Vasco está entre os times que mais marcam gols de bola parada no Brasileiro

Vasco da Gama venceu o Bahia com um dos gols sendo marcado de bola parada pelo lateral-esquerdo Puma Rodríguez.

Puma comemorando gol contra o Bahia
Puma comemorando gol contra o Bahia (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Na coletiva de imprensa após o jogo, Rogério Ceni revelou que, nos estudos sobre o Vasco, alertou aos jogadores sobre a força da equipe nas bolas paradas, arma perigosa para os gols nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro. O aviso, porém, não foi suficiente. Na vitória por 3 a 1 sobre o Bahia, em São Januário, o time de Fernando Diniz voltou a explorar justamente essa virtude para construir a virada: após escanteio cobrado por Nuno Moreira, Puma Rodríguez apareceu no meio da defesa rival para marcar o segundo gol da equipe.

Foi o 12º gol do Vasco no Campeonato Brasileiro originado em bola parada, o que representa um terço do total de 36 gols marcados pelo time no torneio. A estatística levantada pelo Gato Mestre consolida a equipe como uma das mais letais do torneio nesse tipo de jogada. É o quarto time com mais gols a partir do fundamento. Veja o ranking abaixo:

Gols a partir de bolas paradas no Brasileirão

(Fonte: Gato Mestre)

— Um dos motivos do Rezende jogar foi esse (a força do adversário na bola parada). Os últimos cinco gols do Vasco tinham sido de bola parada. O Rezende estava no segundo pau. Sobre as bolas aéreas, incrível, porque não é um time alto. O Vegetti é um exímio cabeceador, mas os zagueiros não são altos. Mas tem vários jogadores que não são tão baixos. Eu vi o cabeceio de Pumita contra o Flamengo — analisou Ceni após a partida.

Antes do gol do uruguaio, o Vasco já havia marcado outros dois gols a partir de cobranças de escanteio, o último justamente em cabeçada Rayan no clássico contra o Flamengo no último domingo. Na ocasião, a equipe também quase marcou novamente com Puma, que acertou a trave em outra cobrança de escanteio.

Além dos gols em escanteio, o time também marcou três vezes a partir de faltas levantadas, uma vez a partir de cobrança de lateral, um gol em falta direta cobrada por Coutinho, além de quatro pênaltis convertidos.

A força no fundamento tem ainda mais peso diante das dificuldades que o Vasco vem enfrentando ao longo da temporada, seja com desfalques ou com falhas individuais. Contra o Bahia, o time sofreu um gol novamente com um erro individual, dessa vez de Lucas Freitas com erro de passe na saída de bola. Foi o 10º gol sofrido a partir de falhas individuais. É o líder disparado do ranking.

Contra o Bahia, o gol de Puma Rodríguez foi simbólico: não apenas pela virada no placar, mas também por ser o passo decisivo para garantir o retorno das vitórias no Brasileirão da equipe em São Januário depois de 130 dias.

A equipe volta a campo no próximo sábado diante do vice-líder Cruzeiro, novamente em São Januário, pela 25ª rodada do Brasileirão.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Diniz celebra fim do jejum em São Januário e destaca evolução do time

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz ficou satisfeito com a vitória sobre o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.

PVC não vê Vasco na briga contra o Z4 e diz que time pode decidir Brasileiro

Comentarista do portal Uol, PVC entende que o elenco do Vasco da Gama não é candidato ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

CBF divulga VAR da expulsão de Jean Lucas em Vasco x Bahia

Vitória do Vasco da Gama sobre o Bahia, em São Januário, teve arbitragem polêmica que não agradou nenhum dos dois times.

Vasco alcança maior sequência invicta desde janeiro

Vasco da Gama bateu o Bahia e chegou a seis partidas de invencibilidade na atual temporada, com quatro empates e duas vitórias.

Pedrinho parte pra cima do árbitro em Vasco x Bahia; juiz relata ofensas

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho foi pra cima do juiz João Vitor Gobi e precisou ser contido por policiais.

Entenda a manobra que o Vasco fez para evitar venda de Rayan

Joia do Vasco da Gama, Rayan tem se valorizado no Clube e evoluído sob o comando do técnico Fernando Diniz.

Rogério Ceni afirma que o VAR foi favorável ao Vasco após derrota

O técnico Rogério Ceni reclamou da arbitragem após derrota e disse que o VAR foi favorável ao Vasco, em São Januário.

Vasco conquista vitória do alívio e mira 1ª parte da tabela do Brasileiro

Vasco da Gama chegou aos 27 pontos com triunfo sobre o Bahia, chegou a 13ª posição e se distanciou do Z4 do Brasileiro.

Diniz faz coro por convocação de Coutinho para a Copa do Mundo

Fernando Diniz destacou a atuação de Philippe Coutinho na vitória do Vasco da Gama contra o Bahia e pediu o meia na Seleção Brasileira.

Vasco não se abala com falha, vence com autoridade e gera catarse em SJ

Vasco da Gama derrota o Bahia em São Januário e volta a vencer em casa no Campeonato Brasileiro depois de quatro meses.