Vasco goleia o São Paulo por 4 x 1 em São Januário

O Vasco da Gama enfrenta o Vasco da Gama pelo placar de 4x1, em São Januário, pela 11ª rodada do Brasileiro.

Leandrinho em jogo contra o São Paulo
Leandrinho em jogo contra o São Paulo (Foto: Leandro Amorim e Matheus Lima)

O São Paulo foi goleado pelo Vasco da Gama na noite deste sábado, por 4 a 1, de virada, em São Januário, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. André Silva abriu o placar para o Tricolor. Alan Franco, contra, Guilherme Estrella, que fez sua estreia como jogador profissional, Leandrinho e David balançaram as redes para o Cruzmaltino.

Com o resultado, o São Paulo chegou ao quarto tropeço seguido na temporada, encerrando a sequência de quatro jogos em dez dias de maneira indesejada e ficando cada vez mais distante das primeiras colocações do Campeonato Brasileiro.

O Vasco, por sua vez, reagiu no torneio por pontos corridos, deixando a zona de rebaixamento com uma atuação de superação e acabando com uma sequência de cinco jogos sem vitória.

O São Paulo volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Criciúma, no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Vasco terá pela frente o Bahia, na Arena Fonte Nova, um dia antes, na quarta-feira, às 21h30.

São Paulo sai na frente

O São Paulo precisou de somente dez minutos para abrir o placar. Rodrigo Nestor recebeu pela esquerda e cruzou na medida para André Silva completar de cabeça, no ângulo, sem chances para o goleiro Léo Jardim, que se esticou todo, mas não conseguiu espalmar para escanteio.

Aos 13, quase o segundo do Tricolor. Galoppo arrancou pela direita e cruzou rasteiro para Calleri chegar batendo de primeira, da entrada da área, mas a defesa do Vasco conseguiu fazer o desvio.

Vasco vira o jogo

O Vasco deixou tudo igual aos 33 minutos. Adson fez a ultrapassagem pela direita, recebeu nas costas da marcação, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. Diego Costa, de carrinho, conseguiu evitar que a bola parasse nos pés do atacante do Vasco, mas jogou contra o próprio gol. Igor Vinícius, por sua vez, conseguiu tirar em cima da linha, mas a bola rebateu em Alan Franco e acabou parando no fundo das redes.

Mais tarde, já nos acréscimos do primeiro tempo, o Vasco conseguiu a surpreendente virada. O time saiu em contra-ataque com Estrella, que conduziu a bola até a entrada da área, se livrou da marcação e bateu com categoria, no cantinho, para fazer o gol em seu primeiro jogo como profissional.

São Paulo volta com mudanças

Buscando uma mudança tática e comportamental, o técnico Luis Zubeldía resolveu mexer no intervalo, sacando Calleri e Patryck para as entradas de Wellington Rato e Welington, respectivamente.

Mas, apesar das alterações, a tônica da partida continuou a mesma do primeiro tempo. O São Paulo não conseguia ameaçar o Vasco, que, por sua vez, era mais aguerrido em campo, disputando todas as bolas e incorporando o espírito de uma verdadeira decisão.

Vasco marca o terceiro

Na reta final do segundo tempo, mais precisamente aos 34 minutos, o Vasco da Gama marcou o terceiro gol para garantir a importantíssima vitória sobre o São Paulo. Leandrinho, que havia acabado de entrar no jogo, recebeu pela esquerda após Alan Franco ser desarmado e originar o contra-ataque para os donos da casa, e soltou a bomba de dentro da área, sem chances para Jandrei, marcando um golaço.

Tricolor tem gol impedido

Antes do apito final ainda deu tempo de o São Paulo marcar seu segundo gol na partida com Juan, completando dentro da área após Alan Franco ajeitar de cabeça, mas o árbitro marcou impedimento.

