Vasco inicia ano sem homem de área e Doriva indica preferência

Sem Thalles e ainda em busca por um centroavante, o time do Vasco pode ter a posição improvisada com Marcinho e Rafael Silva.

Com Thalles servindo à seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano da categoria, o Vasco completou a primeira metade de sua pré-temporada sem contar com um atacante de área no elenco. Nada que tenha impedido o técnico Doriva de trabalhar a formação que considera ideal para o Cruz-Maltino em 2015. Tanto que Marcinho e Rafael Silva chegaram a atuar improvisados na posição durante as atividades em Pinheiral. Pelas palavras do treinador, a referência no ataque ajuda na criação das jogadas. E será utilizada em breve, seja com o retorno de Thalles após a competição internacional ou diante da contratação de outro jogador.

– Trabalhei com o Rafael Silva no Ituano e lá eu o coloquei para jogar como essa referência. Foi assim também no jogo-treino. Mas ele não é um atleta de estrutura física e isso faz falta. Se tem um jogador forte ali na frete, com esse biotipo, que mantém mais a bola, a situação muda. Não tivemos tanta penetração contra o Volta Redonda, por exemplo – citou o treinador fazendo referência ao jogo-treino do último domingo.

A chegada de mais um homem de referência para o ataque é um dos desejos da diretoria do Vasco. A principal tentativa foi sobre o uruguaio Santiago Silva, mas o Lanús não aceitou liberar o atacante. O mercado sul-americano, por seus valores mais baratos em termos salariais, é um dos alvos. Apesar do desejo, Doriva sabe que quando precisar também terá de priorizar a velocidade na frente.

– Depende da circunstância, mas é importante ter um homem de referência e também a variação. O Marcinho é um jogador versátil. Se precisarmos usá-lo mais na frente, não teremos problema.

Em Pinheiral, Marcinho treinou algumas vezes como referência no ataque, com Montoya e Rafael Silva pelas pontas, além de Bernardo na armação. Contra o Volta Redonda, Doriva fez alterações: recolocou Marcinho em sua posição original na armação, passou Bernardo para a ponta e testou Rafael Silva como homem de área.

O Vasco desembarcou em Manaus na noite da última segunda-feira. Nesta terça, o elenco treina às 19h30 (de Brasília; 17h30 no horário local) na Arena da Amazônia. O estádio será palco do triangular com Flamengo e São Paulo. O duelo contra o rival carioca será na quarta-feira. Dois dias depois, na sexta, o adversário será o time paulista.

Doriva espera pelo retorno de Thalles

Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.

Vasco enfrenta o Brasília pelo NBB nesta quinta-feira; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama recebe a equipe do Brasília, no ginásio de São Januário pela 19ª rodada do Novo Basquete Brasil.

Na mira do Vasco, Danilo descarta saída da Juventus em janeiro

Alvo do Vasco da Gama para 2025, Danilo manifestou o desejo de permanecer na Juventus, pelo menos, até o fim da temporada europeia.

Sair da versão mobile