Vasco inicia série de confrontos diretos no Brasileiro; retrospecto é negativo

O Vasco da Gama não tem bom retrospecto quando enfrenta times que também estão na segunda metade da tabela.

Ramón Díaz durante Vasco x Fortaleza
Ramón Díaz durante Vasco x Fortaleza (Foto: André Durão/ge)

O Vasco vai iniciar, nesta quinta-feira (26), contra o Internacional, às 19h, em São Januário, uma série de confrontos diretos na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Seis dos últimos dez jogos do Cruz-Maltino nesta reta final da competição serão contra times que estão na segunda metade da tabela do Brasileirão, a começar pelo duelo com o Colorado, válido pela 29ª rodada. E isso tem sido um problema para o Vasco neste Brasileiro.

Até o momento, o Vasco já fez 12 partidas contra os times que estão na segunda metade da tabela do Campeonato Brasileiro. E teve apenas três vitórias, dois empates e assustadoras sete derrotas – muitas delas em casa, para Bahia, Cruzeiro, Santos e Goiás. Estes números representam um aproveitamento de apenas 30,5%, que puxa para baixo a campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro.

Já contra os dez primeiros colocados do Brasileirão, o Vasco conseguiu ter um desempenho melhor. Em 14 partidas, foram cinco vitórias, três empates e seis derrotas – um aproveitamento de 42,8%, que deixaria o Cruz-Maltino na 12ª colocação da competição. Até o momento, o Vasco bateu o Grêmio, duas vezes o Atlético-MG, o Fluminense e, mais recentemente, o Fortaleza.

O Inter, adversário desta quinta-feira, vem de uma goleada história por 7 a 1 sobre o Santos, e respirou um pouco no Brasileiro. Mas o Colorado ainda não vive uma situação tranquila na competição. O clube gaúcho é 14º colocado, com 35 pontos, apenas cinco na frente do próprio Vasco, que tem 30 e é o primeiro time na zona de rebaixamento. Uma vitória vascaína em São Januário pode trazer o Colorado de volta para perto do Z-4.

Depois do Inter, o Vasco ainda encara, na sequência, o Goiás (16º colocado), no próximo domingo (29), na Serrinha e, na rodada seguinte, na quinta-feira (2), o Cuiabá (11º), na Arena Pantanal. Ainda nesta reta final de Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino também enfrenta o Cruzeiro (12º), América-MG (20º) e Corinthians (13º).

Ramón Diaz coloca do Inter na briga com o Vasco

Depois da derrota para o Flamengo, no último domingo, no Maracanã, o técnico Ramón Diaz falou sobre a partida contra o Inter. E relembrou que, antes da goleada sobre o Santos, o adversário desta quinta também vivia uma situação delicada.

– Vamos tratar de os recuperar no pouco tempo que teremos. O Internacional vem de uma grande vitória (por 7 a 1 contra o Santos), mas também estava numa situação complicada, como todos que estão separados por quatro, três ou dois pontos. Seguramente, vamos tentar conseguir o resultado que são os três pontos – afirmou Ramón Diaz.

Recentemente, em outra coletiva, o técnico argentino já havia ressaltado o equilíbrio e a pequena diferença de pontos entre os clubes que lutam contra o rebaixamento no Brasileirão. Tirando América-MG e Coritiba, que já estão muito atrás e precisam de milagres para não serem rebaixados, apenas sete pontos separam Santos (18º) e o Cuiabá (11º).

Este equilíbrio na briga contra o rebaixamento fez o Vasco sair e voltar para a zona do rebaixamento duas vezes nas últimas semanas. Depois da vitória sobre o América-MG, no final de setembro, em jogo atrasado, o Cruz-Maltino conseguiu passar uma semana fora do Z-4. Na rodada seguinte, com a derrota para o Santos, voltou para a zona. Já na última semana, após vencer o Fortaleza, o Cruz-Maltino deixou novamente o Z-4, mas já voltou com a derrota para o Flamengo.

Nesta montanha-russa de emoções, o Vasco tenta manter a campanha de recuperação que vive desde a chegada do técnico Ramón Diaz. Mas, para deixar de vez a zona do rebaixamento, o Cruz-Maltino vai precisar melhorar o seu desempenho contra os adversários diretos na luta para escapar do Z-4.

Números do Vasco em confrontos diretos contra o rebaixamento

  • Jogos: 12
  • Vitórias: 3
  • Empates: 2
  • Derrotas: 7
  • Gols marcados: 12
  • Gols sofridos: 16
  • Aproveitamento: 30,5%

Fonte: Trivela

1 comentário
  • Responder

    Com Medel na zaga a tendência é manter o retrospecto.

Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile