Vasco retorna à Libertadores: a estreia é hoje

Por muito tempo o Vasco sonhou disputar novamente uma partida de Libertadores. A espera acabou.

Foram 3.906 dias, 558 semanas, 128 meses, quase 11 anos. Por muito tempo o Vasco sonhou disputar novamente uma partida de Libertadores. A espera acabou. O time cruz-maltino entra no gramado de São Januário, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), para enfrentar o Nacional do Uruguai, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo 5 da competição. Embora o grupo faça o máximo para conter a ansiedade, ela está presente na torcida, que cria enorme expectativa e planeja comemorar o título, repetindo 1998.

A última vez que o Vasco disputou uma partida de Libertadores foi no dia 30 de maio de 2001, quando perdeu por 3 a 0 para o Boca Juniors em La Bombonera e foi eliminado nas quartas de final na sétima vez em que esteve na competição. Naquele momento, o clube vivia mais um período de “lei da mordaça”, com os jogadores proibidos de dar entrevistas e veto na circulação de alguns veículos de imprensa em São Januário. Desde então, o clube viveu momentos de muitas dificuldades e poucos títulos. Conquistou o Campeonato Carioca de 2003 e afundou em problemas financeiros.

Em 2008, passou por uma profunda reformulação em sua administração. Roberto Dinamite venceu Eurico Miranda nas urnas e tornou-se presidente. No entanto, viu o time do qual é o maior ídolo cair para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, o Vasco conquistou o título da Série B e, depois de ajustes em 2010, foi campeão da Copa do Brasil de 2011, garantindo a volta à Libertadores. Embora ainda enfrente problemas para cumprir seus pagamentos, o Vasco hoje vive um momento de otimismo, com reforma de sua sede e a consolidação de um time que se firma entre os principais do país, o que o credencia a sonhar com o bicampeonato sul-americano.

O colombiano José Buitrago será o árbitro do jogo, auxiliado por seus compatriotas Humberto Clavijo e Wilmar Navarro. A Rede Globo transmite a partida ao vivo para os estados do RJ, MG, ES, TO, MS, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, DF e a cidade de Florianópolis. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.
header as escalações 2

Vasco: Cristóvão Borges decidiu mandar a campo os experientes Juninho e Felipe juntos no time titular para dar mais qualidade ao passe e fazer a bola chegar aos atacantes com maior frequência. A maior novidade é a escalação do lateral Max, de 21 anos. O goleiro Fernando Prass retorna ao time após se recuperar de um corte no joelho esquerdo. O Vasco deve atuar com a seguinte formação: Fernando Prass, Max, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano e Felipe; Diego Souza e Alecsandro.

Nacional: o técnico Marcelo Gallardo optou por escalar uma equipe que prima pela velocidade, por considerar que essa é uma característica forte do Vasco. Com isso, o ex-vascaíno Jadson Viera e Recoba ficarão no banco. O veterano meia estava com problemas musculares, mas se recuperou e vai para o jogo. Time: Burián, Nuñez, Scotti, Rolín e Placente; Matías Cabrera, Santiago Romero, Maximiliano Calzada e Israel Damonte, Vicente Sánchez e Viudez.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Vasco: o lateral-direito Fagner cumpre suspensão por ter sido expulso no último jogo do Vasco pela Copa Sul-Americana. O volante Allan sofreu um estiramento muscular. O atacante Eder Luis passou por uma cirurgia no pé esquerdo e o volante Romulo ainda se recupera de um edema ósseo no pé direito.

Nacional: o time uruguaio não tem problemas de lesão ou disciplina e terá sua melhor formação em campo.

header fique de olho 2

Vasco: personagem da conquista de 1998, Juninho disputa a terceira Libertadores pelo Vasco como símbolo de experiência. O Reizinho é a referência na organização das jogadas ofensivas da equipe.

Nacional: Viudez é considerado um atacante com potencial. O jogador é muito elogiado pela imprensa local e promete infernizar a defesa vascaína.

header o que eles disseram
Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “A gente procura controlar, mas existe pressão e cobrança. Nós temos dois jogos seguidos em casa e vamos buscar a vitória para nos adiantar na tabela. É sempre importante fazer uma estreia com vitória.”

Scotti, zagueiro do Nacional: “O Vasco é uma equipe muito boa, que chegou às semifinais da Copa Sul-Americana. Espero que vá ser um bom jogo e que a gente estreie com uma vitória.”
header números e curiosidades

* O Vasco leva vantagem nos 17 jogos contra o Nacional. Foram dez vitórias cruz-maltinas, com dois empates e cinco derrotas. O time brasileiro marcou 26 gols e sofreu 21.

* O Nacional foi um dos adversários do Vasco na campanha da conquista do Campeonato Sul-Americano de 1948, disputado no Chile. O Expresso da Vitória venceu por 4 a 1, com gols de Ademir Menezes, Maneca, Danilo e Friaça.

* Esta será a quinta vez que as duas equipes se enfrentam no Rio de Janeiro, e o Vasco venceu todos os duelos até o momento. Em São Januário foram dois triunfos, ambos por 1 a 0, em 1997 (Supercopa dos Campeões da Libertadores) e 1999 (Copa Mercosul).

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)

Vasco e Nacional se enfrentaram pela última vez em 7 de setembro de 1999, em Montevidéu, pela fase de grupos da extinta Copa Mercosul. Os uruguaios venceram por 3 a 0 com três gols de Milton Núñez, aos três e aos 16 minutos do primeiro tempo e aos 18 minutos do segundo tempo.

Curta nossa fan page no facebook

globo esporte

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.