Vasco fecha temporada aplaudido pela torcida

Na temporada o Vasco foi: vice no Brasileiro; campeão da Copa do Brasil, classificado para a Libertadores, e foi bem na sul-americana.

Vascão lutou, mostrou raça, jogou muito bem no primeiro tempo, mas acabou sentindo o cansaço e ficou apenas no empate em 1 a 1 com o Flamengo, neste domingo (04), no Engenhão. Com isso, o Gigante da Colina não conseguiu o pentacampeonato, mas fez bonito em toda a temporada, resgatando o Cruz-Maltino com um elenco de heróis, que sairam aplaudidos de pé pela sua torcida que cantava com muito orgulho. Agora é pensar na Libertadores de 2012.

Com esta partida, Fernando Prass fez seu 134 º jogo consecutivo, passando Rogério Ceni do São Paulo e se tornado o jogador que mais atuou consecutivamente. Agora faltam 27 jogos para passar o recordista brasileiro Wladimir.

O jogo

Vasco é superior e sai na frente

Cristóvão Borges não pode contar com Juninho Pernambucano e Allan suspensos, mas teve o retorno do seu Maestro Felipe, que foi poupado na semifinal da Sul-Americana para o Clássico dos Milhões. Com isso, o Vascão entrou com três volantes – Nilton, Rômulo e Fellipe Bastos – e o meia Diego Souza fazendo a dupla de ataque com Alecsandro.

O Trem-Bala da Colina começou com tudo no Clássico dos Milhões. Logo no começo, Felipe sofreu falta e na cobrança Dedé acertou a barreira. Aos cinco minutos, o Maestro deu passe açucarado para Fagner que chegou batendo bonito de trivela, mas a bola acabou indo para fora da meta flamenguista.

O Gigante da Colina seguia com mais posse no meio de campo, porém, em uma escapada rápida, Thiago Neves chutou forte de longe, levando bastante perigo ao goleiro Fernando Prass. O lance não intimidou os cruzmaltinos que seguiram no campo ofensivo com troca de passes envolventes e uma marcação forte, fazendo o Flamengo dar chutões para frente.

Aos 17 minutos, Diego Souza puxou o ataque vascaíno, entrou na área e, na hora do chute, foi puxado pela camisa, sendo desequilibrando, mas o árbitro, equivocadamente, mandou seguir a jogada que ficou com o goleiro do rival.

O jogo ficou mais frio com muitas faltas e trocas de passes sem criar boas oportunidades de gols por cerca de dez minutos. Mas o Vasco, depois de cerca de dez minutos, conseguiu readquirir o controle no jogo e não demorou para o Cruz-Maltino abrir o placar.

Nilton faz jogada espetacular na ponta direita e cruza na medida para Diego Souza cabecear forte, sem chances para Felipe. Foi a camisa 10 do Vascão de Roberto Dinamite e Edmundo pesando a favor do cruzmaltino. Engenhão ferveu de felicidade com o tento.

O Gigante da Colina seguiu no ataque sufocando o rival. Alecsandro sofreu falta de Alex Silva e Fagner a cobrou para dentro da área e a bola foi desviada por Wellington para trás e quase saiu o segundo gol vascaíno, mas o juiz não viu e deu tiro de meta ao Flamengo. Poucos minutos depois, Alecsandro ajeita a bola para Fellipe Bastos chutar forte para fora.

O Vascão trocava passes no meio de campo enquanto o Flamengo tinha dificuldades para conseguir atacar. Só levou perigo aos 41 minutos após escaneteio cobrado por Thiago Neves que Willians cabeceou para a defesa da Muralha Fernando Prass. No último lance da primeira etapa, o Maestro deu um lançamento espetacular para Alecsandro chutar de primeira, mas Felipe fez a defesa.

Flamengo empata, mas o Vasco, com um a menos em boa parte da etapa, luta até o final

Para o segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo fez duas alterações para melhorar a equipe, mas foi o Vascão que levou perigo primeiro. Felipe achou Fagner dentro da área, o lateral conseguiu levar vantagem sobre a marcação e bateu de bico para a defesa do goleiro Felipe, que defendeu no susto.

Aos nove minutos, Diego Souza recebeu lançamento dentro da grande área, mas o meia acabou não conseguindo finalizar no gol. O Flamengo saiu em um contra-ataque rápido, quando Deivid, em posição duvidosa, tocar para Renato Abreu empatar o jogo.

Mesmo com o gol, o Vasco não se abateu e continuou jogando muito bem, criando boas oportunidades, como o chute forte de Fellipe Bastos, que levou muito perigo. A partida começou a ter algumas faltas mais ríspidas das duas equipes.

Percebendo que estava perdendo o meio de campo devido ao cansaço no meio de campo, por causa do desgaste físico dos jogadores, colocou Bernardo e Eduardo Costa nos lugares de Felipe e Fellipe Bastos.

Aos 21 minutos, Jumar entrou forte em Junior Cesar e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo. Com um jogador a menos e visivelmente desgastado por causa da temporada, o Cruz-Maltino tirou forças de sua torcida que não parava de incentivar no Engenhão.

Aos 32 minutos, Dedé deu passe à Maestro Felipe e achou Fagner dentro da área, que chutou forte, mas o goleiro do Rival fez uma grande defesa, salvando sua equipe. O Vascão estava todo ataque, quando o flamengo armou o contra-ataque com Léo Moura que partiu em velocidade e tocou para Ronaldinho dentro da área finalizar de primeira para a excepcional defesa da Muralha.

Todo ataque, Bernardo recebeu a bola na entrada da área e tocou para Alecsandro finalizar de primeira, mas o chute saiu fraco e ficou com o goleiro o rival. O Vascão se mostrava aguerrido, brigando pela bola, superando o seu cansaço. Deivid matou a bola dentro de campo e finalizou para Fernando Prass fazer mais um milagre. Nos minutos finais, a torcida canta, com muito orgulho, reconhecendo o ano de superação do Vasco. E mostra que o sentimento não para nunca!

FICHA TÉCNICA:
VASCO 1 X 1 FLAMENGO

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4/12/2011
Hora: 17h(de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Jóia (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Cartões amarelos: Jumar, Bernardo, Eduardo Costa (VAS); Alex Silva, Negueba (FLA)
Cartões vermelhos: Jumar, 25’/2ºT e Renato Abreu, 46’/2ºT.
Gols: Diego Souza, 29’/1ºT (1-0); Renato Abreu, 10’/2ºT (1-1)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva, Jumar; Rômulo, Nilton, Fellipe Bastos (Eduardo Costa, 21’/2ºT), Felipe (Bernardo, 21’/2ºT); Diego Souza e Alecsandro. Tecnico: Cristovão Borges (interino).

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton, Junior Cesar; Fierro (Muralha, intervalo), Willians, Renato Abreu, Thiago Neves; Negueba (Deivid, intervalo) e Ronaldinho. Tecnico: Vanderlei Luxemburgo.

site oficial

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco fecha parceria para retorno das categorias de base do futebol feminino

Com colaboração do CF4, o Vasco da Gama anunciou o retorno das categorias de base do futebol feminino, após um ano e meio parado.

João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile