Vasco faz sua 2ª pior campanha dos pontos corridos depois de 20 jogos

Com 19 pontos em 20 jogos disputados, o Vasco da Gama tem sua segunda pior campanha no Campeonato Brasileiro da era pontos corridos.

Vasco x Corinthians em São Januário
Vasco x Corinthians em São Januário (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O Vasco completou 20 jogos no Brasileirão neste domingo, com a derrota por 3 a 2 para o Corinthians. O time soma apenas 19 pontos dos 60 disputados até aqui, com aproveitamento de 31%. Se comparado com o desempenho de outras edições ao fim da 20ª rodada, os números assustam: apenas em 2015 o clube somou menos pontos, ano em que o time foi rebaixado.

O Brasileirão está na 21ª rodada, mas o Vasco só atuou em 20 partidas, já que o jogo contra o Bahia foi adiado no primeiro turno. Então, o ge procurou o Gato Mestre para comparar o desempenho atual do clube em um recorte parecido em outras edições da competição (até a 20ª rodada, sem ordem cronológica).

Veja o aproveitamento do Vasco ao fim da 20ª rodada em outras edições de Brasileirão

AnoPosiçãoPontosSaldo
2011387
2012356
20073413
2006320
2010303
200413º276
202412º26-8
200515º25-10
201713º25-9
200315º24-6
201314º24-5
201913º24-8
200815º22-5
201814º22-6
202016º21-6
202318º19-13
201520º13-26
Fonte: Gato Mestre

Em 2008, 2013 e 2020, anos em que o Vasco foi rebaixado para a segunda divisão, o clube somou mais pontos ao fim da 20ª rodada. Em 2023, ano em que o Vasco se salvou na última rodada da queda, o desempenho era idêntico depois de 20 jogos: com cinco vitórias, quatro empates e 11 derrotas. Mas, na ocasião, o time fez uma campanha de G-8 no returno para se salvar.

Nos últimos 10 jogos, o Vasco venceu apenas duas partidas no Brasileirão. São três empates e cinco derrotas no período. As únicas vitórias do clube no campeonato até aqui são contra o Santos (duas vezes), Fortaleza, Sport e São Paulo — três desses quatro clubes lutam contra o Z-4.

O Vasco está empatado em pontos e jogos com o Vitória, time que ocupa a 17ª posição na tabela. O clube carioca está fora do Z-4 por ter mais vitórias que os baianos.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Neto condena atitude de Diniz após discussão com Rayan

Após repercussão de discussão entre Fernando Diniz e Rayan, Craque Neto crítica treinador do Vasco da Gama.

Saiba qual será o salário e tempo de contrato de Matheus França com o Vasco

O Vasco da Gama fechou a contratação por empréstimo do meia Matheus França, do Crystal Palace; saiba qual o salário do jogador.

CBF define árbitro do 1º jogo entre Vasco e Botafogo pela Copa do Brasil

A CBF já definiu o árbitro que apitará Vasco x Botafogo pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Vasco tem o 3º pior aproveitamento no Brasileiro pós-Mundial

Com apenas duas vitórias nos últimos 12 jogos, o Vasco da Gama está entre os clubes com pior aproveitamento no Brasileiro pós-Mundial.

Juca Kfouri critica atitude de Diniz com Rayan em Vasco x Corinthians

Após primeiro gol do Corinthians, Fernando Diniz se irrita com Rayan e atitude áspera do treinador com o jovem desagrada Juca Kfouri.

Vasco acerta contratação de Matheus França

O Vasco fechou a contratação do meia-atacante Matheus França por empréstimo junto ao Crystal Palace, até julho de 2026.

Volante promissor do Vasco completa 3 meses sem jogar pelo Clube

Contratado com status de promessa, Sforza perde espaço no Vasco da Gama e não entra em campo há três meses.

Mauro Cezar vê Vasco de Fernando Diniz perdido e faz alerta

Após derrota do Vasco da Gama contra o Corinthians, Mauro Cezar critica trabalho de Fernando Diniz e faz alerta sobre futuro do Clube.

CBF divulga áudio do VAR de pênalti marcado em Vasco X Corinthians

CBF divulga áudio do VAR em revisão de lance polêmico entre Vasco da Gama X Corinthians, no qual a decisão final foi pênalti.

Vasco anuncia contratação de Robert Renan; zagueiro comemora

O Vasco da Gama anunciou a contratação do zagueiro Robert Renan, de 21 anos, seu décimo primeiro reforço para 2025.