Vasco, Ituano ou Bahia podem subir com a 2ª menor pontuação da história da Série B

O time que subiu com a menor pontuação na história da Série B foi o Vitória, quando, na edição 2007, somou apenas 59 pontos.

Nenê durante o jogo contra o Sampaio Corrêa
Nenê durante jogo contra o Sampaio Corrêa pela Série B 2022 (Foto: André Durão/ge)

Em uma edição de Série B com 120 empates em 37 rodadas, um dos reflexos foi a baixa pontuação de quase todos os times do pelotão da frente. Com exceção ao Cruzeiro, com 75 pontos, os outros clubes da primeira metade da tabela têm pontuações bem inferiores em comparação a outros anos.

Um exemplo disso é o Grêmio ter subido com três rodadas de antecedência ao conquistar 61 pontos. Desde 2006, quando o formato atual de 20 times foi estabelecido na Segundona, esta pontuação, com 16 vitórias, só seria suficiente para subir nas edições de 2007, 2013 e 2018.

Na rodada final, que será disputada neste domingo, Bahia, Vasco, Ituano e Sport disputarão as duas vagas restantes na Série A do Brasileiro. A depender dos resultados, os dois times que subirem podem entrar na galeria das menores pontuações da história dos acessos da Série B.

O clube que subiu com a menor pontuação foi o Vitória em 2007, com 59 pontos. Em uma combinação rara de resultados, Bahia, Vasco ou Sport podem tomar este posto do Leão da Barra, pois ficariam com 59 pontos e 16 vitórias, duas a menos que o time baiano há 15 anos.

Neste cenário, Bahia ou Vasco subiriam com derrota, beneficiando-se de outros resultados favoráveis. O Sport também poderia subir com 59 pontos, mas como tem 56, só conseguirá se vencer e contar com diversas combinações na rodada final.

Outros cenários, estes mais prováveis, são de times subindo com 60 pontos, marca que garante o acesso nesta edição. Bahia e Vasco, que tem 59 pontos, sobem com o empate, sem depender de outros jogos. O Ituano, que está com 57, também conseguirá o acesso se vencer e chegar aos 60 pontos, ultrapassando o cruz-maltino, adversário que enfrenta no confronto direto.

Para se ter uma ideia da baixa pontuação desta edição, já teve time com 71 pontos que não subiu para a Série A. Foi o São Caetano na Série B de 2012, quando ficou na 5ª posição, por ter uma vitória a menos que Athletico-PR e Vitória, que subiram com os mesmos 71 pontos.

No ano passado, o CSA terminou em 5° com 62 pontos, dois a menos que o Avaí, o quarto colocado. Com os mesmos 62 pontos, os alagoanos, que em 2022 brigam contra o rebaixamento, conseguiriam o acesso na edição deste ano.

Pontuação dos times que lutam por acesso nesta Série B

Classificação da luta pelo acesso 2022

Times que subiram com menos pontos na história da Série B

Piores pontuações em acessos na Série B

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Sair da versão mobile