Vasco, Ituano ou Bahia podem subir com a 2ª menor pontuação da história da Série B

O time que subiu com a menor pontuação na história da Série B foi o Vitória, quando, na edição 2007, somou apenas 59 pontos.

Nenê durante o jogo contra o Sampaio Corrêa
Nenê durante jogo contra o Sampaio Corrêa pela Série B 2022 (Foto: André Durão/ge)

Em uma edição de Série B com 120 empates em 37 rodadas, um dos reflexos foi a baixa pontuação de quase todos os times do pelotão da frente. Com exceção ao Cruzeiro, com 75 pontos, os outros clubes da primeira metade da tabela têm pontuações bem inferiores em comparação a outros anos.

Um exemplo disso é o Grêmio ter subido com três rodadas de antecedência ao conquistar 61 pontos. Desde 2006, quando o formato atual de 20 times foi estabelecido na Segundona, esta pontuação, com 16 vitórias, só seria suficiente para subir nas edições de 2007, 2013 e 2018.

Na rodada final, que será disputada neste domingo, Bahia, Vasco, Ituano e Sport disputarão as duas vagas restantes na Série A do Brasileiro. A depender dos resultados, os dois times que subirem podem entrar na galeria das menores pontuações da história dos acessos da Série B.

O clube que subiu com a menor pontuação foi o Vitória em 2007, com 59 pontos. Em uma combinação rara de resultados, Bahia, Vasco ou Sport podem tomar este posto do Leão da Barra, pois ficariam com 59 pontos e 16 vitórias, duas a menos que o time baiano há 15 anos.

Neste cenário, Bahia ou Vasco subiriam com derrota, beneficiando-se de outros resultados favoráveis. O Sport também poderia subir com 59 pontos, mas como tem 56, só conseguirá se vencer e contar com diversas combinações na rodada final.

Outros cenários, estes mais prováveis, são de times subindo com 60 pontos, marca que garante o acesso nesta edição. Bahia e Vasco, que tem 59 pontos, sobem com o empate, sem depender de outros jogos. O Ituano, que está com 57, também conseguirá o acesso se vencer e chegar aos 60 pontos, ultrapassando o cruz-maltino, adversário que enfrenta no confronto direto.

Para se ter uma ideia da baixa pontuação desta edição, já teve time com 71 pontos que não subiu para a Série A. Foi o São Caetano na Série B de 2012, quando ficou na 5ª posição, por ter uma vitória a menos que Athletico-PR e Vitória, que subiram com os mesmos 71 pontos.

No ano passado, o CSA terminou em 5° com 62 pontos, dois a menos que o Avaí, o quarto colocado. Com os mesmos 62 pontos, os alagoanos, que em 2022 brigam contra o rebaixamento, conseguiriam o acesso na edição deste ano.

Pontuação dos times que lutam por acesso nesta Série B

Classificação da luta pelo acesso 2022

Times que subiram com menos pontos na história da Série B

Piores pontuações em acessos na Série B

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Fortaleza

No confronto entre Vasco da Gama x Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, o Clube Carioca tem lucro de mais de R$ 200 mil.

Romario comemora 18 anos do seu milésimo gol: ‘Deixei meu nome na história’

Nesta terça-feira (20), Romário comemora 18 anos do seu milésimo gol, que aconteceu com a camisa do Vasco da Gama contra o Sport.

Thiago Maciel relembra participação no milésimo de Romário pelo Vasco

O ex-lateral-direito Thiago Maciel foi o autor do cruzamento que deu origem ao pênalti cobrado por Romário a favor do Vasco.

Daniel Amorim é a aposta do Operário-PR para o jogo contra o Vasco

O atacante Daniel Amorim reencontra o Vasco da Gama e São Januário, sendo a principal arma do Operário-PR no duelo.

Vegetti é a principal esperança do Vasco para avançar na Copa do Brasil

Artilheiro do Vasco na temporada, Vegetti é a principal esperança da torcida para balançar a rede contra o Operário-PR.

Veja fatores que motivam o Vasco para o mata-mata contra o Operário-PR

O Vasco recebe o Operário-PR nesta terça-feira em São Januário para disputar uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Vegetti lidera estatísticas do Brasileiro desde sua estreia pelo Vasco

As estatísticas de Vegetti no Campeonato Brasileiro são superiores em comparação a outros atletas da mesma posição.

Tranquilidade ou pressão? O que esperar do jogo Vasco x Operário em São Januário?

Após empate na ida, Vasco x Operário-PR disputam uma vaga nas oitavas da Copa do Brasil, em São Januário; veja o que esperar do jogo.

Vasco reencontra Operário-PR com mudanças dentro e fora de campo

Com mudanças, o Vasco da Gama busca a vitória diante do Operário-PR para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil.

Olho no rival! Escalação do Operário-PR contra o Vasco

Confira a escalação do Operário-PR para o jogo contra o Vasco da Gama, nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Sair da versão mobile