flamengo, por outro lado, é o time com mais pênaltis cometidos na temporada, com cinco. Foram três no Mundial de Clubes, um no clássico contra o Vasco, pelo Carioca; e um na final da Supercopa, contra o Palmeiras. No entanto, o goleiro Santos conseguiu defender duas delas: a de Pedro Raul, na derrota por 1 a 0, na 10ª rodada da Taça Guanabara, e a de Maalou, na vitória por 4 a 2 sobre o Al Ahly, pela disputa do 3º lugar do Mundial.

O Fortaleza é o segundo colocado do ranking, com quatro pênaltis cometidos. Santos, Bahia e Corinthians dividem o terceiro lugar, com três cada.

Seis equipes da Série A ainda não cometeram nenhuma penalidade em 2023: Athletico-PR, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense e Internacional.

Nº de pênaltis cometidos por equipe

Pênaltis cometidos por clubes da Série A
Pênaltis cometidos por clubes da Série A (Foto: ge)

Em relação aos pênaltis a favor, quem aparece no topo da lista, de forma isolada, é Bahia, com sete. O último deles aconteceu na última quarta-feira na vitória do Tricolor de Aço por 3 a 0 contra o CRB, com cobrança convertida por Everaldo. Flamengo, Fluminense e Palmeiras aparecem logo atrás, todos com cinco.

Botafogo, Corinthians e Goiás são os únicos times da Série A que ainda não tiveram nenhum pênalti a favor marcado durante o tempo regulamentar na temporada.

Nº de pênaltis a favor por time da Série A

Pênaltis a favor por time da Série A
Pênaltis a favor por time da Série A (Foto: ge)

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Jamaal é o novo reforço do basquete do Vasco
Jamaal projeta estreia do Vasco no NBB contra o Flamengo

O armador americano Jamaal destaca a importância do jogo para o Vasco da Gama e espera boa estreia contra o Flamengo.

Maicon no aquecimento para o jogo contra o Vitória
Vasco tem 7 jogadores em fim de contrato; veja a lista

Sete jogadores têm contrato se encerrando com o Vasco da Gama nesta temporada, sendo que três são titulares.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Conselho do Vasco aprova último ano da gestão Salgado com ressalvas

Com ressalvas, o Conselho Deliberativo do Vasco aprovou as contas de 2023, último ano da gestão de Jorge Salgado.

Troféu da Copa do Brasil
Copa do Brasil: julgamento de ações de Vasco e Corinthians será nesta sexta-feira

O STJD marcou o julgamento das ações de Vasco e Corinthians contra o adiamento de jogos pela Copa do Brasil, para esta sexta-feira.

Kaio Magno em treino do Vasco
Kaio Magno encerra carreira e abre empresa de marketing

Ex-Vasco e irmão de Talles Magno, Kaio Magno afirmou que já faturou quase 100 mil dólares em três meses com sua empresa.