Vasco inicia revitalização do gramado de São Januário

Vasco da Gama começou o trabalho de revitalização do gramado de São Januário para a disputa da temporada 2022.

Gramado de São Januário
Gramado de São Januário (Foto: Raphael Fernandes/Vasco Notícias)

O Vasco vai aproveitar o período sem jogos para revitalizar o gramado de São Januário. A reforma teve início há duas semanas, e a previsão é que ela seja concluída no início de fevereiro. A ideia do tratamento é fazer com que o campo de jogo resista à maratona de jogos ao longo da temporada, algo que não aconteceu na reta final de 2021.

No início deste ano, o Vasco não conseguiu fazer o tratamento adequado no gramado, uma vez que o calendário não parou entre as temporadas de 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19. A sequência de jogos castigou o campo de São Januário, que não terminou o ano nas condições consideras ideais.

A previsão é que entre 45 e 55 dias o processo de recuperação campo seja concluído. A reforma está sendo liderada por Fábio Nogueira, vice presidente de patrimônio do Vasco, em parceria com a Greenleaf, empresa responsável por vários gramados do país. Na primeira quinzena, os engenheiros responsáveis estão realizando um sistema de perfuração para colocar as sementes e realizar o plantio. A grama usada é do tipo Bermuda, usada em vários campos do Brasil. Depois disso serão necessários entre 30 e 40 dias até a grama renascer totalmente.

– Começamos um trabalho de revitalização do gramado. A cor amarelada do campo faz parte desse processo. É um procedimento padrão, anual, para que a gente consiga passar por uma temporada mais apertada, já que o calendário de 2022, com Copa do Mundo, faz com que a gente tenha uma grande quantidade de jogos em um período de tempo reduzido – disse Gledson Lima, gestor de obras e engenharia do Vasco

– É um processo que não pode ser muito rápido, tem que obedecer uma regra. Provavelmente vamos entrar no Carioca ainda sem o campo estar 100%, mas acho que no segundo jogo é provável que já tenhamos o campo 100% – prevê Gledson.

O Vasco só voltará a jogar em São Januário na 2ª rodada da Taça Guanabara, contra o Boavista, em 26 de janeiro. Até lá a expectativa é que o gramado esteja tecnicamente em perfeitas condições, mas é provável que, esteticamente, o campo de jogo ainda esteja um pouco amarelado, algo que só deve ser normalizado em fevereiro, com passar do tempo.

– A situação do clima está se mostrando muito boa, com calor forte durante o dia e chuva à noite. Isso ajuda muito. Se o tempo continuar assim vamos ter muito sucesso, e o gramado estará verdinho e maravilhoso para um bom espetáculo – concluiu o gestor de obras e engenharia do Vasco.

Procedimentos que serão realizados no gramado

  • Rebaixamento da altura de poda
  • Poda vertical drástica para retirada do colchão ou “tach” (retirada do acumulo do resto de grama).
  • Aeração do gramado com pinos ocos para viabilizar troca de ar e ajudar na impermeabilidade, para que o gramado possa aguentar chuvas pesadas
  • Topdressing: aplicação de areia em cobertura para correção do micro nivelamento.
  • Adubação do gramado.
  • Grow in para formação ou recuperação do gramado após as intervenções.
  • Trabalho de crescimento da grama e cortes de procedimento padrão

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Sair da versão mobile