Vasco homenageia Pai Santana no jogo contra o Universitario

Uma faixa preta do lado esquerdo do peito, na cruz de malta, representará o luto de todos os vascaínos pela morte de Pai Santana.

Uma faixa preta do lado esquerdo do peito, na cruz de malta, representará o luto de todos os vascaínos pela morte de Pai Santana. Nesta quarta-feira, às 21h50, diante do Universitario (PER), em Lima, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, a equipe cruz-maltina entrará em campo com a missão de fazer uma justa homenagem ao ex-massagista e folclórico personagem, que marcou História em São Januário e tanto contribuiu para grandes conquistas de outrora.

As rezas, trabalhos espirituais e até o beijo na bandeira estendida no gramado externavam o amor dele pelo Vasco. Figura carismática e muito querido na Colina, Santana, que morreu na última terça-feira aos 77 anos, muitas vezes, foi considerado um 12 jogador e tido como peça mais do que essencial para que o cruz-maltino levantasse mais uma taça.

Não à toa que, mesmo sem ter feito um gol decisivo ou uma grande defesa, tornou-se ídolo da torcida, tendo seu nome entoado em canções das arquibancadas e rosto estampado em bandeiras e camisas. E esses vascaínos esperam que as boas vibrações do “amuleto eterno” estejam com o elenco na capital peruana para que mais um passo rumo à conquista da Sul-Americana seja dado.

Ao que tudo indica, a tristeza que tomou conta de São Januário na última terça-feira, ao amanhecer, se tornará mais um fator de motivação para um novo um triunfo internacional, que fará as lágrimas serem de alegria.

– Ficamos todos sentidos, pelos serviços prestados em toda sua vida e pelo o que ele representa na História do Vasco. Mesmo do jeito que ele estava, nos fez uma visita este ano – afirmou o técnico Cristovão Borges.

COM A PALAVRA
Roberto Dinamite
Presidente do Vasco

Gostavam mais dele do que dos jogadores
“Não tem pessoa no mundo que fale algo de ruim do Santana. Isso é algo notável, nos faz pensar na vida. Acho que fui o jogador que mais conviveu fora do clube com ele. Qualquer homenagem que planejarmos será muito pequena. Ele tem um espaço dentro do clube.
Quando viajávamos, entrava com o fraque, bandeira do Vasco e ia para o campo. A torcida gostava mais dele do que dos jogadores. Realmente, estava acima em relação à identificação com o Vasco.”

COM A PALAVRA
Carlão
Massagista do Vasco e amigo de Pai Santana

Ele quebrou a garrafa na cabeça do almirante
“Na década de 90, antes das conquistas, o Vasco não conseguia ganhar títulos, e eu disse que o culpado era o almirante (busto que fica na entrada social do clube). Disse que o almirante não podia mais beber uísque, que isso estava trazendo má sorte para o clube. No outro dia, Santana chegou com uma garrafa de cachaça e quebrou na cabeça do almirante.  No lado profissional, foi o precursor e a pessoa que moralizou a profissão de massagista.”

PAI SANTANA ‘CONTRIBUIU’ PARA COPA DO BRASIL

Em 30 de maio deste ano, dia anterior ao primeiro jogo da fina da Copa do Brasil, Pai Santana recebeu o LANCENET! em sua casa e, mesmo com limitações, fez questão de mostrar todo o amor e ligação que ainda tinha com o Vasco.

Na visita, o ex-massagista repetiu o antigo gesto do beijo na bandeira, afirmou que estava torcendo muito pelo título, até então inédito na Colina, e se mostrou confiante na equipe comandada pelo técnico Ricardo Gomes.

Fonte: lancenet

Comente

Veja também
Torcedor do Flamengo, Thiago Galhardo revela ter mais carinho pelo Vasco

Torcedor declarado do Flamengo e ex-jogador do Vasco da Gama, Thiago Galhardo revela ter maior carinho pelo Cruzmaltino.

Capasso e Souza estão fora do Vasco

Fora dos planos da comissão técnica, Souza e Capasso rescindem de forma amigável e não atuam mais pelo Vasco da Gama.

Diniz tem bom retrospecto contra Vojvoda, do Fortaleza

Em reestreia pelo Vasco da Gama em São Januário, Fernando Diniz tem pela frente o Fortaleza de Vojvoda e tem bom retrospecto.

Fernando Diniz comenta reencontro com Tchê Tchê após atrito

Após atrito no São Paulo, Fernando Diniz comenta sobre reencontro com Tchê Tchê, elogia jogador e coloca ponto no assunto.

Vasco é o 4º clube com as maiores dívidas no Brasil; veja ranking

Conforme valores registrados até dezembro de 2024, o Vasco da Gama é o quarto Clube mais endividado do Brasil.

Vasco planeja inaugurar 3 novos ambientes do CT nos próximos meses

Com orçamento de R$ 30 milhões para reformas no CT Moacyr Barbosa, Vasco da Gama deve entregar primeiros ambientes em julho.

Vasco tem a 13ª maior média de público em 2025; veja ranking

O Vasco da Gama tem sete jogos como mandante em 2025 e é a 13ª maior média de público nesta temporada; veja ranking.

Fortaleza nunca venceu o Vasco em São Januário; veja histórico

Adversário do Vasco da Gama na 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fortaleza não tem vitórias atuando em São Januário; veja.

Vasco anuncia Kyrios Sport como nova fornecedora de material esportivo

Parceria entre a Kyrios Sport e o Vasco da Gama foi divulgada nesta quinta-feira (15) nas redes sociais do Clube.

Vasco monitora Rodrigo Caetno após afastamento de Ednaldo da CBF

Vasco da Gama crê que a saída do presidente da CBF pode facilitar a contratação de Rodrigo Caetano como diretor técnico.