Goleada nos acréscimos

Já nos acréscimos, o Vasco transformou a vitória em goleada com David, que recebeu passe de JP na entrada da área e completou sem deixar a bola cair no chão, marcando um bonito gol para fechar a conta em São Januário e garantir o importantíssimo triunfo no Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica

Vasco da Gama 4 x 1 São Paulo

Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Data: 22 de junho de 2024, sábado
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
VAR: Charly Wendy Straub Deretti (FIFA – SC)

Gols: André Silva, aos 10 do 1ºT (São Paulo); Alan Franco [contra], aos 33 do 1ºT, Estrella, aos 48 do 1ºT, Leandrinho, aos 34 do 2ºT, David, aos (Vasco)

Cartões amarelos: Patryck (São Paulo); Estrella, Maicon (Vasco)

Vasco da Gama: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Maicon e Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura (Sforza), Mateus Carvalho e Estrella (JP); Adson (Rossi), David e Vegetti.
Técnico: Rafael Paiva.

São Paulo: Jandrei; Igor Vinícius (Ferreirinha), Diego Costa, Alan Franco e Patryck (Welington); Luiz Gustavo, Galoppo (Juan) e Lucas; André Silva, Nestor (Michel Araújo) e Calleri (Wellington Rato).
Técnico: Luis Zubeldía.

Fonte: Gazeta Esportiva

5 comentários
  • Responder

    Não se iludam , esse jogo foi um ponto fora da curva, tomara que continue pelo menos competitivo, o Vasco tava possuído

  • Responder

    Atenção! A manifestação da torcida do Vasco ontem, marcada pela ausência no estádio e pelas vaias do público de minuto que compareceu ao jogo, foram impactantes.
    No entanto, o mais notável foi a coragem do técnico do sub-20, o Paiva, de escalar a equipe com uma formação e estilo de jogo diferentes, além de incluir os novatos, que por sinal jogaram muito bem. Há muito tempo não via uma equipe do Vasco jogar com tanta agressividade na marcação e uma saída rápida para o ataque, com toques rápidos e jogadas envolventes que deixaram a defesa do São Paulo desnorteada.
    O jogo de ontem mostra que um técnico que entende e conhece o Vasco é crucial neste momento. A responsabilidade de jogar bem e com raça, quando a equipe é escalada corretamente e adota um estilo e jogo compatíveis com as características dos jogadores, passa a ser dos jogadores.
    Outro ponto, talvez o mais importante, é que o torcedor deve ser torcedor, e não dirigente ou técnico. O clube não pode ser gerido por facções de torcidas, algo comum no futebol brasileiro. Eles têm o direito de torcer e comparecer ou não aos jogos, mas o comportamento criminoso de destruir propriedade do clube e ameaçar jogadores e familiares em suas residências é inaceitável e deve ser punido pelas autoridades. Esse tipo de atitude não é paixão, é crime, e merece punição, caso contrário, o pior ainda está por vir. Abram os olhos, dirigentes e autoridades! O status quo é insustentável!

  • Responder

    Como entender, num jogo um bando de pamonhas, noutro um time aguerrido. Tem algo por trás que não consigo decifrar. O elenco não é ruim mas em determinados jogos parece time de terceira divisão.

  • Responder

    Quando galdames e Leo Pelé não joga o Vasco ganha.
    Gostei muito do jogo do Hugo Moura. Defendeu muito bem na cabeça de área.

  • Responder

    Hoje o Vasco jogou como Vasco, e como um grande time no qual ele é, agora sim dá gosto de voltar a assistir ok

Comente

Veja também
Clássico entre Vasco x Botafogo não terminava empatado desde 2021

Vasco da Gama e Botafogo empataram por 1×1 no último sábado (29), em São Januário, pela 13ª rodada do Brasileiro.

Joia da base, JP comemora sequência no Vasco

Meia revelado no Vasco da Gama, JP caiu nas graças da torcida após boas atuações nos últimos jogos da equipe no Brasileiro.

Renato Maurício Prado detona o Vasco, mas elogia jogador decisivo

Jornalista do UOL, Renato Maurício Prado não escondeu sua insatisfação com o desempenho do Vasco da Gama contra o Botafogo.

Zé Elias vê Vasco limitado e cobra Pedrinho por reforços

Comentarista da ESPN Brasil, o ex-jogador Zé Elias não poupou críticas ao atual momento do Vasco da Gama no Brasileiro.

Ônibus com torcedores do Vasco tomba no RJ e deixa 10 feridos

Acidente que ocorreu na madrugada de domingo (30) foi ocasionado pela perda de controle do veículo pelo motorista. 

Sair da versão mobile