Vasco: Guilherme joia rara de 16 anos

Guilherme de 16 anos, tem grandes possibilidades de ser integrado ao Vasco na próxima temporada.

Um dos principais destaques da Seleção Brasileira Sub-17, o jovem meia Guilherme, 16 anos, tem grandes possibilidades de ser integrado ao Vasco na próxima temporada. A informação foi confirmada pelo treinador PC Gusmão e pelo diretor executivo Rodrigo Caetano, que descreveu o atleta como “uma joia rara”.

Guilherme

Participantes do Footecon, congresso de futebol realizado no Rio de Janeiro, os dois vascaínos disseram ainda que o trabalho com jogadores das categorias de base deve ser mantido para 2011, apesar da falta de títulos do time profissional.

Nas Seleções de base, Guilherme divide as maiores atenções com o flamenguista Adryan e o são-paulino Lucas Piazon, todos de 16 anos. “Ele é uma joia rara do clube e foi muito difícil mantê-lo e fazer um contrato profissional”, define Rodrigo Caetano sobre o primeiro acordo com a jovem promessa, firmado em março deste ano. “Foi um desafio, porque você não sabe se comemora ou se fica entristecido. Esse primeiro vínculo é um divisor de águas e você perde muitas vezes parte dos direitos econômicos (valor que cabe ao clube em uma transferência). Se quiser ter tudo, perde o jogador”, conta. Fazendo concessões, o Vasco manteve o jogador e já pretende avançar sobre seu aproveitamento em 2011.

“Temos uma esperança muito grande e o decorrer do ano vai dizer tudo isso. Não vamos criar expectativas que frustrem o atleta, a família, nós mesmos e o torcedor”, definiu Caetano. Ele foi seguido por PC Gusmão, que pretende avaliar Guilherme mais de perto. “Ele vai ter oportunidades. A transição será natural e, apesar de ele ter despontado nos juvenis, não vamos queimar etapas para lançá-lo”, fala com cuidado.

Guilherme chegou ao Vasco em 2006 após ter sido aprovado pelo Flamengo em testes, mas preferiu não ficar na Gávea. Foi campeão estadual pré-mirim e mirim, quando deixou de atuar como atacante e foi posicionado na armação de meio-campo. Canhoto habilidoso, foi vice-campeão sul-americano Sub-15 no ano passado com a Seleção Brasileira. Nos próximos meses, deverá ter suas primeiras oportunidades no profissional vascaíno. PC Gusmão confirma que o clube continuará privilegiando jovens jogadores na montagem do elenco.

“Os jovens fazem parte desse grupo desde que chegamos e fizemos a integração do amador com o profissional. Allan, Diogo e Jonathan estão jogando o Brasileiro Sub-20 e, sempre que não forem utilizados entre os profissionais, vão poder jogar nos juniores e serão cobrados por resultados”, explicou.

A aproximação do time júnior com a equipe de cima é um mérito do clube e foi intensificado desde a chegada de Rodrigo Caetano, em 2009. “Temos mais de 15 atletas que sobem até o time de cima, treinam e descem. O PC teve coragem de lançar e só lançou porque estabelecemos um espaço para que eles treinassem”, definiu. É dessa forma que Guilherme possivelmente será integrado em algum momento do próximo ano.

Neste ano, oito jogadores feitos em casa foram promovidos ao time profissional do Vasco: Max, Rômulo, Nílson, Carlinhos, Jonathan, Renato Augusto, Jeferson Silva e Diogo.

esportes terra

Comente

Veja também
Torcida do Vasco em São Januário no clássico contra o Botafogo
Vascaínos escolhem São Januário para jogo contra o Atlético-MG

O Vasco da Gama deve optar entre Maracanã e São Januário para mandar o jogo da Copa do Brasil diante do Atlético-MG; torcida escolhe SJ.

Coutinho realiza 1º treino no Vasco
Philippe Coutinho faz 2 gols com a esquerda no treino desta quinta; assista

Na atividade desta quinta (19), Philippe Coutinho mostra que tem habilidade com as duas pernas e marca dois golaços de esquerda.

Rayan comemorando gol contra o Madureira
Vasco recebe sondagem de 7 clubes europeus por Rayan

Destaque da base do Vasco da Gama e atualmente no profissional, Rayan desperta interesse de sete clubes da Europa.

Batista Freitas e sua 'casa do Vasco'
Torcedor cria espaço na própria casa para expor coleção do Vasco; veja vídeo

Torcedor apaixonado pelo Vasco da Gama, Batista Freitas cria espaço para expor coleção do Clube em sua casa, em Santa Catarina.

Léo Jardim comemora classificação às oitavas da Copa do Brasil
Vasco tentar renovar com Léo Jardim por mais 4 anos

Destaque do Vasco da Gama, Léo Jardim tem conversas para ampliar seu vínculo por mais quatro anos; contrato atual é válido até final de 2025.