Vasco fecha turno da Série B com situação ‘confortável’, mas oscilação preocupa

Mesmo com oscilação nos últimos jogos, Vasco da Gama consegue boa parte dos pontos necessários para conseguir o acesso de volta à Série A.

Raniel marcando para o Vasco contra o Ituano
Raniel marcando para o Vasco contra o Ituano (Foto: André Durão)

Na ponta do lápis e com calculadora em mãos, o Vasco fechou o primeiro turno da Série B em boas condições. Segundo colocado, com 35 pontos, o clube na teoria já superou mais da metade do caminho pelo acesso. Os últimos jogos, no entanto, ligaram o sinal de alerta. A situação ainda é confortável, mas o time não vem pontuando com a mesma regularidade.

Ainda não há motivo para pânico. Em média, desde que a competição passou a ser disputada em pontos corridos por 20 equipes, são necessários 63 pontos para garantir o acesso. Foi com essa pontuação que o Avaí, quarto colocado da Série de 2021, subiu no ano passado, por exemplo. Nesse ano, por conta do equilíbrio, matemáticos projetam que 62 é o número mágico.

Ou seja, se realizar uma campanha semelhante no returno o Vasco subirá com tranquilidade. Hoje, a diferença para o Tombense, quinto colocado, é de sete pontos, o que ainda dá uma boa gordura para o time de Maurício Souza.

O que preocupa, no entanto, é a queda de rendimento. Nos últimos jogos a média de pontuação despencou. Até a 14ª rodada, quando se manteve invicto, o Vasco fez 30 pontos e teve média de 2,15 pontos por rodada.

Nos últimos cinco jogos o cenário mudou. Desde a perda de invencibilidade para o Novorizontino (15ª rodada), foram cinco partidas: uma vitória, dois empates duas derrotas e a conquista de apenas um terço dos pontos possíveis em disputa. A média caiu para um ponto por rodada.

“Acho que o quinto colocado está muito mais preocupado com a gente do que a gente com o quinto”, afirmou Maurício Souza após o empate com o Ituano.

– São sete pontos, uma vantagem considerável, inicia o segundo turno agora. Temos nossas contas, sabemos quanto temos que fazer de pontuação para chegar, temos nosso planejamento de equipe a equipe. Claro que pensamos em ganhar todos os jogos, mas a gente vê, só não vê quem não quer, quem só quer criticar, que é uma Série B extremamente difícil, jogos pesados – acrescentou o treinador.

Campanha democrática

Ao olhar a classificação final do primeiro turno, dá para dizer que o Vasco teve uma campanha democrática. A equipe ganhou e perdeu praticamente o mesmo números de pontos em confrontos tanto com times que disputam as primeiras colocações quanto com que os disputam as últimas.

Contra Cruzeiro, Bahia e Grêmio, que são os clubes que fecham o G-4 da Série B, o Vasco conquistou duas vitórias e um empate, por exemplo. Por outro lado, não conseguiu vencer Vila Nova e Guarani, que são os dois últimos colocados da competição.

  • Vasco contra os 10 primeiros colocados – 4 vitórias, 4 empates e 1 derrota (16 pontos)
  • Vasco contra os 10 últimos colocados – 5 vitórias, 4 empates e 1 derrota (19 pontos)

Após trégua, vaias voltam

Obviamente é normal qualquer clube oscilar dentro de uma competição longa como a Série B, e a situação da tabela ainda é confortável. A sintonia com a torcida, porém, já não é a mesma. Após um período de trégua, as vaias voltaram. No empate com Sport, no Maracanã, o alvo foi Maurício Souza. Contra o Ituano, nesta terça, em São Januário, o treinador voltou a ser muito hostilizado, mas a fúria respingou em alguns atletas. Casos de Edimar e Gabriel Pec, por exemplo.

– O que posso falar é que continuem apoiando, enchendo São Januário, dando crédito. É um grupo trabalhador, é unido, que sabe da responsabilidade. Quanto aos gritos, que os gritos venham para mim. Não me incomodam, prefiro até que venham para mim e liberem os jogadores. Que entendam que eles estão tentando o melhor – disse o treinador.

O Vasco volta a campo no próximo sábado e abre o returno da Série B contra o Vila Nova, às 16h30 (de Brasília), no Serra Dourada.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Pedro Caixinha, técnico do Red Bull Bragantino
Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho em jogo contra o São Paulo
Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura em jogo contra o Cuiabá
Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.