Vasco: estilo de Ricardo Gomes cativa jogadores

Gomes já mostrou aos jogadores do Vasco seu lado didático, um autêntico professor.

Contratado para ocupar a vaga do demitido Paulo César Gusmão, Ricardo Gomes completa nesta quarta-feira uma semana no Vasco desde a sua apresentação oficial. Contra o Volta Redonda, ele assistiu ao jogo de um camarote e não interferiu no trabalho do interino Gaúcho. O dia seguinte era de colocar o boné, arregaçar as mangas e iniciar na prática sua história na Colina. A estreia foi muito boa, com a vitória por 3 a 0 sobre o Americano, domingo, em São Januário.

Ricardo Gomes

O contraste de estilo de Gomes com seu antecessor é facilmente notado. O atual comandante é mais discreto e aposta no poder da conversa ao pé do ouvido ou em grupos mais reduzidos de atletas. Quando o tom de voz aumenta, normalmente é para fazer algum elogio ou incentivo após um passe certo, um cruzamento bem executado, um desarme preciso ou uma finalização certeira.

– Ainda não tivemos muito tempo de trabalho, mas já deu para ver algumas diferenças de ideia de futebol. Cada treinador tem seu pensamento. Altera também um pouco a forma de trabalho, temos que nos adaptar o mais rápido possível. Independentemente do que cada técnico quer passar, cabe ao jogador tentar absorver ao máximo – disse o goleiro Fernando Prass.

Se no jeito Ricardo Gomes é bem diferente de PC, que tem um estilo mais vibrante e com mais broncas e gritos na beira do campo, o novo técnico vascaíno não fez muitas mudanças na armação do time. Ao menos na estreia, manteve a base que estava sendo escalada por Gusmão e Gaúcho. Para o lateral-esquerdo Ramon, a estratégia é tentar combater os erros e fazer o time jogar com simplicidade e objetividade.

– Ele pregou simplicidade na primeira conversa que teve com a gente. Conseguimos executar na partida tudo o que treinamos, e o time fluiu melhor. O Ricardo é um cara inteligente, que soube ver qual era o nosso problema e nos passar de uma forma boa – analisou o camisa 33.

Gomes já mostrou aos jogadores do Vasco seu lado didático, um autêntico professor. Fernando Prass contou que o técnico leva algumas lições para cada treino, normalmente para trabalhar algum setor específico. O goleiro disse que será importante que os jogadores sejam bons alunos para que a equipe não precise ficar em recuperação.

– Ele nos disse: “Hoje vou dar só uma instrução para vocês”. Não é muita coisa, apenas uma ou duas informações, mas, se já forem assimiladas pelo grupo, já é um dia ganho de trabalho. Temos que tentar aproveitar bem para que não seja necessário repetir. É aprender e incorporar na nossa maneira de jogar. Ele conversa com todos, e é de responsabilidade de cada um tentar colocar em prática nos jogos – contou o capitão.

O camisa 1 lembrou, que mesmo antes de assumir na prática o seu posto, Gomes fez observações e já as trabalhou em campo. Prass acredita que os atletas precisam assimilar bem as instruções para que o time se encaixe bem.

– Contra o Volta Redonda, ele não estava no campo mas nos observou. No dia seguinte, chegou no vestiário e comentou: “Houve alguns erros atrás e na frente, mas hoje vou falar apenas uma coisa para a parte ofensiva e outra para a defensiva”. Aí explicou o que tínhamos feito de errado: “No próximo jogo, não podemos errar mais isso”. Trabalhamos no campo o que ele queria. Na terça, ele chamou o pessoal da parte defensiva e também explicou uma situação diferente. Aos poucos as peças vão se encaixando.

Para Prass, uma injeção de ânimo

Outra característica de Ricardo Gomes é ser um bom psicólogo, o que caiu bem no abalado elenco vascaíno. Fernando Prass considera que qualquer mudança de comando é como uma injeção de ânimo, despertando nos jogadores a vontade de fazer da troca de treinador um marco para a arrancada:

– É ruim perder uma pessoa que está trabalhando contigo há algum tempo, mas, na situação em que estávamos, a parte psicológica estava complicada. Desaprender a jogar futebol não acontece. Uma mudança de treinador como a que tivemos tira o foco dos jogadores. Além disso, a mesma expectativa que cria na torcida, cria nos atletas também. Acaba virando um marco para a mudança de fase. Só este pensamento já começa a alterar as coisas.

Ricardo Gomes costuma dar atenção especial aos jogadores reservas, praticamente a mesma recebida pelos titulares. Esta atitude ajuda a manter a motivação dos atletas, que não se sentem esquecidos. Além de dar a impressão de conquistar aos poucos o elenco, o treinador tem sido elogiado pelos corredores pela educação com que trata a todos.

Como, no fim das contas, o mais importante são os resultados, Ricardo Gomes terá sua segunda oportunidade de mostrar trabalho neste sábado, às 19h30m (de Brasília), em Macaé, contra o América. Será a última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara. O Vasco, que tem quatro pontos, já não tem chances de chegar à semifinal.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Relacionados do Vasco contra o Flamengo

Confira a lista com os jogadores relacionados do Vasco da Gama para a partida deste sábado, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco estreia no Brasileiro Feminino Série A2 neste domingo

O Vasco enfrenta o Taubaté neste domingo, às 15h, no Nivaldo Pereira, na estreia do Brasileiro Feminino Série A2.

Vasco acerta com Maria Peck para o Futebol Feminino

O Vasco da Gama anunciou a contratação da meio-campista Peck, que reforça a equipe por uma temporada com o Clube.

Adson e Maurício Lemos não enfrentam o Flamengo

Adson foi preservado pela comissão técnica por controle de carga, enquanto Lemos segue se recuperando de fratura na costela.

Coutinho ou Arrascaeta? Veja quem é mais decisivo por Vasco e Flamengo

Coutinho e Arrascaeta faram novo duelo neste sábado durante o clássico entre Vasco da Gama e Flamengo, pelo Brasileiro.

Vasco e Flamengo se enfrentam pela 10ª vez na Semana Santa; veja retrospecto

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam às 18h30min, neste Sábado de Aleluia, no Maracanã, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Freiras vascaína e flamenguista mandam recado aos torcedores

Irmã Elaine e a irmã Ana viralizaram por conta do amor que possuem pelo Vasco da Gama e Flamengo, respectivamente.

Duelo Coutinho e Vegetti x Arrascaeta e Pedro marca clássico de hoje

Meias e atacantes de Vasco da Gama e Flamengo são armas ofensivas que podem desequilibrar a partida deste sábado.

Vegetti e Pedro protagonizam luta por artilharia; vascaíno opina sobre o rival

Atacantes se enfrentam hoje no jogo do Vasco da Gama contra o Flamengo, e Vegetti é a esperança cruzmaltina no duelo.

Rômulo abre o coração ao falar sobre sua passagem pelo Vasco

Volante classifica temporada no Vasco da Gama como a que fez sua carreira deslanchar, Clube onde foi campeão da Copa do Brasil.