Vasco o líder dos gols bonitos

Como se não bastasse a campanha irretocável, com 100% de aproveitamento, o Vasco é também o líder dos gols bonitos.

O Vasco está encantando não só seus torcedores, mas os que gostam do futebol de primeira. Como se não bastasse a campanha irretocável, com 100% de aproveitamento, é também o líder dos gols bonitos. Dos nove que marcou nos quatro jogos, três foram pinturas de artistas premiados. A começar pelo de bicicleta que o artilheiro Alecsandro marcou no Canindé no 1 a 0 na Portuguesa.

Na vitória de ontem, a beleza dos gols foi em dose dupla. Logo aos sete minutos, observei no semblante de Falcão, técnico do Bahia, que dominou como poucos o meio-campo do Internacional, da Roma e da seleção brasileira nos anos 70 e 80, que ele pressentia o pior para o seu time. Quando Titi fez a falta em Diego Souza e levou o primeiro amarelo logo aos sete minutos, confirmou-se a previsão.

Juninho ajeitou a bola com a calma habitual, olhou bem a posição da barreira, recuou poucos passos e com o toque suave que dá sempre, mandou no ângulo direito, com precisão suíça e pontualidade britânica. O gesto do goleiro Marcelo Lomba, que se ajoelhou e ficou olhando a bola descair na rede, não poderia ter resumido melhor a cobrança. Vasco 1 a 0.

Diego Souza não fez por menos. Na reposição precisa do pé direito do goleiro Fernando Prass – outra grande figura -, a bola caiu no peito de Diego Souza, que tabelou com Alecsandro e recebeu à frente para iniciar a grande arrancada. Depois de driblar dois marcadores, o toque sútil, de alta categoria, encobrindo o goleiro, outra vez sem defesa. Vasco 2 a 0, aos 31 minutos.

O Vasco voltou ainda mais seguro no segundo tempo. Com o domínio consciente de marcação perfeita e contra-ataques em que poderia ter ampliado a vantagem. O Bahia tentou de tudo, até escalando quatro atacantes, mas quando Júnior conseguiu o gol, aos 49 minutos, era o último lance e o jogo terminou, sem tempo nem mesmo para nova saída.

As mudanças do Vasco no segundo tempo mantiveram o equilíbrio do time. Dedé entrou aos nove minutos, depois de dois meses fora, porque Rodolfo sentiu o joelho. O retorno do zagueiro foi discreto. Carlos Alberto substituiu Diego Souza aos 19 e os torcedores do Bahia o vaiaram porque ele não deu um passe, não fez um gol e ficou a maior parte dos meses em tratamento no clube em 2011.

A última substituição foi a de Tiago Feltri, aos 34, quando Felipe estava cansado, depois de contribuir, outra vez, com grande desempenho. O técnico Cristóvão Borges resumiu: “O time marcou mais, ocupou bem os espaços, saiu com mais rapidez nos contra-ataques e soube se impor. Passamos por um adversário que vai dar muito trabalho a todos os outros que jogarem em Salvador”.

Rômulo voltou ontem dos Estados Unidos, onde se saiu muito bem nos jogos da seleção e fez o primeiro gol no jogo de sábado com a Argentina. Será um grande reforço para o time tentar domingo a quinta vitória consecutiva, em São Paulo, com o Palmeiras. O Vasco vai tentar igualar o recorde que conseguiu há 24 anos, quando ganhou os cinco primeiros jogos no campeonato de 1988.

Nos 2 a 1 de ontem sobre o Bahia, o Vasco repetiu o que havia feito nos anos 76, 78 e 79, quando venceu os quatro primeiros jogos do campeonato. O Bahia, que ainda não ganhou – 2 derrotas e 2 empates -, completou seis jogos sem vencer, com as derrotas na Copa do Brasil em que foi eliminado nas quartas de final.

blog do deni menezes

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo contra o Atlético-GO
Vasco conta com ‘fator Rafael Paiva’ para quebrar mais uma escrita na temporada

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva terá a missão de pôr fim a mais um tabu da equipe, desta vez contra o São Paulo.

Werley em ação pelo Vasco contra o Resende em 2019
Werley relembra passagem pelo Vasco e revela mágoa com saída

Aposentado do futebol, o ex-zagueiro Werley defendeu as cores do Vasco da Gama entre os anos de 2018 e 2020.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo discorda do esquema tático do Vasco, mas confia no trabalho de Rafael Paiva

Ex-atacante do Vasco da Gama, Edmundo sugeriu uma nova formação para a equipe de Rafael Paiva, mas não deixou de elogiar o treinador.

Léo em lance com Paulinho em Atlético-MG x Vasco
Atlético-MG monta operação especial para ter Paulinho contra o Vasco

Jogador revelado no Vasco da Gama, mas que hoje defende o Atlético-MG, Paulinho tem sofrido com lesões na temporada.

Pedrinho e Leila Pereira segurando camisa do Vasco
Leila Pereira afirma que Crefisa, especulada no Vasco, não patrocinará outro clube

Presidente do Palmeiras e da Crefisa, Leila Pereira foi enfática ao dizer que a companhia não irá investir em nenhuma equipe.