Vasco inicia temporada com Zé Ricardo e mais 5 novidades na comissão técnica

Após promover intensa reformulação, Vasco da Gama inicia a temporada com nova comissão técnica recheada de caras novas.

Cléber dos Santos e Zé Ricardo no Vasco em 2018
Cléber dos Santos e Zé Ricardo no Vasco em 2018 (Foto: Carlos Gregorio Jr/Vasco)

O fim da temporada 2021 provocou muitas mudanças no elenco do Vasco, que se reapresentou na última semana sem a presença de 17 jogadores que disputaram a Série B no ano passado. Mas não só o grupo sofreu alterações. A comissão técnica do futebol profissional começa 2022 com seis caras novas, a começar pelo técnico Zé Ricardo.

Aos 50 anos, Zé Ricardo voltou ao Vasco para sua segunda passagem como treinador. Na primeira, entre 2017 e 2018, pegou o time em situação delicada no Campeonato Brasileiro e o conduziu à Libertadores. Foi a última participação do clube carioca na competição.

A relação de Zé com o Vasco, no entanto, é mais antiga. Na década de 90 ele foi treinador das categorias de base do futsal do clube, quando começou sua carreira como técnico.

Quando decidiu voltar ao Vasco o treinador estava no Catar, onde liderou o Qatar SC em sete jogos. Antes, teve passagens por Internacional, Fortaleza e Botafogo no Brasil. A primeira missão é encontrar uma identidade para o time, que terminou 2021 longe do objetivo que era o acesso à Série A.

– Tenho uma ideia de como queremos jogar. Entendo que houve essa dificuldade de identidade do grupo. Estamos fazendo um levantamento dos 38 jogos da Série B, a forma como foram jogados, como levamos os gols… É lógico que não quero falar muito sobre o ano passado com meus jogadores, até porque boa parte chegou agora e não temos que levar carga negativa. Mas internamente a gente levanta os motivos que hipoteticamente nos fizeram não chegar aos objetivos – disse o técnico em coletiva no último sábado.

Além da comissão técnica, o departamento de futebol sofreu mudanças administrativas. Carlos Brazil, que comandou o futebol de base cruzmaltina entre 2018 e 2021, assumiu como gerente geral, e Eduardo Húngaro ocupou o cargo recém-criado de coordenador técnico. Na supervisão do futebol, Clauber Rocha, com passagens pelas bases do Vasco e da seleção brasileira, deixou o Corinthians, onde estava com Brazil e Húngaro, para entrar no lugar de Rodrigo Ramos, que tinha chegado ao Vasco pelas mãos do ex-diretor Alexandre Pássaro.

O último técnico do Vasco havia sido Fernando Diniz, demitido em novembro, antes mesmo do fim da Série B, quando acabaram as chances de acesso. Na última temporada, o clube ainda foi treinado por Marcelo Cabo e Lisca. Veja outras mudanças na comissão:

Cleber Santos

Cleber dos Santos está em sua terceira passagem pelo Vasco e substitui o antigo auxiliar Eduardo Zuma, que trabalhava com o treinador Fernando Diniz. Formado em Educação Física, o profissional começou a carreira no Flamengo, onde treinou as categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Quando Cleber treinou o time sub-13, Zé Ricardo o auxiliava.

O auxiliar passou ainda por Audax-SP e Audax-RJ, tendo chances também como treinador, até chegar à comissão técnica permanente do Vasco em 2014. Dois anos depois, Zé Ricardo deixou a base do Flamengo para ser efetivado no profissional e levou consigo Cleber. Os dois passaram juntos por Vasco, Botafogo, Fortaleza, Internacional e Qatar SC até chegarem mais uma vez ao clube cruzmaltino.

Sandro Gomes

O profissional chega ao Vasco para o lugar de Yan Razera, ligado também a Fernando Diniz. Sandro Gomes veio do Flamengo a pedido de Zé Ricardo. O analista de desempenho trabalhou na Gávea entre 2011 e 2015 e voltou ao clube rubro-negro em 2019, fazendo parte das equipes de Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni e Renato Gaúcho.

Não é a primeira vez que Sandro trabalha no Vasco, onde havia sido analista tático de 2015 a 2018. Ele atuou ainda como auxiliar técnico na Cabofriense e analista de desempenho na seleção brasileira sub-15.

Emilio Faro

Emílio Faro chegou ao Vasco para o lugar de Fábio Cortez e será o auxiliar permanente do clube. Ele Ele fez carreira no Botafogo, onde trabalhava como preparador físico. Em 2016, foi promovido a auxiliar de Jair Ventura no Botafogo e depois acompanhou o treinador por vários clubes, como Santos, Corinthians, Sport e Chapecoense.

Fabio Eiras

Substituto de Wagner Bertelli, o preparador físico Fabio Eiras veio do Botafogo, onde foi coordenador do Núcleo de Saúde e Performance no segundo semestre de 2021. Ele também foi um pedido de Zé Ricardo, com quem tem relação de amizade há anos. Antes, o profissional havia passado por Athletico-PR e Flamengo.

Zé Quitete

José Alberto Quitete chega ao Vasco para trabalhar na preparação de goleiros, ao lado de Daniel Ricardi e Criziel da Silva. Ele já passou pelo clube em outra oportunidade, quando trabalhou no sub-20 e depois foi auxiliar de Carlos Germano no elenco profissional. Quitete começou a carreira no Flamengo em 1998, onde ficou até 2007.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Zé Ricardo
Comente

Veja também
Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).

Advogada denuncia Payet por ameaça e agressão e pede medida protetiva

Larissa Ferrari, que teve um caso extraconjugal com o jogador do Vasco da Gama, procurou a polícia do Rio e do Paraná alegando que também foi vítima de violência psicológica.

Adversário na Copa do Brasil, Operário-PR traz boas lembranças ao Vasco

Vasco da Gama e Operário-PR fizeram uma partida tensa pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no ano de 2022.

Acerto do Vasco para uso do Maracanã dependerá de calendário e gramado

Vasco da Gama ainda precisará conversar com Flamengo e Fluminense para viabilizar suas partidas no Maracanã.

Vasco tem sofrido com instabilidade de técnicos na era SAF; veja números

Atual treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille é mais um que está com o cargo ameaçado no comando do Cruzmaltino.

Vasco alega questões financeiras para mandar jogos no Maracanã

Vasco da Gama considerou a parte econômica para justificar escolha do Maracanã ao invés de São Januário no mando de algumas partidas.

Atacante do Sport projeta jogo com o Vasco e revela preocupação com Vegetti

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste sábado (12), em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro.

Vasco negocia amistoso contra clube alemão

Vasco da Gama conversa com a Bundesliga para jogar uma partida no Maracanã na época em que será disputado o Mundial de Clubes.