Vasco está entre os times que mais marcam gols de bola parada no Brasileiro
Vasco da Gama venceu o Bahia com um dos gols sendo marcado de bola parada pelo lateral-esquerdo Puma Rodríguez.

Na coletiva de imprensa após o jogo, Rogério Ceni revelou que, nos estudos sobre o Vasco, alertou aos jogadores sobre a força da equipe nas bolas paradas, arma perigosa para os gols nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro. O aviso, porém, não foi suficiente. Na vitória por 3 a 1 sobre o Bahia, em São Januário, o time de Fernando Diniz voltou a explorar justamente essa virtude para construir a virada: após escanteio cobrado por Nuno Moreira, Puma Rodríguez apareceu no meio da defesa rival para marcar o segundo gol da equipe.
Foi o 12º gol do Vasco no Campeonato Brasileiro originado em bola parada, o que representa um terço do total de 36 gols marcados pelo time no torneio. A estatística levantada pelo Gato Mestre consolida a equipe como uma das mais letais do torneio nesse tipo de jogada. É o quarto time com mais gols a partir do fundamento. Veja o ranking abaixo:
Gols a partir de bolas paradas no Brasileirão

— Um dos motivos do Rezende jogar foi esse (a força do adversário na bola parada). Os últimos cinco gols do Vasco tinham sido de bola parada. O Rezende estava no segundo pau. Sobre as bolas aéreas, incrível, porque não é um time alto. O Vegetti é um exímio cabeceador, mas os zagueiros não são altos. Mas tem vários jogadores que não são tão baixos. Eu vi o cabeceio de Pumita contra o Flamengo — analisou Ceni após a partida.
Antes do gol do uruguaio, o Vasco já havia marcado outros dois gols a partir de cobranças de escanteio, o último justamente em cabeçada Rayan no clássico contra o Flamengo no último domingo. Na ocasião, a equipe também quase marcou novamente com Puma, que acertou a trave em outra cobrança de escanteio.
Além dos gols em escanteio, o time também marcou três vezes a partir de faltas levantadas, uma vez a partir de cobrança de lateral, um gol em falta direta cobrada por Coutinho, além de quatro pênaltis convertidos.
A força no fundamento tem ainda mais peso diante das dificuldades que o Vasco vem enfrentando ao longo da temporada, seja com desfalques ou com falhas individuais. Contra o Bahia, o time sofreu um gol novamente com um erro individual, dessa vez de Lucas Freitas com erro de passe na saída de bola. Foi o 10º gol sofrido a partir de falhas individuais. É o líder disparado do ranking.
Contra o Bahia, o gol de Puma Rodríguez foi simbólico: não apenas pela virada no placar, mas também por ser o passo decisivo para garantir o retorno das vitórias no Brasileirão da equipe em São Januário depois de 130 dias.
A equipe volta a campo no próximo sábado diante do vice-líder Cruzeiro, novamente em São Januário, pela 25ª rodada do Brasileirão.
Fonte: Globo Esporte