Vasco lança camisas criadas com uso de inteligência artificial
Intituladas de ''Cruz da Resistência'' e ''Camisas Negras 2.0'', peças são uma parceria entre o Vasco da Gama e o Mercado Bitcoin.
O Vasco da Gama e o Mercado Bitcoin (MB), que possuem uma parceria de fan token, anunciaram uma ação que usou Inteligência Artificial (IA) para criar duas novas camisas do time. O público pode participar escolhendo sua versão favorita entre 27 de outubro e 3 de novembro.
Para participar, é preciso preencher o formulário na página oficial da campanha, votar na camisa favorita e ir ao jogo do Vasco x América-MG, que será realizado no dia 12 de novembro, para retirar a camisa vencedora no estande oficial do MB, em São Januário. Serão apenas 500 camisas disponíveis para resgate.
”Nossa parceria com o Vasco da Gama já vem se consolidando de forma duradoura e esse projeto para homenagear os torcedores do Gigante da Colina possibilitou executar uma estratégia com foco em diversidade e a representatividade e que usa como recurso de criação das novas camisas a inovação. Além disso, a iniciativa também contribui para levar educação financeira para as categorias de base e colaboradores”, diz Inaiara Florêncio, diretora de Branding, Content e Influência do MB.
Para desenvolver o design das camisas, três programas de Inteligência Artificial (MidJourney, ChatGPT e o Runaway) foram utilizados para alimentar uma quarta IA com informações de momentos importantes da história do Vasco e inspirações marcantes dos uniformes.
A primeira versão, nomeada ”Cruz da Resistência” foi alimentada com as histórias de glórias, lutas e vitórias dos anos de 1923, 1924 e 1927, que marcam o ano do primeiro título carioca da equipe, a Resposta Histórica e a Inauguração de São Januário, respectivamente.
A outra opção, chamada de ”Camisas Negras 2.0”, resultou em uma releitura da camisa usada em 1923 pelo icônico elenco do Vasco, formado por negros e operários, que marcou a história do futebol brasileiro.
A campanha ”Muito Amor Investido” foi idealizada pela Gana, agência de publicidade full service e parceira do MB, que desenvolveu toda a campanha e deu vida para o conceito e produção das camisas.
”Nós pensamos nas camisas como uma forma de homenagear e recompensar os torcedores que investem tempo, dinheiro, amor e dedicação em seu time do coração. Com isso em mente, tivemos a ideia de trazer a Inteligência Artificial como um ativo para o processo de criação das camisas e reforçar o que está no DNA do MB”, explica Ary Nogueira, Co-fundador e Co-CCO da Gana, agência de publicidade que desenvolveu a campanha.
A tokenizadora do MB lançou em 2020 Vasco Token (MBVASCO01), representação digital de partes de direitos do clube ao mecanismo de solidariedade da Fifa, que garante porcentagens financeiras em relação às transferências (nacionais ou internacionais) de jogadores formados na base do time.
Na prática, isso significa que, a cada transferência de jogadores como Philippe Coutinho e Douglas Luiz, quem possui o Vasco Token é remunerado com uma parte do valor da transação. Ainda, existem cláusulas de performance para alguns jogadores, que podem resultar em pagamentos extras pelos clubes e, consequentemente, para quem investe no Vasco Token.
Para adquirir o MBVASCO01, basta abrir uma conta na plataforma do MB e comprar o ativo.
Fonte: Portal do Bitcoin – Uol