Vasco e Flamengo lutam por vaga na final da Taça Guanabara

Vasco e Flamengo disputam uma vaga na final da Taça Guanabara e o direito de manter vivo o sonho do título.

No domingo e na segunda-feira, a festa foi na Sapucaí. Jogadores de Vasco e Flamengo conviveram no sambódromo de maneira harmoniosa, curtindo o carnaval carioca e suas belezas. Mas, após mostrar samba no pé, chegou a hora de levar a folia de volta aos gramados. E o palco será o Engenhão. Na noite desta quarta-feira, às 22h (de Brasília), os clubes disputam uma vaga na final da Taça Guanabara e o direito de manter vivo o sonho do título. Em campo, a amizade fica de lado e a luta será para ver quem não irá atravessar o samba.

O Vasco chega com moral elevado na disputa. Na fase de grupos, o clube realizou campanha impecável, recebendo nota dez em todos os quesitos, já que é o único na competição a ter vencido todos os sete jogos disputados. Sob a batuta dos maestros Juninho Pernambucano e Felipe, o time comandado por Cristóvão Borges sabe que a hora de mostrar afinação é essa e quer comprovar o bom momento vencendo o maior rival, algo que não acontece há oito jogos – a última vitória foi no dia 22 de março de 2009.

O Flamengo demorou para engrenar. Nas primeiras rodadas o time usou apenas os reservas, enquanto o grupo titular desfilava na passarela da Libertadores. Depois, chegou Joel Santana, novo comandante para reger o Rubro-Negro. E aos poucos o time vai retomando a harmonia. Após confirmar a classificação na última rodada, os jogadores querem manter a hegemonia nos clássicos cariocas com a alegria dos “passistas” Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love.

Luis Antônio Silva dos Santos será o árbitro do duelo. Ele terá auxiliado por Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Eduardo de Souza Couto.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo e o Premiere transmitem o jogo ao vivo.

Vasco: Cristóvão Borges não deu pistas de como vai formar o meio de campo do Vasco no clássico. A escalação mais provável teria Eduardo Costa, Nilton, Fellipe Bastos e Juninho Pernambucano. No entanto, a entrada de Felipe, ou até mesmo a de William Barbio, no lugar de Fellipe Bastos, não está descartada pelo técnico. Com isso, o provável time titular seria Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Nilton, Fellipe Bastos e Juninho; Diego Souza e Alecsandro.

Flamengo: sem David Braz, o técnico Joel Santana resolveu fazer mistério sobre o time que irá enfrentar o Vasco. Gustavo deve ser o escolhido para entrar na zaga, mas Airton pode ser improvisado no setor e Maldonado escalado no meio. Na frente, Deivid pode ser sacado para a entrada de um meia desfazendo o trio ofensivo e adotando uma escalação mais cautelosa. O Flamengo deve entrar em campo com: Felipe, Léo Moura, Gustavo (Maldonado), Welinton e Junior Cesar; Airton, Willians e Renato; Ronaldinho Gaúcho, Vagner Love e Deivid (Bottinelli).

Vasco: Rômulo e Allan seguem no departamento médico. Eder Luis já está treinando com bola, mas ainda não foi liberado para jogar.

Flamengo: O zagueiro David Braz está suspenso após ter recebido o terceiro cartão amarelo. Já o zagueiro chileno Marcos González não foi inscrito a tempo na Taça Guanabara e segue fora do time.


Vasco:
o duelo entre Dedé e Ronaldinho Gaúcho promete ser bom. Em boa fase, o defensor vascaíno tem a missão de parar o ataque rubro-negro.

Flamengo: Após curtir dois dias de folia na Sapucaí, Ronaldinho Gaúcho tem mais uma vez a responsabilidade de liderar o Flamengo na luta por uma vaga na final da Taça Guanabara. O entrosamento com Vagner Love está cada vez melhor, mas resta saber se a curtição no sambódromo pode atrapalhar o seu desempenho.

Juninho Pernambucano, meia do Vasco: “Temos o melhor time em relação aos pontos conquistados, mas, infelizmente, isso não nos dá o direito de, nem ao menos, empatar. Não acho que a gente tenha mais nem menos responsabilidade que eles. O mais importante é vencer e chegar à final”.

Vagner Love, atacante do Flamengo: “Trata-se de um clássico importante do futebol brasileiro. Ainda estamos buscando um melhor entrosamento desde que cheguei, mas vamos lutar até o último minuto pela vitória. Para isso conto com a ajuda da nossa torcida, que sempre nos motiva muito e faz a diferença.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Nos últimos 30 jogos disputados entre Vasco e Flamengo apenas um terminou com uma vitória por mais de dois gols de diferença. Isso aconteceu na vitória do Vasco por 3 a 0 no Campeonato Carioca de 2007, gols de Leandro Amaral, Abedi e Romário, que marcou seu gol número 999 nesse jogo.

* O Flamengo não perde um clássico estadual há 21 meses. A última derrota rubro-negra diante de um de seus maiores rivais foi no primeiro turno do Brasileiro de 2010, quando foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 1 no Maracanã. O Rubro-Negro jamais perdeu um duelo regional no Engenhão.

* O primeiro confronto entre Flamengo e Vasco aconteceu há 88 anos, no dia 29 de abril de 1923. Em partida válida pelo campeonato estadual e disputada na Rua Paysandu, o Vasco
venceu por 3 a 1, com dois gols de Cecy e um de Negrito. Junqueira marcou para o Fla.

No dia 4 de dezembro do ano passado, Vasco e Flamengo se enfrentaram pela última e decisiva rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo poderia dar o pentacampeonato ao time da Colina, mas o empate por 1 a 1 no Engenhão e o 0 a 0 entre Corinthians e Palmeiras no Pacaembu fizeram com que o título ficasse mesmo com o Timão. Em campo, o jogo teve emoção do início ao fim. Diego Souza e Renato Abreu marcaram os gols da partida, que teve três expulsões – Jumar, Renato Abreu e Felipe – e um lance polêmico. Os vascaínos reclamaram de pênalti de Willians em Diego Souza ainda no primeiro tempo. Mais de 40 mil pessoas assistiram ao clássico no Engenhão.

globo esporte

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Reta final! Confira os últimos jogos do Vasco em São Januário antes da reforma

Previsão do Vasco da Gama é poder iniciar as obras de revitalização em São Januário imediatamente após o fim do Campeonato Brasileiro.

Sforza ou Cocão? Veja números dos volantes que brigam por vaga no Vasco

Jovens meias do Vasco da Gama, Sforza e Mateus Cocão tem se revesado no time titular comandado por Rafael Paiva.

Sem vencer há 6 jogos, Vasco vive maior jejum de vitórias na temporada

A última vitória do Vasco da Gama aconteceu no início de setembro, quando o Cruzmaltino venceu o Vitória por 1×0.

Presidente do Conselho Fiscal do Vasco explica ‘reservas’ da aprovação de contas de 2023

João Marcos Amorim, falou sobre a “aprovação com reservas” das contas de 2023, último ano de gestão do ex-presidente Jorge Salgado.

Vasco e Força Jovem firmam parceria para grande festa na Copa do Brasil

Clube e torcida prometem realizar uma grande recepção para o time que enfrenta o Atlético-MG, pelas semifinais da Copa do Brasil, no dia 17.

Sair da versão mobile