Vasco recebe homenagem em fórum sobre o racismo no futebol

O Vasco foi homenageado nesta segunda-feira no "Fórum Racismo no Futebol", realizado em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Por sua história de luta contra a desigualdade racial no esporte, o Vasco foi homenageado nesta segunda-feira no “Fórum Racismo no Futebol”, realizado em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O episódio dos “Camisas Negras”, ocorrido em 1923, quando o clube se recusou a demitir seus jogadores negros e mulatos para participar do campeonato do ano seguinte foi considerado um marco.

O escolhido para representar o Vasco e receber a placa comemorativa foi o meia Felipe.

– É uma satisfação enorme. Agradeço a todos. Esta luta contra o racismo é muito importante. Felizmente temos poucos casos aqui no Brasil, mas ao redor do mundo ainda vemos coisas deste tipo. Esperamos que isto acabe – disse o camisa 6.

Um dos organizadores do evento, Carlos Alberto Valadares, presidente da Fenadados, elogiou a tradição vascaína de não permitir a segregação racial.

– Não dá para falar de luta contra o racismo e não falar do Vasco. Já em 1923 o clube deu um grande exemplo quando se retirou da competição – afirmou.

Felipe Michel, ex-jogador do Fla e atualmente político, ressaltou a importância desta discussão para que o racismo no futebol não seja visto como uma coisa banal.

– O racismo é uma questão séria e precisa ser debatida. Infelizmente este tipo de coisa ainda acontece. É necessário fazer alguma coisa contra isso.

Além de Felipe, participaram o evento os ex-jogadores Athirson, ex-Fla, e Willian, ex-Vasco, Flamengo e Fluminense.

globo esporte

Comente

Veja também
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.

Carrasco de rivais, Léo Jacó cumpre profecia em título do Vasco sobre o Flamengo

Herói do título do Vasco da Gama contra o Flamengo, pelo Carioca Sub-20, o atacante Léo Jacó marcou o gol que garantiu a conquista.

Sair da versão mobile