Vasco é o líder com menos pontos na 26ª rodada desde 2006

O Vasco abriu mais um ponto de vantagem na liderança após o fim da 26ª rodada do Brasileirão.

O Vasco abriu mais um ponto de vantagem na liderança após o fim da 26ª rodada do Brasileirão. A diferença, que era de um para o São Paulo, passou a ser de dois para o Corinthians. No entanto, em comparação com as edições desde 2006, quando o campeonato passou a ter o formato atual, com 20 clubes, o time de São Januário é o líder com o menor número de pontos (49) a esta altura.

Em 2010, Fluminense estava com 51 pontos nessa rodada. Em 2009, 2008 e 2006, os times que encabeçavam a tabela totalizavam 50 pontos, com Palmeiras, Grêmio e São Paulo, respectivamente. Já em 2007, o Tricolor Paulista somava 57.

Outra diferença em relação às últimas cinco edições é a ausência de equipes de fora do eixo Rio-São Paulo. Pela primeira vez, o G-4 da 26ª rodada só tem times cariocas e paulistas.

Nas últimas cinco edições, pelo menos dois times que estavam no G-4 na 26ª rodada também estavam ali no fim do campeonato. Em 2006, foram os mesmos quatro times.

Apesar de ter aumentado em dois pontos em relação à 25ª rodada, a diferença entre o líder e o quarto colocado ainda é menor do que nos anos anteriores: quatro pontos separam Vasco e Botafogo. Nos outros anos, na 26ª rodada, a menor diferença era da edição de 2009, com seis pontos separando o líder Palmeiras (50) e o Inter (44), no quarto lugar.

Em relação à diferença para o vice-líder – dois pontos entre Vasco e Corinthians – a distância é a segunda mais curta. Em 2008, só um ponto separava o líder Grêmio (50) do Palmeiras, segundo colocado (49).

histórico classificação G4 26 (Foto: arte esporte)

De olho na parte de baixo da tabela, o América-MG somou 19 pontos até o momento. O desempenho do Coelho só é melhor que o de seu homônimo do Rio Grande do Norte em 2007. Naquele ano, o América-RN tinha somente 11 pontos na 26ª rodada. Em todas as outras quatro edições, o lanterna tinha mais do que 20.

Desde 2007, sempre houve alguma mudança nos integrantes do Z-4 entre a 26ª e a 38ª rodada. Nos últimos dois anos, mudaram dois integrantes, salvando-se Botafogo e Fluminense em 2009 e Atlético-GO e Atlético-MG em 2010. Em 2008, o Tricolor escapou, caindo o Figueirense, e, em 2007, o Náutico trocou de lugar com o Corinthians, que acabou rebaixado. Em 2006, o quarteto não mudou nas últimas 12 rodadas.

 

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Paiva analisa estreia de Dominguez no time titular do Vasco e sai em defesa de Maicon

Treinador do Vasco da Gama analisou as atuações de Maxime Dominguez e de Maicon, no empate entre o Cruzmaltino e o Juventude.

Confira as chances do Vasco de Libertadores e permanência na Série A

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Rafael Paiva lamenta empate do Vasco contra o Juventude: ‘Tinha que ganhar’

O treinador Rafael Paiva lamentou o resultado e afirmou que gol sofrido muito cedo, desestabilizou a equipe vascaína.

Coutinho e Payet juntos? Paiva espera cenário tranquilo para escalar dupla

Em entrevista coletiva, Rafael Paiva revela que espera cenário tranquilo para escalar Coutinho e Payet juntos no Vasco da Gama.

Rafael Paiva analisa empate do Vasco contra o Juventude; veja a entrevista coletiva

O técnico Rafael Paiva afirmou que o jogo do Vasco da Gama não encaixou e lamentou o resultado contra o Juventude.

Sair da versão mobile