Vasco falha além das finalizações e amplia sequência negativa no Brasileiro

Vasco da Gama chega à terceira rodada do Campeonato Brasileiro com sem saber o que é vencer e dentro da zona de rebaixamento.

Nuno Moreira lamenta gol perdido contra o Bahia
Nuno Moreira lamenta gol perdido contra o Bahia (Foto: André Durão)

Parece a repercussão de um jogo anterior do Vasco em 2026, mas o time novamente criou muito no ataque, teve diferentes alternativas para ferir o adversário e, com a defesa cometendo erros crassos, foi derrotado. Dessa vez, o revés foi por 1 a 0 para o Bahia, em São Januário, na última quarta-feira, em jogo da 3ª rodada do Brasileirão.

O roteiro repetido é a cara do trabalho de Fernando Diniz nas últimas semanas. O 2026, até agora, tem cara de 2025 — e, até agora, isso não é dito como um elogio.

A criação de chances em atacado é algo positivo. Andrés Gómez confirma, jogo após jogo, que é peça intocável no time titular. Dos pés do colombiano saíram praticamente todas as jogadas perigosas do Vasco. O camisa 11 criou, ao menos, três oportunidades reais de gol.

Oportunidade atrás de oportunidade. O Vasco assustou em jogadas em toques curtos, ultrapassagens e bolas levantadas na área.

Se tudo se repetiu no ataque, o fator foi o mesmo na defesa. Em escanteio, todos os atletas vascaínos marcaram para dentro da área e deixaram a sobra livre para Luciano Juba receber cruzamento limpo de Everton Ribeiro e abrir o placar. Um erro infantil que definiu o jogo.

— A gente perdeu o Rayan, que era um jogador que precisava de poucas oportunidades para chutar e fazer gol de dentro e fora da área, cabeceio. Com o volume que a gente tem criado, é questão de tempo para a bola começar a entrar. Não é normal a gente não converter em gol. Ano passado, a gente teve uma taxa de conversão alta. Era um time que fazia muito gol e tomava muito gol. Mas, este ano, a gente não está tomando muito gol e tem cedido pouca chance ao adversário – defendeu o técnico.

Mas nem sempre quantidade diz respeito a qualidade. O Vasco empurrou o Bahia, sufocou o adversário, mas por vezes as chances criadas eram controladas com facilidade. Diante de uma defesa bem postada, o time abusou dos cruzamentos, quase sempre controlados pela dupla de zagueiros contra Brenner, um atacante que não tem o jogo pelo alto como forte.

Quando Diniz colocou Spinelli, um atleta com característica aérea, o técnico tirou Lucas Piton, principal expoente de cruzamentos, do lado esquerdo, para improvisar Puma Rodríguez no flanco oposto. O time, claro, perdeu força pelo alto e caiu em qualidade com as alterações.

Está claro que o time de Fernando Diniz cria chances para assustar os adversários, mas os resultados positivos não chegam. O Vasco tem um ponto conquistado após três rodadas de Brasileirão — claro, ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de prognóstico.

A questão vai além de qualquer número de criação de chances, finalizações ou justiça se o time merecia maior sorte: quando toda a produção será traduzida em vitórias?

O Vasco volta a campo no sábado para enfrentar o Volta Redonda, em São Januário, pelas quartas de final do Campeonato Carioca.

Fonte: Globo Esporte

2 comentários
  • Responder

    Pedrinho fala sério 😡 toma uma decisão.

  • Responder

    Pedrinho tem quê tomar uma atitude urgente não possível 😡

Comente

Veja também
Coutinho atravessa pior fase no Vasco e passa a conviver com críticas e vaias

Referência técnica do Vasco da Gama, Philippe Coutinho não tem performado dentro de campo e despertado a insatisfação da torcida.

Vasco soma quase 60 finalizações em 2 jogos em casa pelo Brasileiro

Vasco da Gama tem produzido em larga escala atuando em São Januário, mas marcou apenas um gol atuando em seus domínios no Brasileiro.

Souza faz desabafo e aponta problema ‘espiritual’ em São Januário

Ex-volante revelado no Vasco da Gama, Souza postou um vídeo polêmico após a derrota do Gigante da Colina para o Bahia, no Brasileiro.

Ceni destaca dificuldade de jogar em São Januário após vitória

Treinador do Bahia, Rogério Ceni valorizou os três pontos conquistados diante do Vasco da Gama, em São Januário, pelo Brasileiro.

Vasco baixa folha salarial mesmo com reforços; veja quem chega e que sai

Vasco da Gama se movimentou no mercado para reforçar o elenco e negociou diversos jogadores para diminuir os gastos.

Diniz fica na bronca com pergunta de repórter após derrota para a Bahia

Vaiado pela torcida do Vasco da Gama depois de mais uma derrota no Brasileiro, Fernando Diniz ficou irritado na entrevista coletiva.

Diniz defende Coutinho e responde a vaias da torcida do Vasco

Diniz fez questão de sair em defesa do elenco, especialmente do meia Coutinho após vaias da torcida em derrota do Vasco.

Diniz analisa derrota do Vasco contra o Bahia; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisou o desempenho do Vasco da Gama e lamentou a derrota para o Bahia, em São Januário.

Jogadores do Vasco também viram alvos da torcida após derrota no Brasileiro

Vasco da Gama perdeu a segunda partida no Campeonato Brasileiro e torcedores foram à loucura com o resultado.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Bahia

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida contra o Bahia nesta quarta-feira, pela 3ª rodada do Brasileiro.