Vasco fará tributo a Moïse, congolês assassinado, em jogo de imigrantes refugiados
O Vasco da Gama receberá a família de Moïse neste domingo, e fará um tributo ao congolês assassinado no início do mês.
Enquanto a equipe profissional terá compromisso amanhã (20), às 18h30, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), contra o Angra Audax, pelo Campeonato Carioca, o Vasco realizará, em paralelo, a partir das 15h, em São Januário, um evento em prol dos imigrantes refugiados. Em um dos pontos altos, o clube receberá e fará um tributo aos familiares de Moïse, congolês brutalmente assassinado no início do mês em um quiosque no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste (RJ).
No gramado, ocorrerá uma partida entre a seleção de imigrantes refugiados e uma seleção de brasileiros, em parceria com a Secretaria Especial de Cidadania (SECID) e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Será o primeiro jogo da seleção de imigrantes refugiados de 2022.
O amistoso busca dar visibilidade a Copa dos Refugiados e Imigrantes, que terá início no dia 4 de agosto. Este evento tem chancela das agências da ONU e reúne refugiados e imigrantes incentivando seu protagonismo em oficinas e torneios de futebol. Os participantes representam inicialmente seus países de origem e posteriormente o Estado e/ou país de acolhimento.
“O Vasco da Gama, clube fundado por imigrantes no final do século XIX, tem sua mais que centenária história marcada pelas lutas contra o preconceito, o racismo e pela inclusão social através do esporte. O Vasco rompeu as barreiras de classe e de cor impostas pelas elites da época, primeiro no remo e depois no futebol. Por isso nosso orgulho de receber em nossa casa os imigrantes e refugiados, pois essa também é a casa deles”, afirmou ao site oficial do Vasco o 1º vice-presidente Geral, Carlos Roberto Osorio, que está como presidente da Diretoria Administrativa interinamente enquanto Jorge Salgado está em viagem no exterior.
A parceria com a SECID e a Prefeitura do Rio também vai trazer o programa Cidadania Itinerante, que fornecerá aos moradores da Barreira do Vasco – comunidade vizinha a São Januário — serviços básicos como emissão de documentos, Procon Carioca, serviços das Secretarias de Saúde e Trabalho, negociação de dívidas e atendimento ao consumidor da Light. Esta ação ocorrerá em uma data a escolha do Clube.
“Somos gratos por mais essa parceria com a Prefeitura do Rio. Nosso estádio está enraizado em uma área popular da cidade e o Vasco sempre está aberto para prestar serviços à comunidade”, declarou o VP de História e Responsabilidade Social, Horácio Júnior.
Fonte: Uol