Vasco lança camisa ‘Negritude’ em celebração ao Novembro Negro

O novo uniforme apresentado pelo Vasco da Gama resgata conquistas históricas do Clube dentro e fora dos gramados.

Novo uniforme do Vasco da Gama
Novo uniforme do Vasco da Gama (Foto: Divulgação)

O mês de novembro marca, em todo o Brasil, um período de reflexão e luta contra o racismo, em defesa da igualdade racial e da valorização da história, da cultura e da representatividade do povo preto. No Vasco da Gama, esse legado não é uma pauta recente, mas sim um compromisso que atravessa gerações.

Em comemoração ao Novembro Negro, o Gigante da Colina lança nesta sexta-feira (07/11), na Loja Gigante da Colina de Copacabana, a camisa “Negritude”, desenvolvida em parceria com a Braziline. O projeto resgata conquistas históricas, amplia debates contemporâneos e celebra a negritude dentro e fora dos gramados.

— O Vasco tem uma trajetória que se confunde com a própria luta por igualdade no esporte e na sociedade. Cada iniciativa como essa reafirma o que somos: um clube que reconhece seu passado, valoriza sua história e se posiciona com coragem diante das causas que importam. A “Negritude” é mais do que uma camisa, é um símbolo de respeito, orgulho e continuidade desse compromisso — destaca Carlos Amodeo, CEO da Vasco SAF.

A estética adotada na coleção tem forte influência na tradição dos Tecidos Kente e dos Adinkras, símbolos visuais originários do povo Ashanti, de Gana, referências essas que conectam moda, história e filosofia na construção de uma identidade negra afirmativa e orgulhosa.

— A parceria com a Braziline reforça um compromisso que vai além do campo: o de usar a força da nossa marca para inspirar, valorizar e provocar reflexão. Essa camisa é símbolo de orgulho, ancestralidade e representatividade, e mostra que o Vasco segue à frente, com propósito e coerência com sua história — complementa João Vitor Assunção, Diretor de Negócios do Vasco da Gama.

Inspirada no Dandismo Negro, movimento que usa sofisticação e estilo como afirmação social e ferramenta de resistência, a camisa Negritude traduz o conceito de vestir-se como ato político, existir com elegância como resposta a séculos de opressão. Essa expressão, inclusive, tem ganhado destaque mundial na moda, chegando a espaços como o Met Gala.

— É um prazer apresentar ao mercado esta parceria com o Vasco, que valoriza a cultura brasileira, destacando personagens e essa história de representatividade, na qual a Braziline é pioneira. Reforça o nosso compromisso e o nosso propósito de vestir a torcida com paixão e inspiração — afirma Carlo Mossi, Diretor de Negócios da Braziline.

Mais do que uma campanha de conscientização, o Novembro Negro vascaíno é um manifesto de quem carrega, desde sempre, o DNA da luta. É o clube que transformou a história do futebol brasileiro abrindo portas e derrubando barreiras. É o Gigante da Colina mais uma vez convocando todos a seguirem juntos por um país mais justo.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Confira de chances do Vasco se classificar para Libertadores

Com a derrota no clássico para o Botafogo, o Vasco da Gama diminuiu suas chances de conquistar a vaga na Libertadores.

Treinador do Vasco Sub-17 projeta final da Copa Rio contra o Flamengo

O primeiro duelo da grande decisão entre Vasco da Gama e Flamengo acontece neste domingo (9), às 15h, na Gávea.

Irregularidade de Tchê Tchê no Vasco desafia Diniz a manter meia no time titular

Volante do Vasco da Gama, Tchê Tchê teve uma queda de rendimento nos últimos jogos do Cruzmaltino no Brasileiro.

Vaga na Libertadores se torna vital para Vasco trazer reforços de peso

Vasco da Gama espera disputar a principal competição continental da América do Sul para definir as contratações de 2026.

Hugo Moura e Tchê Tchê brigam por titularidade no Vasco

Meio-campo do Vasco da Gama deve ter Cauan Barros e mais um volante que será escolhido pelo técnico Fernando Diniz

Vasco tenta encerrar jejum de 15 anos sem vencer o Juventude

Vasco da Gama enfrenta o Juventude neste sábado (8), às 18h, em São Januário, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sem posição definida, Matheus França busca afirmação no Vasco de Diniz

Jogador de ataque chegou ao Vasco da Gama no meio do ano e tem atuado mais como volante nos times escalados por Fernando Diniz.

Ex-Vasco, Bernardo pode reforçar equipe recém-promovida à elite na Paraíba

Jogador com passagem pelo Vasco da Gama em 2011, Bernardo negocia com o Atlético-PB, atual vice-campeão da segunda divisão do estadual.

Vasco prioriza contratação de volante para 2026

Vasco da Gama já está mapeando o mercado em busca de alternativas para a posição de volante, considerada uma das carências do atual elenco.

Vasco terá reforços e mudanças na escalação contra o Juventude

Com Nuno Moreira e Paulo Henrique de volta, o Vasco da Gama terá mudanças na escalação para a partida diante do Juventude, pelo Brasileiro.