Vasco foi o 2º colocado no turno e 10º no returno da Série B
Vasco da Gama somou boa parte dos pontos na primeira metade da Série B e depois passou sufoco na reta final do campeonato.
Passada a tensão pelo acesso do Vasco da Gama, é possível ver a discrepância entre a campanha Cruzmaltina no primeiro e no segundo turno da Série B. Dados da UFMG mostram que o Gigante da Colina foi o 2º colocado na primeira metade da segundona e apenas o 10º na segunda parte da competição.
No primeiro turno da Série B, apenas o Cruzeiro, que terminou campeão com rodadas de antecedência, ficou à frente do Time da Cruz de Malta. No total, o Vasco somou 35 pontos, um a mais que o Bahia e dois a mais que o Grêmio, que completam o G4.
A gordura acumulada nos primeiros 19 jogos foi gasta na segunda metade do torneio, Com seguidos tropeços, o Almirante ocupou a modesta 10ª colocação, com 27 pontos, dez a menos que o Ituano, adversário na última rodada, que acabou na liderança com 37, mas em quinto no geral, atrás do Cruzmaltino.
Os números também mostram que o Vasco também teve um certo equilíbrio nos jogos em São Januário e fora do Rio. O time do técnico Jorginho teve a 5ª melhor campanha como mandante e a 5ª melhor como visitante.
Em seus domínios, o Clube da Cruz de Malta obteve 12 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. Já longe de sua torcida, a equipe somou cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas.